Relembrando Animes – Pokémon

Pokémon GO

Como já havíamos contando para vocês aqui, dia 27 desse mês, Pokémon completou 20 anos de existência e fizemos um mini especial essa semana.

O Relembrando Animes não poderia ficar de fora, então hoje vou falar sobre esse desenho que começou como jogos de RPG para o Game Boy, fez um enorme sucesso na década de 90 e continua fazendo até hoje.

A história de Pokémon todo mundo conhece, Ash Ketchum, ao completar 10 anos de idade tem a oportunidade de se tornar o que ele tanto sonha, um mestre Pokémon. Para isso, ele tem que ir até o Professor Carvalho e escolher um dos três pokémons iniciais. Mas Ash se atrasa e quando chega no laboratório do Professor, eles já haviam sido escolhidos por outros treinadores. Porém, havia um pokémon sobrando, Pikachu, que além de muito teimoso, não gostava de ficar em sua pokébola. Ash aceita assim mesmo e parte em sua jornada.

No começo Pikachu e ele não se dão muito bem, mas após Ash salvar o pokémon de Spearows selvagens, ele percebe que seu treinador se importa com ele e os dois viram grandes amigos. Nessa jornada, Ash faz novos amigos que o acompanham, Misty, a Líder do Ginásio de Cerulean e o Líder do Ginásio de Pewter, Brock. Também consegue inimigos, a Equipe Rocket. Composta por Jesse, James e Meowth (o único Pokémon falante do mundo, que se assemelha a um gato. Existe até um episódio que conta a história dele e como Meowth aprende a falar.) que sempre tentam roubar o Pikachu, pq percebem que ele é diferente de outros pokémons.

A 1ª Temporada de Pokémon é inspirada nas histórias dos jogos Pokémon Red e Blue, teve 83 episódios, que foram exibidos inicialmente de 1 de Abril de 1997 a 21 de Janeiro de 1999 no Japão. Chegou ao Brasil em maio de 1999, pela Rede Record e em setembro do mesmo anos, pelo Cartoon Network. O Nome Pokémon, vem da abreviação do nome original, Pocket Monster que significa, Monstros de bolso. Como eu já falei, o anime se originou de dois jogos, para o game boy original e lançados pela Nintendo. a história do jogo é parecida com a do anime, pessoas que capturam e treinam pokémons para lutarem entre si.

Pokémon é a segunda franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, perdendo só para outra franquia da Nintendo e querida por todo mundo, Mario. Fez tanto sucesso, que além de vários jogos e do Anime, a franquia se estendeu em mangás, cartas colecionáveis, filmes, brinquedos… Pokémon é considerada a ponte cultural entre o Ocidente e o Japão quando se fala em vídeo-games

Separei 10 Curiosidades sobre Pokémon que muita gente não sabe, confiram:

1- Niue, um país, associado à Nova Zelândia teve Pokémons estampados em suas moedas. Pikachu,
Squirtle, Meowth, Bulbasaur e Charmander, estiveram nas moedas de 1 dólar Niue em 2001, em uma edição comemorativa.

2- Hitmonchan e Hitmonlee são baseados em Jackie Chan e Bruce Lee, respectivamente.

3-  Inicialmente, os criadores do anime queriam Clefairy como o pokémon
principal da série de TV, porém alguns dias antes de começar a produzir o desenho os
desenvolvedores mudaram de ideia e o substituiriam por Pikachu.

4- Brock tinha olhos bem puxadinhos, pareciam que estava sempre fechados e ele realmente só os abriu, 3 vezes durante o anime.

5- Ash veio do nome original Satoshi. A escolha foi uma homenagem/tributo ao criador do desenho que leva este nome.

6- Rhydon, inspirado em um rinoceronte, foi o primeiro Pokémon criado. Nos jogos sempre dá para encontrar estátuas deste Pokémon. Sendo uma homenagem a sua importância pra franquia.

7- Um candidato a presidência dos Estados Unidos, usou uma frase da música tema “The power of One” do Filme Pokémon 2000, em um de seus discursos:  “A vida pode ser um desafio. A vida pode parecer impossível. Nunca é
fácil quando há tanta coisa em jogo. Mas você e eu podemos fazer a
diferença. Há uma missão só para você e para mim.” Ele alegou ter tirado de uma fonte anônima da internet, mas logo deu os créditos ao filme.

8- Existe uma proteína do corpo humano chamada de “pikachurin”. Sim, o nome
foi uma homenagem ao pokémon elétrico predileto do cientista que a
descobriu.

9-  As linhas do Poliwag são baseadas no visual verdadeiro da barriga de girinos.

10- No Japão Koffing e Weezing tem cada um um apelido, sendo eles
respectivamente “NY” e “LA”. Isso porque assim como os pokemons, essas
duas metrópoles tem muita fumaça

Pokémon está atualmente em sua 10° temporada, com Ash e Pikachu como protagonistas. Outros pokémons foram criados, atualmente existem mais de 700 pokémons e eu já achava difícil decorar o nome dos 150 primeiros quando o anime começou, agora então, impossível.

Pra finalizar, deixo o lema da equipe rocket, pra quem quiser recordar:

“Preparem-se para a encrenca!
Encrenca em dobro!
Para proteger o mundo da devastação!
Para unir as pessoas de nossa nação!
Para denunciar os males da verdade e do amor!
Para estender o nosso poder as estrelas!
Jesse!
James!
equipe rocket decolando na velocidade da luz!
Renda-se agora ou preparem-se
Para lutar!”

Meoth, é isso aí!!!