MARVEL COMICS - MULTIVERSO NEWS

“Em 1961, Stan Lee ia pedir as contas. Já completara 20 anos de Marvel, uma editora que vendia mal e que há pouco tempo tivera que demitir boa parte dos funcionários. Mas seu chefe, Martin Goodman, queria novos heróis, novas revistas, novas criações para manter a concorrência em dia. Lee convocou Jack Kirby e Steve Ditko, seus artistas prediletos. Foi daí que surgiram – Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor e Vingadores.”

Marvel Comics, essa gigante da indústria dos quadrinhos e cinema, mostra na teoria e na prática que para atingir o sucesso tem que haver perseverança e resistência. Hoje os novos fãs da Marvel não conseguem pensar que a Marvel já esteve à beira da falência muitas vezes. Apesar do ótimo momento com seus filmes, livros e quadrinhos, a Marvel já passou apertos inimagináveis e problemas capaz de derrubar toda a parte criativa de uma só vez, com suas regras e burocracias.

Nesse fantástico livro Sean nos conta a história dos primórdios da empresa, a ideia do até então dono da Timely Comics (Martin Goodman), que queria inovar e apresentar histórias com super heróis ultrajados, que conquistassem os jovens de um modo que nem as concorrentes poderiam pensar. Eis então que dentre toda essa nova equipe estavam ali 3 personagens mais do que importantes para a Marvel atual, Steve Ditko, Jack Kirby e Stan Lee.

O livro nos mostra ideias iniciais aparentemente fulas e inocentes, porém com um pouquinho de imaginação por parte dos criadores e empatia por parte dos fãs, a Marvel se tornou um mitologia enraizada, que está presente na vida de todos nós. Um dos maiores destaques do livro fica por conta do conturbado relacionamento entre, escritores e desenhistas que discordavam a todo momento do que realmente deveria ser feito. Tantas vezes injustiçados por não serem pagos de acordo com que criavam, perambulavam entre varias concorrentes criando tantos outros personagens alheios que conhecemos até hoje.

Desde 1940 a Marvel passou por altos e baixos, muitas demissões, falência, investimentos, crescimento, abriu capital e viu a empresa subir a outros níveis nunca imaginados. As curiosidades mais interessantes sobre tudo isso, fica por conta da origem de criação de cada personagem, o modo como os criadores pensavam (A Casa da Ideias)  e o que de fato o personagem se tornou nos dias de hoje.

Confesso que é preciso paciência para ler essa edição, tem que ter muito mais que vontade para conseguir, tem que ter realmente aquela curiosidade e desejo de entender o porquê de cada personagem. Uma edição que transborda detalhes e situações parecidas a todo momento exige do leitor total atenção. Antes de conhecer a história eu tinha uma visão diferente sobre o universo Marvel, via tudo como uma empresa quase perfeita imaginada e criada por apenas 1 homem, Stan Lee (que de fato sem seu entusiasmo, idéias e sorte, nada disso estaria aqui hoje). Sean Howe pesquisa fatos, histórias e depoimentos de pessoas envolvidas que prova que a Marvel antes de tudo é uma empresa, que assim como a maioria, há um ambiente conturbado e concorrido ao melhor estilo Cão comento Cão. O que mais me comoveu foi a história de Jack Kirby, sua importância e contribuição para o que temos hoje, e como por brigas e atritos criativos, fizeram infelizmente Kirby morrer pobre (Se comparado a Stan Lee), que sempre assumiu a autoria dos personagens Marvel quase que exclusivamente. Somente após décadas de processo na Justiça, Kirby foi reconhecido como Co-criador de alguns personagens, mas agora que está morto, sua família é que recebeu a recompensa de milhões de dólares por tudo que Kirby já fez, e o próprio não chegou a ver a maravilha que suas ideias se tornaram.

Você fã que realmente quer agregar um pouco mais de Marvel na sua vida, recomendo e muito, alguns fatos e cronologias são importantíssimos para o entendimento do que temos hoje, a motivação de cada personagem, suas reais origens e como foram pensados e o que realmente foram feitos para representar. Leiam e tirem suas conclusões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here