Review | Os Vampiros de Filipe Melo e Juan Cavia

Desde as primeiras páginas temos uma ambientação que lembra os grandes filmes de guerra, Apocalypse Now, Nascido para matar, Platoon. Só que aqui estamos no Senegal, em plena guerra colonial de 1972, e em missões que teoricamente nunca existiram, pois as informações são confidenciais até hoje pelo governo de Portugal, dados esses, sobre os atos dos soldados que foram enviados durante o período entre 1961 e 1974 e sobre o que teriam encontrado nas selvas.

Logo no início com a caminhada na selva inimiga e as primeiras cenas de ação que desenrolam com o traço de Juan Cavia sabemos que algo está errado,a narrativa criada por Filie Melo nos leva a crer que há escondido nas sombras das árvores, o crescente suspense e terror transbordam de cada página do mesmo modo que o sangue escorre pela história.

O que ajuda muito toda a tensão da hq é justamente a escolha do preto como “plano de fundo” as páginas possuem uma margem escura o que deixa um tom de morbidez através de toda a leitura, a cada descoberta do grupo de soldados, sinistras silhuetas perseguem cada um deles em cada local que adentram, porém, a pergunta que permeia cada fim de capítulo é: o que é real? E quem são os verdadeiros vampiros?

Aqui cabe um ponto que irá dividir opiniões, o desfecho, o autor nos deixa com perguntas e que talvez somente a loucura dentro de cada um possa responder, o grupo teria lentamente sucumbido a insanidade que estavam passando? Cada decisão e cada bala disparada levou os soldados ao seu inferno particular, onde vêem que sua missão pode ter sido uma simples isca e o grupo um bode expiatório muito bem escolhido ou tudo uma inexplicável realidade?

O sombrio clima deve ser creditado à ágil narrativa de Filipe Melo e à arte de Cavia que fazem a hq passar em uma velocidade impressionante, toda a movimentação dos personagens e interação entre eles é muito bem coordenada no quadro a quadro, parecendo um curta metragem. A Sesi continua nos surpreendendo com seus títulos diretamente da Europa e com o acabamento escolhido, que venham mais títulos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here