Review | Amor Para Corajosos – Reflexões Proibidas Para Menores

Uma das maiores mentiras de nossa época é o suposto amor pelo diferente!

Autor do best-seller “Filosofia para corajosos”, Luiz Felipe Pondé retorna ao universo literário com “Amor para corajosos – Reflexões proibidas para menores” publicado pela Editora Planeta Livros em agosto de 2017.

O livro aborda o tema amor e como o próprio autor diz, esta obra é dedicada ao “amor romântico” discutindo também as outras formas desse tipo de relação. O exemplar de Pondé gira em torno da comparação entre o “amor medieval” e o “amor contemporâneo”, entre a diferença filosófica do “amor kantiano” e o “amor nietzschiano”.  Durante o livro Pondé explica cada um dos conceitos para o leitor, uma vez que a linguagem é acessível não só para os amantes de filosofia como para qualquer pessoa. Citando diversos filósofos durante a discussão é uma obra que enriquece o conhecimento de todos, citando por exemplo Bauman, Kierkegaard, Kant, Nietzsche, Ayn Rand, Adorno e vários outros grandes nomes da filosofia.

Pondé durante o livro faz sua reflexão sobre o “amor heterossexual” em sua maioria, com apenas alguns capítulos sobre o “amor homossexual”,  ele defende que “não há qualquer pretensão a universalidade dos pontos de vista” pois são “infinitas as formas de problematizar o amor”. Repleto de críticas sociais e pensamentos que questionam a realidade, Pondé rompe com inúmeras barreiras éticas e morais impostas pela sociedade.

“É muito possível que muita gente tenha filhos para que eles cuidem de você quando você envelhecer. Era muito comum isso no passado, hoje acabou: talvez ainda exista em algumas regiões do mundo. O que se percebe é que à medida que o mundo enriquece, o amor desaparece.”

Escrito em ensaios filosóficos, permitindo ao leitor mudar a ordem que o autor escreveu, propondo uma liberdade de leitura. Entretanto, Pondé mesmo diz: “você pode lê-los na ordem que quiser, apesar de que lê-los na ordem em que eu os escrevi tem lá o seu sentido: o sentido de quem o escreveu.”  Portanto, cabe a você querido leitor, decidir a melhor forma de ler. Vale ainda ressaltar que o escritor não tem nenhuma pretensão em escrever dando “conselhos amorosos” e sim refletir sobre o amor.

Uma ótima leitura para todos que queiram se aprofundar nesse tema, uma obra incrível para qualquer tipo de leitor! Uma questão estética positiva na obra feita pela Editora Planeta (além da capa) é a gramatura das páginas que está maravilhosa, uma vez que as páginas são mais grossas do que geralmente as editoras propõem.

Sobre o autor: Luiz Felipe Pondé, filósofo, escritor e ensaísta, é doutor pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv (Israel). É professor da FAAP e da PUC-SP, colunista da Folha de S. Paulo e comentarista da TV Cultura.


Boa leitura a todos e me contem o que acharam aqui nos comentários!

REVER GERAL
Nota
9

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here