Review | Saga Vol. 4 de Brian K. Vaughan & Fiona Staples

Nem toda família é tão perfeita quanto aparenta ser

Para não deixar você fã de boas histórias sem novas indicações, o review da vez é a maravilhosa continuação escrita por Brian K. Vaughan e Fiona Staples, Saga vol. 4. Publicado no Brasil pela Editora Devir.


Caso você caro leitor não conheça nada dessa maravilhosa epopeia, comece por nossos primeiros review sobre as edições anteriores publicadas aqui no Brasil. REVIEW – SAGA 1 / REVIEW – SAGA 2 / REVIEW – SAGA 3 


Partindo dos princípios abordados nas edições anteriores, os planos de Markus & Alana continuam os mesmos. A busca pela paz familiar, um lugarzinho calmo e um bom emprego praticamente é tudo que uma família convencional pode querer.  Os maiores temores vão caindo no poço do esquecimento, e o sonho de uma vida simples e uma rotina comum é algo que vai conquistando a mente do casal. A edição em si aborda nesses capítulos muito mais os relacionamentos familiares do que os combates apresentados em outras. A estória não poderia caminhar diferente nesse sentido.

SAGA - VOL. 4

Questões interessantes sobre o casamento são abordadas de forma direta como: Criação de um filho, melhores caminhos, disciplina, divisão de tarefas e também questões financeiras. Assim como um casamento convencional, os problemas nem sempre são resolvidos da melhor forma possível, a rotina e ausência vai tornando distantes duas pessoas que dividem a mesma cama.

Mas se engana o leitor que acredita que só pelo pano de fundo da edição essa seria uma história morna e sem ação. Novos personagens são apresentados, novas motivações, antigas intrigas são esquecidas em prol de uma bem maior. Se comparado diretamente com o volume 3, temos uma crescente significante, o plot twist é algo a ser adorado nessa edição. Com o surgimento de novos personagens, somos apresentados a novas motivações, novas filosofias de vida e também uma grande carga de violência e sangue.  O que mais chama atenção ao longo dessa edições é a maneira como Brian K. Vaughan não deixa a velocidade nem o interesse pela história degringolar.

SAGA - VOL. 4

A narrativa continua como ponto positivo, acontecimentos rápidos e importantes carrega o leitor para dentro das páginas de forma orgânica, sem emular um melodrama. A arte de Fiona (Assim como sempre digo aqui) é algo excepcional, páginas dignas de Posters são apresentadas ao longo dos capítulos trazendo a mesma riqueza de detalhes das páginas anteriores. A coloração viva e otimista destoa totalmente do clima tenso da narrativa, mas ao invés de incomodar, se torna um dos pontos principais dessa “Saga”.  Os problemas abordados ao texto, mesmo sendo uma aventura interplanetária, nos conta muito sobre nossos defeitos humanos e falhas de caráter. Como escolher o certo com as atitudes erradas. Como criar um filho em um mundo que apresenta constantes perigos, a ausência de um pai ou mãe, a presença camuflada do inimigo. Essas questões estão longe de ser uma receita de bolo, não há caminho seguro, tudo é uma questão pura e única de situação e situações. O Caminho se faz caminhando!

Saga vol. 5 já está em pré venda e em breve traremos a continuação dessa maravilhosa saga!

E você conhece a história de Markus & Alana? Indique nos comentários outras boas obras que fogem um pouco do arco super heroico Marvel/DC. Compartilhe com amigos, comente a respeito, curta o Mundo Hype nas redes sociais e não se esqueça, faça o que tenha que fazer, vá onde for, mas não saia daqui!

SAGA - VOL. 4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here