Relembrando Animes- Yu Yu Hakusho

Hoje vamos relembrar de mais um anime que fez sucesso na época da extinta Rede Manchete, que também abriu espaço para o sucesso que os animes fazem hoje em dia no nosso país.

Yu Yu Hakusho é uma série de mangá escrita e desenhada por  Yoshihiro Togashi. Foi publicado pela editora Shueisha, na revista Weekly Shōnen Jump entre 1990 e 1994. O anime que foi dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Fuji TV e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Fuji TV entre 10 de outubro de 1992 a 7 de Janeiro de 1995.

Aqui no Brasil o Anime foi exibido pela primeira vez em 1997, na Rede Manchete. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network, passando também pela Band e pela Ulbra TV. O mangá de Yu Yu Hakusho também foi lançado por aqui pela editora JBC no ano de 2002 tendo 38 volumes, o dobro de edições da japonesa, sendo assim, as edições pares tiveram suas capas feitas no Brasil. A editora ainda publicou por aqui 3 edições especiais de Yu Yu intituladas Anime Comics. A revista trazia uma fotonovela em quadrinhos do filme e do único ova da série. Em 18 de outubro de 2014 a editora JBC relançou o mangá, dessa vez com 19 volumes no total.

 

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um deliquente, que sempre arrumava confusão. Até que um dia ele morre atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para se tornar Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

Nesse ponto começa a primeira saga de Yu Yu Hakusho, que conta com quatro no total, Detetive espiritual, Torneio das Trevas, Capítulo Negro e Saga dos Três Reis. Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke.

 

Além do mangá e do anime, Yu Yu Hakusho ganhou dois filmes, Yu Yu Hakusho: O Rapto de Koenma de 1993 e  Yu Yu Hakusho: A batalha de Meikai – Laços de Fogo de 1994. E claro, vários outros produtos derivados da série foram lançados, mas os que ficaram mundialmente famosos foram os jogos para diversas plataformas como Super Nes, Mega Drive e Game Boy.

E para finalizar, eu não posso deixar de relembrar da primeira abertura do anime que é uma das minhas aberturas preferidas: