Rebobinando – X-Men 2 (2003)

X-Men 2 (2003)

Yoooooooo mutantes espalhados pelo multiverso!

Mais um rebobinando chegando na parada! E nesta segunda vamos falar sobre um dos melhores filmes do universo mutante feito até hoje. E não apenas pela cena de abertura com o show do Noturno em plena Casa Branca, mas sim, pelo conjunto da obra. Foi o auge de Bryan Singer e o filme marcou a história das adaptações de quadrinhos pois nos deu uma amostra de um filme denso, complexo, porém, divertido.

X-Men 2 (no original, X2), foi lançado em 2003, baseado no grupo homônimo da Marvel Comics. Dirigido por Bryan Singer, é o segundo filme da franquia X-Men. É estrelado por Hugh Jackman, Halle Berry, Famke Janssen, James Marsden, Alan Cumming, Anna Paquin, Rebecca Romijn, Brian Cox, Ian McKellen e Patrick Stewart. O enredo é, em grande parte, inspirado na graphic novel God Loves, Man Kills, (Deus Ama, Homem Mata), introduz também os X-Men e seus inimigos, a Irmandade de Mutantes, contra o coronel genocida William Stryker. Este lidera um assalto a escola do Professor Xavier para construir sua própria versão de rastreamento de mutantes, o Cérebro, a fim de destruir todos os mutantes da Terra.

X2 foi lançado nos Estados Unidos em 2 de maio de 2003 e se tornou um sucesso de público e crítica, recebendo oito indicações ao Saturn Awards e arrecadando cerca de 407 milhões de dólares em todo o mundo.

X-Men 2 (2003)

Na trama, em plena Casa Branca, uma lavagem cerebral teletransporta o mutante Noturno que tenta assassinar o presidente dos Estados Unidos, mas falha e escapa, deixando um bilhete exigindo “Liberdade mutante agora.” No Lago Alkali, nas Montanhas Rochosas Canadenses, o membro do X-Men, Wolverine, encontra nada da base militar do filme anterior. Ele volta para a escola do Professor Xavier para mutantes, enquanto seus companheiros de equipe Tempestade e Jean Grey encontram Noturno com a ajuda de Xavier e a máquina “Cérebro”.

Xavier e Ciclope visitam Magneto em sua cela, perguntando sobre a tentativa de assassinato. Xavier descobre que um agente do secreto do governo, William Stryker, foi extrair informações de Magneto através de lavagem cerebral usando uma droga injetável. Stryker e sua assistente Yuriko Oyama capturam Ciclope e Xavier e invadem a escola para mutantes. Wolverine mata muitos dos homens de Stryker, enquanto Colossus, Vampira, Homem de Gelo, Pyro, e a maioria dos estudantes escapam através de túneis escondidos. Wolverine confronta Stryker, que deixa de lançar luz sobre o passado de Wolverine. Homem de Gelo com a ajuda de Wolverine consegue escapar, mas os soldados de Stryker têm sucesso ao sedarem seis estudantes e invadem o Cérebro.

X-Men 2 (2003)

Personificando o senador Robert Kelly e Yuriko, Mística consegue informações sobre a prisão de Magneto e ajuda ele em sua fuga, descobrindo os planos de outro Cérebro. Wolverine, Vampira, Homem de Gelo, e Pyro visitam os pais de Homem de Gelo em Boston. Respondendo a uma chamada de emergência do irmão de Bobby, Ronny; o Departamento de Polícia de Boston chega bem quando o grupo está saindo. Pyro usa seu poder de projeção de fogo para afastar os policiais, e Vampira o detém quando ele começa a atacar selvagemente.

O X-Jet chega para buscá-los, e é alvejado por dois caças da Força Aérea. Eles são atingidos por um míssil, mas Magneto evita que o jato caia no solo. A equipe X-Men se une com Magneto e Mística para impedir Stryker. Em seu acampamento, Lensherr informa-lhes que Stryker orquestrou o ataque ao presidente para fornecer uma justificativa para invadir a escola de Xavier, a fim de roubar peças do Cérebro; ele planeja se conectar a um segundo Cérebro reconstruído em uma base secreta. Jean lê a mente de Noturno e determina que a base de Stryker está dentro da barragem no Lago Alkali.

Mistérios e planos são desvendados até o grande palco no final do filme onde várias batalhas são travadas até o último e supremo sacrifício que nos ajeita um belo palco que seria bem explorado no terceiro filme. Seria… Se Singer continuasse no comando da franquia. Porém, Singer errou em querer fazer Superman: O Retorno e a Fox errou em querer se apressar e fazer aquela confusão de X-Men: O Confronto Final em que foi apagado da existência em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

X-Men 2 teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 222 revisões o filme alcançou uma classificação de 87% no Rotten Tomatoes. No Metacritic alcançou uma pontuação média de 68/100 a partir de 38 comentários. Roger Ebert ficou impressionado como Singer foi capaz de lidar com tantos personagens em um filme, mas sentiu que “a história não fez jus ao seu potencial”. Além disso, Ebert escreveu que o encerramento do filme foi perfeito para uma prestação futura, dando a X2 três de quatro estrelas.

Este belo filme merece ser relembrado, pois por muito tempo foi indicado como um dos melhores filmes adaptados de quadrinhos que já foram feitos e continuou abrindo caminho para grandes outras obras que viriam depois. Mas e pra voce? Que nota merece X-Men 2?

Reação
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
COMPARTILHAR
Fundador - CEO - Designer - Líder da casa Mundo Hype! Desenvolvedor Front End, Designer e Fotógrafo. Apaixonado por cinema, viciado em séries e colecionador de HQs. Super-Heróis favoritos: Iron Man e Spider-Man.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here