Review | Casa das Estrelas – O Universo Contado pelas crianças

-UNIVERSO- “Casa das estrelas” Carlos Gómez, 12 anos

Começo esse review com uma pergunta: por que ler Casa Das Estrelas?

Até o fim dessa resenha você vai entender!

Casa das Estrelas é um livro de definições, como uma espécie de dicionário. Durante mais de dez anos o professor Javier Naranjo guardou as definições que seus alunos do curso primário, crianças entre 3 e 10 anos, davam para palavras, objetos, pessoas e, principalmente sentimentos, em suas aulas de espanhol. Algumas destas definições estão reunidas nesse livro, algumas são poéticas, outras engraçadas e algumas são um susto ou um “tapa na cara”. O livro foi publicado pela primeira vez em 1999, mas só alcançou sucesso e o público em sua reedição em 2013.

Crianças são incríveis! A visão que elas têm do mundo, da vida, de coisas do cotidiano por vezes é bem melhor que a nossa, só quem tem crianças em casa sabe disso, afinal, nós adultos já perdemos essa doçura e inocência em ver o mundo há muito tempo não é mesmo?

Naranjo e alguns de seus alunos

Naranjo foi de uma sensibilidade incrível ao ver beleza no que seus alunos escreviam. O livro não é novo, claro, é antigo até, mas sua mensagem e beleza continua viva e encantando muitos até os dias de hoje. Ele soube estimular seus alunos da melhor forma possível, o livro é todo lindo!

Naranjo perguntava as crianças o que era cada coisa e elas respondiam, eram coisas como sentimentos, objetos, enfim, coisas que todos sentimos, vivemos e fazemos, coisas presentes em nosso dia a dia. E as respostas, em alguns casos, são lindas, engraçadas e assustadoras.

É um livro que causa várias reações seguidas, como por exemplo espanto ao ouvir de uma criança de 8 anos que a definição de Adulto é: “Pessoa que em toda coisa que fala, vem primeiro ela”, (André Bedoya, 8 anos), ou mesmo perceber o quanto de coisas erradas nós adultos ensinamos a essas crianças quando ouvimos que Amor “É quando batem em você e dói muito”, (Viviane Castaño, 6 anos).

No início desse review eu deixei uma pergunta: Porque ler Casa das Estrelas?

Não só por ele ser o livro de definições mais incrível, mas também para perceber e se perguntar:

O que nós estamos ensinando para nossas crianças?

Acredite em mim quando digo que você irá se espantar e rir de muita coisa nesse livro, indico a leitura principalmente para quem tem filhos, que tal também ler esse livro fofo com seu filho e lhe fazer as mesmas perguntas? É incrível o que uma criança pode responder sobre certas coisas, é bom até para perceber o que você como Pai/Mãe anda passando ao seu filho.

Quem sabe não surge definições interessantes e um novo Casa das Estrelas.

Criança

“Humano feliz. ”

                                                                                               Jhonan Agudelo, 8 anos.

“É Brinquedo de homens. “

                                                                                              Carolina Álvarez, 7 anos.

REVER GERAL
Nota
9.00
Admin - Sou a romântica desse enorme Multiverso! Livros são minha eterna paixão, HQs entraram arrombando a porta do meu coração e estão me levando a uma alegre falência... como não se apaixonar pelo Batman ou não amar o Aquaman vulgo Jason Momoa. Este é o meu mundo! Seja bem vindo a ele!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here