Batman

Li Coleção Graphic Novels DC #15-16 – Batman – O Nascimento do Demônio, lançado pela Editora Eaglemoss.

Análise:

O Filho do Demônio (escrito por Mike W. Barr e desenhos de Jerry Bingham): Publicado em 1988, o Filho do Demônio mostra uma aliança forçada entre Batman e Ra’s Al Ghul, quando o terrorista Qayin decide roubar um satélite meteorológico e provocar uma guerra entre os EUA e a URSS. Qayin também é o responsável pelo assassinato da esposa de Al Ghul, além de estar atrás do Poço de Lázaro. Por isso, o “demônio” recorre as habilidades do Homem Morcego em busca de auxílio. Nesse meio tempo, um romance tórrido aflora entre Bruce e Tália, filha de Ra’s. Essa história foi publicada em forma de Graphic Novel com uma bela arte e colorização. Parte dela foi aproveitada na linha cronológica do Batman com o passar do tempo. Outro ponto interessante foi a maneira como o escritor Mike W. Barr traçou paralelos dos laços familiares que tanto Bruce quanto Tália perderam ao longo dos anos. Uma narrativa característica da época, com algumas soluções um tanto simplórias, mas no geral, uma boa história. Leitura recomendada.

A Noiva do Demônio (escrito por Mike W. Barr e desenhos de Tom Grindberg): Publicado em 1990, A Noiva do Demônio apresenta Evelyn Grayce, ex-atriz frustrada que passa a ser a nova companheira de Ra’s Al Ghul após ser mergulhada no Poço de Lázaro. Ra’s deseja um herdeiro, enquanto se prepara para colocar em prática seu mais novo plano – restaurar a camada de ozônio, porém, com terríveis consequências para a humanidade. Para isso, ele conta com a ajuda do Dr. Carmody, especialista na questão do aquecimento global, em troca de ressuscitar seu filho no Poço de Lázaro. Tália jura lealdade a seu pai, mas seu coração jamais deixou de pertencer ao Cavaleiro das Trevas. Novamente questões familiares como a relação pai-filho e legado são abordados por Mike W. Barr, além do clima de thriller de espionagem e suspense com muita ação. Os desenhos de Grindberg são bons e combinam para essa estrutura de Graphic Novel. Mais uma boa leitura. Recomendada.

O Nascimento do Demônio (escrito por Dennis O’Neil e desenhos de Norm Breyfogle): Publicado em 1992, O Nascimento do Demônio narra a história daquele que viria a se tornar Ra’s Al Ghul. Ele está morrendo e sua filha Tália vem procurando pelos Poços de Läzaro. Porém, o Cavaleiro das Trevas consegue antecipar seus movimentos e deter a Liga dos Assassinos antes de começarem a cavar, até que o próprio Batman acabou se contaminando com lixo tóxico. Agora os dois, à beira da morte, procuram pela cura. Nesse meio tempo, Batman se encontra com Tália e ela lhe revela toda a dram;atica e surpreendente história de seu pai. Aqui vale ressaltar que essa origem de Ra’s foi escrita pelo seu próprio criador Dennis O Neil. Além disso, é bem diferente das duas anteriores, seguindo uma linha cronológica diferente. Isso fica bem evidente, por exemplo, na morte da mãe de Tália, além de outros detalhes importantes. Independente disso, vale a pena conhecer a origem de Ra’s Al Ghul sob a visão de seu próprio criador e o combate final ilustrando bem a rivalidade entre o Homem-Morcego e o Cabeça do Demônio. Leitura recomendada.

Por Roger

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here