Relembrando Animes – Dragon Ball (série clássica)

Já estava na hora de falar sobre esse anime. O Clássico dos clássicos, a animação japonesa mais querida, mais lembrada e mais adorada na nossa terrinha. Hoje o Relembrando Animes vai falar sobre Dragon Ball. Mas pera aí… Vamos por partes, hoje eu vou falar sobre a série clássica, ou como eu costumo carinhosamente chamar: Dragon Ballzinho

Dragon Ball é originalmente um mangá criado por Akira Toriyama e publicado incialmente pela mais famosa revista de mangás shonen do japão, a Weekly Shōnen Jump a partir de 1984. A primeira saga de DB corresponde aos 16 primeiros volumes do mangá. Em janeiro de 1997, a Editora Abril Jovem publicou pela primeira vez no Brasil material quadrinizado relativo a franquia Dragon Ball. Tratava-se de alguns movie books (revistas no estilo film comics) de Dragon Ball, lançados anteriormente no mercado japonês. No Brasil, foram lançadas apenas quatro mini séries mensais, cada uma dividida em duas edições (no Japão, foram 20 movie books em volumes únicos). O mangá original de Dragon Ball foi publicado pela primeira vez aqui no Brasil pela Conrad Editora entre Dezembro de 2000 e Outubro de 2003, a série foi lançada quinzenalmente e contou com 32 volumes.

O anime no japão foi lançado em 1989, produzido pela também famosa, Toei Animation e trasnmitido pela TV Fuji. Aqui no Brasil a série estreou em 19 de agosto de 1996, sendo exibido pelo SBT no Bom Dia & Cia, apresentado pela Eliana. Dragon Ball sofreu diversas alterações de horário, passando a ser exibido somente aos sábados e retornando aos dias de semana a partir de 1999. Foram exibidos apenas 60 episódios da série original dublados pelo extinto estúdio Gota Mágica. Em 2002, a Rede Globo, que já exibia Dragon Ball Z desde 2001, comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo.

Son Goku é um garotinho ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si. Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco. Ele mora na Montanha Paozu e lá foi criado pelo velho Son Gohan, a quem ele chama de avô, que o ensinou artes marciais. Numa noite, Son Gohan foi morto por um monstro misterioso e Goku passa a viver sozinho.

A história começa quando ele conhece Bulma (se quiser saber mais detalhes sobre ela, não deixe de ler o especial de dia das mães do relembrando animes), uma garota muito aventureira, herdeira da corporação Cápsula. Ela estava atrás das Dragon Balls (esferas do dragão) atraída pela lenda que rodeia estas esferas, a história de um dragão (Shenlong) que vive fechado nelas e que concede qualquer desejo a quem conseguir reunir as 7 esferas do dragão, então ela pede que Goku seja seu guarda costas e os dois partem juntos nessa aventura. Mas Bulma não é a única que deseja encontrar as Dragon Balls, Pilaf (um ridículo e atrapalhado rei de um reino solitário) ajudado por seus serventes May e Shall (garota e cão ninja respectivamente), tentará por todos os meios pegá-las.

Nesta corrida para encontrar e reunir as esferas, Bulma e Goku vão conhecendo uma série de curiosos personagens que participarão ativamente de suas vidas e amigos que eles levaram para vida toda.

Akira Toriyama criou Dragon Ball com inspiração no romance mitológico Chinês, Jornada ao Oeste (Saiyúki) que conta a história de Sun Wukong (o Rei Macaco), em busca das escrituras sagradas do budismo.  A partir disso Toriyama foi capaz de criar um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, aventuras incríveis, dragões, máquinas futurísticas, alienígenas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse.

Dragon Ball é uma das séries de anime e mangá mais populares e influentes de todos os tempos. A obra é considerada uma das principais razões para a existência daquela que é chamada de “Era de Ouro da Jump”, o período entre meados dos anos 1980 e meados dos anos 1990, quando a circulação da revista estava em seu auge. A série é largamente considerada uma das maiores já feitas e inspirou muitos artistas japoneses. No ano de 2012, em pesquisa conduzida pela Oricon, a série foi considerada o anime/mangá de maior sucesso mundial. Diversas empresas desenvolveram vários tipos de produtos baseados na série, incluindo filmes, tanto animados como em live-action, cartas colecionáveis, os mais variados tipos de brinquedos, além de coleções de trilhas sonoras e uma grande quantidade de jogos de videogame.

Acho que não preciso comentar muito sobre Dragon Ball, todos sabem seu valor e sua importância. É uma história divertida, cheia de emoções, fantasia, lutas espetaculares. Impossível não se apaixonar por esse incrível universo criado por Toriyama. Eu tive a sorte de poder assistir a primeira vez que passou aqui no Brasil nas manhãs do SBT e era um dos animes que eu acordava super cedo no sábado para poder assistir, cheia de ansiedade a espera de cada novo episódio.

Eu gosto de encerrar com as aberturas dos animes e com Dragon Ball não poderia ser diferente… Deixo a abertura original do sbt para vocês e o encerramento do cartoon network: