Fala galera de múltiplos universos, blz ?

Hoje venho trazer a vocês o review de um mangá que li recentemente chamado Terra Formars volume 1.
Publicado pela editora JBC, Terra Formars custa R$14,90, com 210 páginas. Escrito por Yu Sasuga e muito bem desenhado por Ken-Ichi Tachibana.
A história de Terra Formars se passa por volta do ano de 2577, quando os seres humanos, em busca de uma expansão espacial e de um novo lar, decidem preparar uma colonização de Marte. Cientistas mandam para lá criaturas bem conhecidas dos humanos: baratas. A ideia era ter a certeza que tudo em Marte teria o clima perfeito para a adaptação de nossa espécie. Contudo, uma estranha reação fez com que o primeiro ônibus espacial humano que chegou ao local encontrasse com as mesmas baratas mas em terríveis imagens humanoides, com um grande poder de destruição. A missão então vira outra: destruir e matar todas as baratas mutantes. Porém a batalha não será tão fácil quanto esmagá-las com um chinelo.

Bom logo de início lendo esse mangá eu pensei: puxa uma trama intrigante, usando um inseto que causa nojo em muita gente…baratas rsrs. A história começa muito bem contada, com um clima de suspense muito bem construído, e com a origem dos personagens sendo contada através de flashbacks. O por que de terem sido escolhidos e o por que de terem sido enviados a marte não é mostrado de cara, e isso ajuda a construir um clima de mistério onde o leitor sente mais e mais vontade de ler. Essa construção toda começa a dar sinal de desgaste pelo meio do mangá, quando o inimigo principal dos tripulantes da bugs-2 se revela. 

Visual das baratas humanoides é assustador.
O visual das baratas humanoides com certeza assusta e muito. Sua expressão com enormes olhos esbugalhadas e seu rosto alongado, passa uma impressão como se estive sempre incrédulo de estar vendo algo. Os desenhos são algo que eu gostei bastante tanto em questão de expressões, quanto enquadramentos, cenários e cenas de luta, que aliás são um show a parte. O gore é elemento recorrente aqui, com cenas de violência pesadas.

Porém, a história inicialmente bem construída, passa a ficar de pano de fundo com tantos clichês mostrados, seja por cenas de violência ou por plot twists exagerados. A questão de se transformarem pra combater os inimigos no início foi legal, mas depois de um tempo comecei a achar meio bobo. As cenas de ação, apesar de muito bem desenhadas, estavam começando a ficar previsíveis e sem clímax.

No início, as transformações são iradas, por ser novidade.

Enfim, numa primeira leitura Terra Formars começou muito bem mas foi caindo, a ponto de eu querer terminar logo a história. Ainda devo comprar o volume 2 pra ver se a história retoma seu ritmo inicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here