Review | Estudante de Medicina de Cynthia B.

Com um roteiro ágil e uma fluidez nos desenhos, de certo modo simples, mas que casam perfeitamente com os textos da autora (e personagem) Cynthia B., acompanhamos os anos de estudo de Cynthia Bonacossa em uma das mais prestigiadas faculdades de medicina no país a UFRJ.

Desde o primeiro dia, participamos do tradicional trote com os bixos, acompanhamos os amores, as dúvidas, as decepções e claro que as melhores cenas ficam por conta dos diálogos fora da classe, as neuras e o aprendizado diário são facilmente identificáveis por quem já passou pelas mesmas situações, independente da faculdade cursada, as exigências são praticamente as mesmas.

O que dizer de uma primeira página, em que temos a extração de um melequento abscesso em uma página inteira? Acredito que podemos sintetizar toda a HQ em uma palavra, honestidade, sentimento este que permeia toda a HQ, podemos acompanhar de perto as situações . O traço, com uma cara de underground, nos faz ter uma leitura tão rápida que quando percebemos já estamos na reta final da hq, em suas 180 páginas, rimos e também temos momentos pesados como suas primeiras consultas com pacientes mais graves e situações delicadas que residentes aprendem a encarar.

Temos uma humanização da figura “imortal” que muitos pensam serem os médicos,  por baixo do jaleco branco temos uma pessoa que também passou muito tempo estudando para poder diagnosticar os problemas que aparecem com eficiência. Cynthia por mais descontente que estava em vários momentos decidiu terminar seu curso e registrar isso como primeira experiência de sua nova vida, pois agora ela faz o que realmente quer fazer, virou escritora de hqs.

Estudante de Medicina foi publicado na França sob o título Carabin Et Caipirinha na cidade onde vive Cynthia atualmente, Angoulême a mesma onde acontece a famosa e tradicional premiação de quadrinhos anualmente. A editora Veneta fez um belo trabalho gráfico na publicação e no formato da HQ que mesmo com uma quantidade razoável de páginas ficou com um ótimo acabamento.

Até mesmo a capa nos remete aos conflitos que Cynthia passou durante toda sua trajetória, no final temos alguns agradecimentos e dois extras com as fichas de evolução e avaliações dela enquanto estava na faculdade. Uma graphic novel que passa voando e quando percebemos já saímos do consultório e estamos voltando para casa com a prescrição do remédio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here