Review | Não era você que eu esperava de Fabien Toulmé

A maior limitação do ser humano, ainda é o preconceito!

O Engenheiro Civil Fabien Toulmé nos apresenta sua primeira graphic novel autobiográfica NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA. A história distribuída no Brasil pela Editora Nemo, aborda um momento delicado da vida de Fabien, os seus muitos medos, rejeição e fúria em relação ao nascimento de sua filha com Síndrome de Down.

De inicio, Fabien apresenta em seus primeiros quadros, uma experiência ainda quando criança, que aborda infelizmente as atitudes preconceituosas do mundo em relação as crianças com Trissomia 21 ou seja Síndrome de Down. Fabien é francês e casado com a brasileira Patricia, juntos tem uma filha chamada Louise e sua esposa está gravida de seu segundo filho. Ao passar dos meses a família assim como qualquer outra se veem ansiosos pela chegada do novo membro, e a cada exame, a cada ultrassom, o nome trissomia 21 assombra mais e mais a cabeça de Fabien.

Assim como aborda o plot principal da HQ (isso não é spoiler), o medo incondicional de Fabien em relação a Síndrome de Down o atinge em cheio e após o nascimento de sua pequena Julia, ele sente que seu mundo acabou. Pensando o impensável, imaginando e sofrendo por um futuro que demorará muito a chegar, ele mesmo não se reconhece e se vê em uma bolha densa da qual não pode fugir, uma bolha criada por seus próprios pensamentos pessimista em relação a Síndrome de Down.

Por ser a primeira graphic novel do autor, é muito bem desenvolvida, muito bem editada e transpassa muito bem quais os sentimentos o autor deseja passar em determinado momento. A narrativa em primeira pessoa é basicamente uma regra, porém a forma como Fabien transcreve, torna algo interessante e não cansativo. Além de todo clima tenso que possa parecer, o humor está sempre presente, em partes lembra muito o estilo de Riad Sattouf em  O Árabe do Futuro.

NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA - FABIEN TOULMÉ - SÍNDROME DE DOWN

A narrativa gráfica causa sentimentos de verdade, há páginas sem nenhum balão, mas que passam todo necessário apenas através dos gestos e expressões. A Cada capitulo dependendo do sentimento do momento, possuem uma cor padrão, vezes azul, amarelo, verde e vermelho. Uma técnica muito interessante, uma forma de marcar certos acontecimentos.

Com tudo, o único claro e assertivo propósito da HQ é mudar a visão de quem não entende sobre a síndrome, mostrar que estamos sujeitos sempre a pensar e repensar nossa vida de várias formas diferentes, pois nem tudo depende da gente. Além de tudo, Fabien Toulmé se mostrou um homem de muita coragem em escrever tal edição, algumas frases ditas pelo próprio é algo que beira a frieza que um ser humano não poderia ter, sua fúria e rejeição, o politicamente incorreto, sua própria impressão em relação aos portadores de Síndrome de Down muda de uma forma linda de se ver.

A edição aborda o preconceito das pessoas, a falta de tato de alguns em como se manifestar em relação não só aos portadores da síndrome, mas também aos pais dessas pessoas, que vivem uma vida de pleno desafio, mas nunca, jamais sem amor pelos seus filhos. No fim Julia foi um verdadeiro presente para a vida de Fabien e sua família!NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA - FABIEN TOULMÉ - SÍNDROME DE DOWN

Acredito que nunca tenha acontecido de chorar lendo um livro ou quadrinho. NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA conseguiu que minhas lágrimas viessem sem aviso de uma forma contida e bonita de sentir. Me emocionou de uma forma impensável. Talvez, pelo meu momento de paternidade, a simples troca de cenário com o personagem tenha me causado tantos sentimentos. Entendi perfeitamente os medos de Fabien, olhei sua criança como minha e me vi amando a pequena Julia tanto quanto sua família de verdade. Talvez você não consiga se emocionar como eu, tudo é uma questão muito pessoal de momento e experiência, mas uma coisa todos temos que concordar… É uma ótima história pra se ler, curtir e compartilhar! – – – Leonardo Gois

Você leitor gosta de graphic novels alternativas? Temos ótimas indicações aqui no Mundo Hype e você pode descobrir um pouco sobre cada uma antes de ler. Algumas premiadíssimas histórias como Persépolis, Uma Metamorfose Iraniana e O Mundo de Aisha. Fique por dentro de nossos reviews e críticas e adicione mais títulos a sua lista de leitura.

NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA - FABIEN TOULMÉ - SÍNDROME DE DOWN

REVER GERAL
Nota
9
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Técnico em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é te tornar um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, todo livro é interessante, basta conhecer a si mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here