Review| A Biblioteca Invisível de Genevieve Cogman

“Abra-se para a biblioteca”

Quando se fala em Bibliotecária(o), o que vêm à mente?

Pessoa de vida pacata, em meio a milhares de livros, com a função de emprestar o livro da Biblioteca, anotar os dados de quem o pegou em uma ficha, zelar pelo silêncio do local, organizar os livros em ordem alfabética, por tipo, por autor, enfim, a pessoa que cuida dos livros.


Em A Biblioteca Invisível somos apresentados a um tipo diferente de bibliotecária e biblioteca, a autora Genevieve Cogman, em seu livro de estreia, nos apresenta Irene, uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca (sim uma bibliotecária que é espiã para a biblioteca). Essa misteriosa Biblioteca se trata de uma organização que fica fora do tempo e espaço, e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. Junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada a uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando chegam, ele já foi roubado!

O livro possui bons pontos que foram chave para chamar minha atenção, pontos como: livros, roubo, espiã, enfim, um prato cheio para uma pessoa que gosta de livros, investigação e mistério, como eu. A Biblioteca invisível é, claramente, um livro para quem gosta de livros! Não entendeu? Você vai entender melhor.

A função desses agentes bibliotecários é resgatar de outros “mundos alternativos” livros raros, que sejam únicos para aquele mundo, e preservá-los na Biblioteca Invisível. Como algo que ligue a Biblioteca àquele mundo alternativo. Em teoria parece ser muito fácil, mas nem sempre é assim!

Esses agentes possuem poderes que não se trata de magia, mas sim, um poder denominado linguagem, é como uma “fala especial” onde eles dão ordens a objetos para fazer o que já é natural deles, natural de sua criação, como uma porta se trancar ou abrir por exemplo.

Na história, Irene é mandada, juntamente com um aprendiz, Kai, para essa Londres alternativa para encontrar e levar à Biblioteca um livro que, até então, seria só mais um não fosse pelo fato de as facções mais poderosas e conhecidas desse alternativo estarem atrás do mesmo livro. O que por si só já levanta várias especulações tais como que livro é esse? / o que há de tão especial nele para tantos o querer também? – O que eleva a missão que em tese seria fácil para ser perigosa.


A BIBLIOTECA INVISÍVEL - GENEVIEVE COGMAN
GENEVIEVE COGMAN

Confesso que de início achei o livro meio confuso, a autora tem uma criatividade incrível, ela conseguiu unir na mesma história vampiros, lobisomens, feéricos, magia, dragões e espaços-tempo alternativos e deu sentido a tudo, não sobrou uma ponta solta sobre a existência de tantas entidades na mesma história. O livro é confuso sim, mas apenas no início, com o fluir da leitura as respostas vão surgindo ao mesmo tempo em que surgem outros questionamentos, afinal se trata de espionagem e investigação. A autora nos dá no meio da história todas as repostas que precisamos para entender suas ideias e a história em si.

A questão da linguagem, que é na verdade o poder dos bibliotecários, também me pareceu um pouco boba e sem graça, afinal quando se pensa em espião com poderes o pensamento já vai para o lado da magia, mas ao aprofundar a leitura percebi que de boba não tinha nada, na verdade a autora mais uma vez mostrou o quanto sua mente é criativa dando vida a essa nova forma de poder, com o passar da história percebi o quanto essa linguagem faz sentido, levando em conta que se trata de bibliotecários, e o quanto pode ser usada.

A história em si não deixa furos, a leitura não é monótona, é bem rápida até e cheia de mistérios, faz referências a outras obras e essa edição da Morro Branco está belíssima. A história é muito boa ao ponto de, quando chega o fim, o leitor já querer saber mais sobre Irene, Kai e saber das próximas aventuras, e para amantes de livros e uma boa leitura. Assim como eu, quando a história acaba só vem uma coisa a mente: Quero ser bibliotecária

“… queremos livros. Amamos livros. Vivemos com livros…”.

Acompanhe aqui no Mundo Hype, outras matérias interessantes e reviews de alguns dos livros lidos por nossos leitores. Clique Aqui e conheça um pouco mais sobre!

A BIBLIOTECA INVISÍVEL - GENEVIEVE COGMAN

A BIBLIOTECA INVISÍVEL - GENEVIEVE COGMAN
REVER GERAL
Nota
9
COMPARTILHAR
Leitora apaixonada, compradora compulsiva e viciada em livros e chocolate. Apaixonada por ficção, aventura e afins, iniciei no mundo da Leitura aos 12 anos e nunca mais parei e espero nunca parar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here