Review | Elon Musk, de Ashlee Vance

A história de um dos maiores revolucionários dos últimos anos!

Já trouxemos aqui no Mundo Hype variadas biografias como a de Steve Jobs e Alan Moore, e hoje é hora de apresentarmos um pouco sobre a vida e trajetória do visionário contemporâneo Elon Reeve Musk. Mais um personagem que marcou seu nome nos escritos da humanidade.

O Escritor Ashlee Vance, mesmo receoso teve cara e coragem para escrever um pouco da história de Elon Musk (vide autorização é claro). A Edição conta com 416 páginas de vários relatos, apêndices e imagens que ajudam você a entender melhor sobre os principais temas. Elon se destacou por ser o rosto a frente das magnânimas empresas SolarCity, SpaceX e Tesla Motors. Seus objetivos são bem claros, desbravar o espaço em busca de colonização.

Musk tem todas as características de um imponente bilionário americano de raiz, porém, acompanhamos ao longo da obra a migração de Musk, um sul africano audacioso e claramente diferenciado em suas ideias, que decide buscar melhores oportunidades na terras das oportunidades… Estados Unidos da América.

De família Canadense, acostumados a desbravar as oportunidades além fronteira, a linhagem de Musk já traz essa carga genética de pessoas empreendedoras que não se bastam as suas vontades. Do Canada à Africa do Sul, as oportunidades foram surgindo conforme o mundo evoluía. Pelo que parece, Musk não teve uma infância dificil, mas seu relacionamento com o pai foi um ponto negro no quadro de sua vida. Mesmo não desejando divulgar mais detalhes, as meias palavras ficaram bem claras para um bom entendedor.

Desde a infância não dera sinais sobre ser um gênio de QI elevado, mas com certeza se destacou por ser um visionário estrategista e um sonhador acima de tudo. Nerd do Vale do Silício, enxergou oportunidades sobre um banco digital em uma era onde isso não passava de um sonho, e hoje muitos conhecem como Pay Pal.

Mesmo tendo um temperamento extremamente difícil e impetuoso, Musk por diversas vezes motivou pessoas a viver seus sonhos ou a deixa-los miseravelmente. Entusiasta quando se trata do futuro, Musk investiu tudo que poderia em suas empresas Tesla Motors, Space X e mais tarde se tornou acionista majoritário da empresa SolarCity. Mesmo em tempos difíceis, não abandou o sonho de levar o homem a Marte e torna-lo um planeta explorável e favorável a vida humana. Musk defendeu com unhas e dentes a necessidade de se investir em automóveis totalmente elétricos e ao colocar mais uma possibilidade no mercado, ele tenta quebrar essa necessidade atual de usar o petróleo para basicamente tudo. O mercado tende a ganhar e o ecossistema também.

Comparado a grandes revolucionários da história, Musk se vê como alguém apenas engajado em mudar o curso da humanidade e por ser o nerd mais pop do momento, Musk é comparado ao super-herói da Marvel Tony Stark. O próprio ator Robert Downey Jr. declarou algumas vezes usar Musk como referencia para novas ideias ao personagem, porém Musk não se enxerga tanto assim na pele do Homem de Ferro.

ELON MUSK - MUNDO HYPE

Enfim, o livro é um apanhado de histórias que juntas montam na memória do leitor quem foi, quem é, e provavelmente quem será Elon Musk.

Uma das coisas que ficaram claras no livro é a frieza do CEO da Space X no que se diz respeito aos seus companheiros de empreitada. Talvez e infelizmente talvez, parece que no mundo corporativo a frieza é moeda de grande valor para que grandes projetos aconteçam. Sonharemos o dia em que o propósito seja maior que as sifras o mundo possa mudar seu jeito de pensar estratégia corporativa e continuar a realizar grandes feitos. E afim de amenizar um pouco essa impressão o autor Ashlee pareceu um pouco tendencioso demais ao conduzir a narrativa para um Elon muito mais humano do que aparenta. Porém independente das inúmeras falhas como ser humano, atualmente Musk representa o futuro tecnológico que precisamos. Alguém que com certeza será lembrado por gerações por suas ideias únicas e diferenciadas. Tudo que já o fez foi memorável e o que fará será fundamental para o futuro do planeta terra.


E você conhece o CEO Elon Musk?

Lembre-se de compartilhar mais essa indicação com seus amigos. Não se esqueça que temos um espaço reservado só para reviews e indicações, clique aqui e conheça mais!

ELON MUSK - MUNDO HYPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here