Relembrando Animes – Ranma 1/2

Você já imaginou como seria se toda vez que se molhasse com água fria, acabasse se transformando em alguém do sexo oposto!? É exatamente isso o que acontece com o protagonista do anime que iremos Relembrar hoje…

Ranma 1/2 (Ranma meio), é um mangá de comédia criado por Rumiko Takahashi (a mesma autora de Inuyasha), publicado pela Shogakukan na revista Shonen Sunday, entre setembro de 1987 e março de 1996, rendendo 38 volumes. O anime estreou em 25 de setembro de 1992 e foi transmitido pela Fuji TV. Ao todo Ranma possui 161 episódios, divididos em sete temporadas, 13 OVAs e dois filmes produzidos pela Kitty Films, em conjunto com a Fuji TV.

No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez pela editora Animangá, entre 1998 e 2004, ora mensalmente, ora bimestralmente, ora com periodicidade muito irregular, totalizando 6 volumes completos, de 38 originais. (eu tive algumas edições dessas, elas eram com modelo de publicação ocidental – de frente pra trás.) A partir de setembro de 2009, começou a ser publicado pela Editora JBC. O Anime foi oferecido para a Rede Record e o SBT, que não ficaram interessados. Em maio de 2000, a Band havia prometido exibir Ranma na TV aberta, o que não aconteceu. O anime só começou a ser exibido por aqui, pelo Cartoon Network entre 3 de julho de 2006 até 24 de abril de 2007 no bloco Toonami, apenas de segunda a quinta. O anime foi exibido também pela PlayTV,  junto a animes como Love Hina, Trigun e Samurai Champloo, inicialmente de segunda à sexta. O anime recebeu a classificação indicativa de 16 anos, ou seja, podendo ser transmitido apenas após às 22 horas.

A história gira em torno de Ranma Saotome, um estudante de artes marciais de 16 anos, que junto ao pai, Genma Saotome, fez uma jornada de treinamento nas Montanhas Bayankala (Bayan Har Shan) na Província de Qinghai na China. Ali há o campo de treinamento chamado Jusenkyo onde existem diversas fontes amaldiçoadas. Cada uma delas está associada à história de alguém que morreu afogado há centenas ou milhares de anos e quem cair em uma delas toda vez que é molhado com água fria, transforma-se no ser que morreu afogado nela, seja ele humano ou não. É claro que no meio do treinamento, Ranma e seu pai caem cada um em uma fonte diferente e acabam amaldiçoados. Ranma transforma-se em uma bela garota, enquanto seu pai em um enorme urso panda. Somente o banho com água quente pode reverter os personagens à sua forma original, mas isso é só até se molharem em água fria novamente.

Sem saber o que fazer, Genma decide voltar para o Japão com seu filho e encontrar com seu amigo Soun Tendo, que lhe prometera dar a mão de uma de suas filhas a Ranma (que não sabe nada sobre esse acordo). Quando chegam a Tokyo, são pegos por uma baita chuva e acabam se transformando. Como seu pai está em forma de panda, Ranma explica a situação a Tendo, que fica extremamente triste ao ver Ranma como garota, já que seu sonho do casamento arranjado, iria assim, por água abaixo (até então ele não imaginava que Ranma era na verdade um garoto)

 

Soun Tendo tem três filhas, Kasumi, Nabiki e Akane, que é a primeira a descobrir a verdade sobre Ranma. O mesmo tinha ido tomar um banho, quando ele sai da banheira na forma de homem, se depara com Akane que estava entrando no banheiro. Ambos se encaram por um longo período, até que ela se assusta, o chama de tarado e alarma o resto casa. Quando a situação finalmente se acalma e Genma também volta a forma original, faz todas as explicações aos Tendo, que, de certa forma, acatam a informação com uma tranquilidade inimaginável. Sr. Tendo fica feliz por poder casar uma de suas filhas com Ranma e pede que ele escolha uma das garotas, como ele não era a favor disso, prefere não escolher ninguém, então Nabiki e Kasumi elegem unanimemente Akane como futura esposa de Ranma, alegando que ele é metade mulher e Akane detesta homens, então que ficaria tudo certo. E assim começa a grande confusão que é Ranma 1/2.

Conforme a história se passa, outros personagens que também caíram nas fontes amaldiçoadas, acabam aparecendo na trama. Ryoga Hibiki, rival de Ranma que é apaixonado por Akane, transforma-se em um porquinho preto, que acaba sendo adotado por Akane e chamado de P-Chan (ele se aproveita disso para estar perto dela o tempo todo), Shampoo (escrita original “Shan Pu”), uma chinesa nativa da vila de Joketsuzoku, onde as mulheres são grandes lutadoras, quando molhada em água fria, se transforma em uma gata, mas que estranhamente é o único animal de que Ranma morre de medo, por ter perdido uma luta para Ranma, teria que casar com ele, por causa disso ela sempre o persegue e Mousse que cresceu com Shampoo e sempre foi apaixonado por ela, se transforma em um pato branco.

Ranma 1/2 é um dos animes mais divertidos que eu já assisti, os personagens são ótimos, super engraçados e cativantes, se você não assistiu, eu recomendo muito, tenho certeza absoluta que você não vai se arrepender. Uma curiosidade sobre o anime é que a área das Montanhas Bayankala (Bayan Har Shan) na Província de Qinghai, China, onde se situa o local fictício de Jusenkyo na história, realmente existe.

E pra finalizar, como sempre deixo a abertura do Anime, que eu amo, tem uma letra muito bonitinha e eu vivo cantando ela por aí: “Yopapa Yopapa, foi você. Que chegou e brincou com meu coração”