10 Dates Surpresa de Ashley Elston foi lançado no Brasil em 2020 pela Editora Globo Alt e é um livro leve para relaxar.
SINOPSE: Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado – ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós…O livro vai virar filme pela mesma equipe de Para todos os garotos que já amei.
Eu adoro encontrar, em meio as leituras pesadas que realizo, livros relaxantes e que tenham o puro objetivo de nos deixar com o coração leve e aquecido e nos fazer rir.
Por isso, quando ouvi vários leitores elogiando seguidamente o 10 Dates Surpresa, e aliado ao fato de que ele estava na minha lista desde o lançamento, resolvi que ele seria a minha mais nova leitura.
Para minha surpresa, o livro foi ainda melhor do que eu esperava, e acabei lendo em uma única noite, de tão delicioso e envolvente que achei a história, e até hoje quando lembro da trama e dos personagens me vejo com um sorriso no rosto e com o coração cheio de bons sentimentos.
Como mencionei, 10 Dates Surpresa não é uma daquelas grandes histórias do século, nem o romance do ano e talvez para alguns leitores possa até mesmo soar uma história bobinha, porque com toda certeza é um livro formado por instalove, o famoso amor que surge em poucos dias, mas o modo como tudo é conduzido é cativante e envolvente, de modo que fica difícil não nos apaixonarmos e acreditarmos em tudo que está sendo narrado, ainda mais se tratando de um amor juvenil e inocente como esse.
Aqui, encontramos Sophie, a protagonista, que está de coração partido após ouvir seu namorado dizer que não sabe se quer continuar a relação com ela, então já que seus pais viajaram e ela se comprometeu a ir passar as festas de fim de ano na casa da avó, é isso que ela faz, e chegando lá ela não esperava, mas a família toda acaba se envolvendo e criam um grande jogo chamado de 10 Dates Surpresa, onde pessoas da família escolhem garotos e locais diferentes para dez dias, a fim de que ela tenha vários encontros às cegas e perceba que nem de longe aquele era o único homem bom do mundo e que ela merecia muito mais.
A coisa toda do encontro é bizarra e extremamente divertida e foi impossível não dar risadas, especialmente com a família que para mim foi o ponto mais alto do livro pois é aquele estilo de família italiana, cheia de conversas altas, discussões, uma avó que sabe de tudo e todos, um avô fofo e meio calado, tias e primas malvadas, tias sem noção, tios do pavê e por aí vai.
E o divertido disso tudo é que apesar de acompanharmos os encontros secretos da personagem, acompanhamos muito mais ela na interação com sua família de quem ela estava afastada há certo tempo, e também vemos o quanto uns torcem pelos outros e fazem de tudo pelos seus, e de quebra temos cenas de natal e ano novo que são minhas queridinhas nos livros e isso junto com a família imensa já me ganhou.
Outro ponto que para mim foi extremamente positivo diz respeito a protagonista e vários dos seus amigos e primos serem adolescentes, mas não achei que a história girou em torno de questões chatas e bobas como encontro em alguns livros juvenis, e apesar de obviamente eles terem embates que acabam divergindo dos que temos na vida adulta, os achei pertinentes e resolvidos com certa maturidade.
Ainda, apesar de toda a leveza, ouve uma certa parte com um leve drama que deu ainda mais substância para a história que foi a gravidez da irmã de Sophie que era uma gestação complicada e teve um parto igualmente complicado, então em um momento estávamos rindo com os encontros, e no seguinte estávamos preocupados com Margot ,a irmã e nos derretendo com a relação entre as duas, que é de muito carinho e união.
O final não me surpreendeu e seguiu como esperado, mas ainda assim eu recomendo esse livro clichê, romântico, delicioso e cheio de partes sobre família para os leitores que apreciam esse tipo de história e que gostam de ler ocasionalmente livros juvenis e para quem já leu Para todos os garotos que já amei ou Os 12 signos de Valentina, essa história me lembrou muito as mencionadas.
CURIOSIDADE :Ashley Elston tem diversos livros de suspense YA lançados nos EUA. 10 Dates Surpresas foi seu primeiro romance contemporâneo, e, antes mesmo de ser lançado, teve os direitos comprados pelos produtores que fizeram Para Todos os Garotos Que Já Amei para a Netflix, que apostam que está nova trama pode alcançar o mesmo sucesso da obra de Jenny Han.
E você, já leu este livro?
Curte este estilo de livro?? Qual seu livro YA favorito? Tem algum para indicar para nós?
Confiram o livro no site da Amazon – 10 Dates Surpresa
Vamos conversar nos comentários.
E não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.
E curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.
#pracegover Na capa do livro temos uma garota escondida atrás de diversos balões coloridos em uma festa com varais de luzes.