PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWS

“A principal razão que leva as pessoas a enfrentar dificuldades financeiras é que passam anos na escola sem aprender nada sobre dinheiro. O resultado são pessoas que precisam trabalhar pelo dinheiro… mas nunca aprenderam a fazer o dinheiro trabalhar para elas”, diz Robert.


PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWSVocê deve estar se perguntando, o que raios esse livro tem a ver com a temática do site? Calma, calma que eu já vou explicar, de uma forma bem pessoal.

Em Pai rico, Pai pobre Robert T. Kiyosaki nos faz refletir sobre a falta de uma boa educação financeira e o que isso acarreta não só na vida das pessoas, individualmente falando, mas os efeitos em uma sociedade.

Robert começa seus ensinamentos nos contando sua própria história. Robert e Mike eram grandes amigos, tinham apenas 9 anos. Robert filho de professor e Mike filho de empresário. Ambos tinham o mesmo desejo de ‘’fazer dinheiro’’ então o Pai de Mike promete ensinar os meninos como ficar rico ao longo da vida. Robert teve uma educação típica da maioria das pessoas de classe média a pobre, trabalhar, estudar e conseguir uma boa profissão, basicamente trabalhar por dinheiro. Por outro lado o Pai de Mike ensinava aos garotos que não devemos trabalhar pelo dinheiro e sim o dinheiro trabalhar pra gente. Por isso Robert nomeou de pai pobre, seu pai biológico e de pai rico o pai de Mike que ensinava e educava financeiramente os garotos.

Robert cresceu aprendendo as duas formas, seguindo ambos os conselhos, porém é chegada a hora em que os ensinamentos de seu pai pobre já não batem mais com sua opinião sobre o assunto, segurança x riqueza.

O livro nos mostra claramente quais os erros mais comuns que causamos quando o assunto é dinheiro, qual a postura das pessoas pobres, qual o tipo de pensamento, o que os ricos pensam sobre o dinheiro e como isso os ajuda a serem mais ricos ainda. Coisas tão simples, que basta uma mudança de percepção pra que tudo realmente faça sentido. Investir em ativos e passivos, de uma maneira prática você consegue através do livro entender bem o que é.

A arte de aprender como gastar seu dinheiro, ser otimista, estudar sobre como funciona esse mundo e principalmente uma mudança de postura, que leva você a conseguir atingir seus planos e sonhos financeiros.


PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWSEu já havia lido O PODER DO HÁBITO de Charles Duhigg (Um dos melhores livros que já li na vida) onde nos mostra que o sucesso e o fracasso depende diretamente de nós mesmos, nossas escolhas e principalmente nossos hábitos. Já havia lido também QUERO FICAR RICO de Rafael Seabra, onde aprendi de forma simples, o que é que fazemos de errado, e por que o dinheiro parece nunca render o suficiente.

Minha história pra chegar de encontro a esses livros é algo bem simples, quero usar como exemplo pra que fique mais próximo a você leitor do MN. Sou um leitor, colecionador e muitas vezes já fui compulsivo por comprar livros e quadrinhos. Tudo parecia um paraíso, pagava minhas contas e dívidas e o que sobrava era investido nesse hobby. O problema é que nem sempre conseguimos dinheiro o suficiente pra manter tudo, e muitas vezes coisas como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo bancário pode ser visto com bons olhos no momento da dificuldade, SQN.

Após anos colecionando freneticamente, ao passo que lia comprava na mesma velocidade, páginas e mais páginas a serem lidas e cifras e cifras a serem pagas. Bastou analisar meu retrospecto financeiro pra perceber que foram os anos em que mais ganhei dinheiro e os que mais gastei, olhando pra coleção realmente fica uma coisa linda, muitos e muitos volumes, sagas completas, mas até que ponto é saudável colecionar e manter o pique das publicações?

Até que ponto EU consigo me considerar apto a manter tudo isso?

Claro que esse foi meu erro, um pouco de ansiedade, medo de perder alguma edição e ficar faltante, compras desenfreadas que traziam a felicidade momentânea, mas depois era inevitável a ressaca financeira.

PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWS
JOGO DESENVOLVIDO POR ROBERT, PARA ENSINAR SOBRE FINANÇAS

Não deixarei de ser um leitor, acho que jamais, porém todo hobby deve ser feito de forma saudável e livros como PAI RICO, PAI POBRE pode te ensinar muito sobre como ser bem sucedido em todas as áreas que envolvam ganhos e gastos.

Nosso público aqui do MN tenho certeza que são cabeças pensantes que futuramente querem ostentar uma bela condição de vida, então essa minha dica pessoal não é apenas pra que não cai no buraco sem fundo, mas que saiba investir bem pra não ficar sem. Saber usar o dinheiro é fundamental, não estou falando em virar uma pessoa ‘mão de vaca’, economizar em tudo e viver de pão e água, mas faça o uso consciente do dinheiro. O livro nos ensina que o medo de perder não nos deixa ganhar, quanto mais se investe bem o dinheiro, mais sobra pra que você possa manter seus mimos.

Estou indicando esse livro e como ficou claro, não tenho formação financeira nenhuma, o livro vai muito além de apenas números, apresenta problemas de outras pessoas puramente comportamentais, costumeiros ou simplesmente por falta de uma boa educação financeira. A falta de foco pode fazer você caminhar pra um lugar em que futuramente poderá se arrepender, seja inteligente e lembre-se de que seu dinheiro nada mais é que seu próprio tempo gasto na conquista dele, use com sabedoria.

O livro apresenta muito mais do que eu conseguiria descrever aqui, ele instiga a querer saber mais, ele apresenta muito mais do que parece, não é atoa que é um sucesso absoluto de vendas. Coloquei meu exemplo aqui, apenas para ilustrar como cheguei até a procurar esse tipo de informação, qual problema pessoal tive que passar e de agora em diante quais minhas prioridades.  Esse livro vai abrir sua cabeça.

PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here