Relembrando Animes – Samurai Warriors

Hoje o Relembrando Animes vem com mais um clássico da TV Manchete dos anos 90. Mais um anime que tentou usar a fórmula bem sucedida de Cavaleiros do Zodíaco, mas que não deu certo. Vamos relembrar de Samurai Warriors!?

Com o nome original de Yoroiden Samurai Troopers (Lendários Guerreiros de Armadura Samurais), o anime que aqui no Brasil recebeu o nome de Samurai Warriors, foi produzido pela Sunrise e exibido pela TV Nagoya entre 30 de abril de 1988 a 4 de março de 1989. Têm ao todo 39 episódios e 11 OVAs, ao contrário da maioria dos animes, Samurai Warriors ganhou seu mangá após a produção da série de TV.

Aqui no Brasil o Anime estreou na Rede Manchete em junho de 1996, no pacote de estreias que incluia também os animes Sailor Moon e Shurato. A série era exibida em dois horários, às 09h45 e reapresentada às 18h15 diariamente. Com poucos episódios (os OVAs não foram exibidos no Brasil), registrou indices de audiência inferiores a Shurato, e nem chegou perto dos índices alcançados por “Cavaleiros” no seu auge. A série foi reprisada até 1999, ano em que a Manchete foi vendida.

Há 1000 anos, o guerreiro Arago (Scorpio no Brasil) tentou dominar o mundo usando as forças da escuridão, mas foi derrotado e expurgado para o mundo inferior pelo guerreiro com a armadura do sol Hariel e a deusa Amaterasu. Passados 600 anos, durante a guerra civil japonesa, os portões do mundo inferior surgem em nosso tempo, e Arago tenta mais uma vez tomar nosso mundo para si. Mas dessa vez, ele é derrotado pelo poder do monge guerreiro Kaos, que o prende em sua dimensão outra vez. Entretanto, a couraça negra do vilão ficou em nosso mundo, preocupado com o fato disso ser um meio pelo qual Arago pudesse retornar, Kaos decide derretê-la e forjar novas armaduras.

São forjadas então nove armaduras samurais. Cada uma delas está ligada à uma virtude da natureza humana e também ao código Bushidou dos samurais. Tais armaduras são espalhadas pelo mundo e alguns homens as encontram e tomam posse para si, por seus espíritos regerem a virtude da qual a armadura está ligada e também seguirem os preceitos do código de conduta de um guerreiro samurai. Mas como o espírito do homem é fraco, e a virtude da alma pode ser corrompida, Arago aos poucos foi conseguindo seduzir 4 portadores das armaduras místicas criadas por Kaos, e mantendo-os sobre sua custódia, criou os 4 cavaleiros negros da sua Dinastia do Mal.

As 5 restantes são encontradas por jovens bastante espirituosos, que recebem orientação de Kaos sobre a missão que logo viriam à encarar por serem os donos das armaduras. São eles: Ryo Sanada (Hector) cuja virtude é a bondande e veste a armadura do fogo; Shin Mouri (Jorge) cuja virtude é a confiança e a armadura é a da água; Shu Lai Fang (Tristan) que veste a armadura da terra e tem como virtude a justiça; Toma Hashiba (Tomy) que veste a armadura do céu e possui como virtude a sabedoria, e Seiji Date (César) que tem como virtude a cortesia e a armadura da luz.

Apesar de ser claro que Samurai Warriors é uma cópia de CDZ, por incrivel que pareça, em vários países, o anime conseguiu atingir uma popularidade ainda maior que Saint Seiya. O número de produtos lançados com a marca da série é impressionante. Isso porquê o público alvo era duplo, tanto os meninos quanto as meninas eram fãs da série, diferente de CDZ, que o público alvo era masculino. A trilha sonora da série chegou a ficar entre as 10 mais executadas nas rádios e a venda de cd’s foi imensa.

Então para finalizar hoje eu deixo a abertura original pra vocês conferirem: