Veja a análise do Planeta sobre Capitão Britânia, encadernado, lombada quadrada, capa cartão, papel LWC, 244 páginas, R$ 26,90, que reúne a edições #377-388 da revista Marvel Super-Heroes, #1-11 da revista Daredevils, #7-13 da revista The Mighty World of Marvel, escrito por Alan Moore e desenhos de Alan Davis, lançado pela Editora Panini.

showimage-11

Sinopse:

Veja o gênio brilhante de Alan Moore em ação, retratado pelo incrível traço de Alan Davis. Em seu mais marcante trabalho para a Casa das Ideias, o Mago dos Quadrinhos tece uma trama que influencia a estrutura da Marvel até hoje. Acompanhe o nascimento de Multiverso Marvel com suas infinitas terras e perigos.

O Capitão Britânia luta para salvar um universo… e falha! Mas isso é fichinha nas apostas do jogo de Merlyn contra o insano Jim Jaspers, que está reescrevendo a realidade para se tornar o centro do Multiverso! Heróis e vilões morrem, o Capitão Britânia fica transtornado… exceto quando está enfrentando versões de si mesmo… até a morte! Apresentando também as primeiras aparições de Fúria, Opal Luna Saturnyne, a Tropa dos Capitães Britânia e muito mais!

Análise:

Capitão Britânia e seu companheiro, o elfo Jackdaw são enviados por Merlin à uma Londres alternativa. Lá, eles tentam entender como é o funcionamento desse novo mundo repressivo, enquanto precisam sobreviver e até mesmo combater a tirania. Encontram uma aliada, a agente Saturnyne e se depara com um arqui-inimigo poderosíssimo, Mad Jim Jaspers.

Alan Moore dá uma aula de genialidade em seu primeiro e único trabalho pela Marvel. Mostra de forma simbólica sua visão sobre o sistema monárquico inglês ao introduzir personagens como “Algernon”, “Lixo que Caminhava como Homem”, “Tropa do Status”, “Gangue Maluca” e “Renegados”, de forma inteligente e maluca. E como se não bastasse, o escritor abrange a mitologia do herói britânico ao esmiuçar seu passado e fazê-lo trabalhar lado-a-lado com sua irmã Betty Braddock (que futuramente seria Psyloche), uma agente paranormal em uma aventura de espionagem de alto nível. O conceito do multiverso e as sementes do que viriam a ser a perseguição aos heróis são plantadas de forma magistral nesse bizarro conto, cortesia da dupla Alan Moore e Alan Davis. Leitura recomendada.

A Editora Salvat lançou um encadernado abrangendo quase todas essas edições em sua coleção Graphic Novels Marvel #3.

Por Roger

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here