Relembrando Animes – Monster Rancher

Na metade dos anos 90 surgiu um dos maiores representantes de animes baseados em jogos: Pokémon. O sucesso dos pocket monsters  foi tanto que em um piscar de olhos virou febre em todo o mundo. Isso fez com que surgissem inúmeros jogos e desenhos animados parecidos, tentado alcançar o mesmo sucesso.

Um desses jogos, se chama Monster Farm, Lançado em 1997 pela empresa Tecmo, para o Playstation . Como o game atingiu um razoável retorno comercial, em 1999, uma série de TV começou a ser produzida pela Tokyo Movie Shinsha. O anime tem um total de 73 episódios divididos em 3 temporadas. A 1ª temporada foi transimitida no japão de 1999 a 2000, a 2ª de 2000 a 2001 e a 3ª de 2001 a 2002.

Aqui no Brasil Monster Farm chegou com o nome de Monster Rancher (passou de Fazenda de monstros, para Rancho de monstros, ninguém sabe o porque.) e foi exibido em várias emissoras. Estreou em 2001 na extinta TV Globinho da Rede Globo, onde ficou no ar até 2003 e voltou em 2005. Em 2006, a Band comprou o desenho na volta do Band Kids saindo do ar em 2007. Em 2008, a Band passou o anime para a PlayTV, com o fim da emissora, entrou no ar a Rede 21 que continuou com o anime. Além disso Monster Rancher foi exibido no canal Fox Kids de TV a cabo.

 

A história gira em torno de Genki, um garoto viciado em videogames que ganha como prêmio por ter vencido uma competição, um novo jogo que ainda não saiu no mercado. O menino não perde tempo e sai em disparada para sua casa para experimentar o jogo. Mas algo dá errado e ele é puxado para dentro da tela da televisão e acaba chegando ao mundo de Monster Rancher, lá ele acaba conhecendo Holly e seu monstrinho Suezo (um monstro com um olho só enorme), que contam sobre os acontecimentos de seu mundo.

Um ser maléfico chamado Moo está dominando os monstros, transformando-os em seres perversos que o servem sem questionamento. Para derrotar Moo, deve-se encontrar a lendária Fênix, aprisionada há anos em um objeto chamado de Disco do Mistério. Os discos do mistério, podem ser encontrados em todos os tipos de lugares, Os monstros nascem deles. Então Holly e Suezo saíram em uma missão para livrar esses monstros das garras de Moo e, principalmente, evitar que o mesmo encontre o disco que aprisiona a Fênix. Para encontrar a peça, Holly possui uma pedra mágica que guia para o disco que estiver mais próximo. É claro que Genki se junta a ele na tentativa de trazer de volta a paz para aquele mundo.

 

A trama de Monster Rancher é um tanto quanto cativante, com personagens muito carismáticos, fofos, determinados e valente. Um anime divertido que vale a pena conferir, tem a essência que falta na juventude hoje que não tem entretenimento de tamanha qualidade para acompanhar na TV aberta.

Para finalizar, duas curiosidades sobre Monster Rancher:

  • No Brasil, o anime teve duas versões da abertura. Uma usada pela Fox Kids e por todas as outras emissoras que transmitiram o desenho e outra, exclusiva da Rede Globo. Apesar de não confirmado, é possível que a música tenha sido regravada pois a primeira versão foi considerada ruim.
  • A personagem Holly aparece nos jogos Monster Rancher 2 e Monster Rancher Advance 2 como personagem ajudante, porém Genki é um personagem exclusivo do anime, nunca aparecendo em um jogo da série.