Rebobinando — Star Wars Episódio V – O Império Contra-Ataca

“Luke, Eu Sou Seu Pai!”

E vamos continuando o nosso esquenta ate o Episódio VII – O Despertar da Força, relembrando mais um grande filme que por muitos é um dos melhores filmes da saga, quiçá o melhor! Se voce ainda não conferiu os outros episódios da retrospectiva, comece clicando aqui

Em um dos filmes com uma das maiores reviravoltas da história do cinema, podemos ver o marco do que poderíamos esperar também em outros filmes de ficção científica por aí… Com uma estória menos aventureira, mais densa, mais tensa e que, mesmo assim, nos diverte e nos leva para um episódio VI com muitas expectativas. 

Aqui, vemos um Império bem irado com a derrota de sua arma suprema Estrela da Morte, caçando a nova base da Aliança Rebelde que está em Hoth, um planeta gelado com alienígenas que parecem o pé grande, mas com uma frota poderosa que está esperando a oportunidade de se fortalecer ainda mais para atacar a legião de Stormtroopers comandados por Darth Vader e o Imperador Palpatine.

Star Wars Episódio V - O Império Contra-Ataca

O começo do filme nos mostra uma sonda imperial somada pela percepção da força de Darth Vader, conseguindo descobrir o paradeiro da base da Aliança Rebelde. Vemos também Luke à deriva em Hoth, sendo quase morto por um ataque de uma raça nativa, escapando por um triz e utilizando a força. Porém, quando escapa da caverna, ele quase acaba sendo morto novamente pelo frio, em seguida, sendo salvo pelo ex-contrabandista Han Solo. 

Apesar disso, o mesmo Han Solo ainda espera escapar dessa guerra para pagar Jabba, O Hutt. Mas antes que ele pudesse pensar nisso, vemos uma imensa batalha sendo travada enquanto os rebeldes fogem e, ao mesmo tempo, enfrentam a tropa imperial. E estes imperiais vem com AT-AT’s e caças enquanto os rebeldes tentam bolar planos mirabolantes para poderem vencer esta leva de atacantes repressores. 

Mas fiquem tranquilos… Pois a batalha é tensa e cheia de baixas, mas todos escapam para lutar um outro dia… Mesmo com Vader estando numa fase implacável e se demonstrando extremamente inteligente. 

Star Wars Episódio V - O Império Contra-Ataca

Na fuga, Luke vai para Dagobah, seguindo uma visão que recebeu através da força de seu antigo mentor, Obi-Wan Kenobi. Ele se encontra com um estranho antigo mestre jedi, chamado Yoda que, depois de sua “comida boa”, concorda em instruir o jovem padawan que estava sem mestre. Logo, um longo e difícil tutelado vindo de Yoda para Luke se inicia, tudo isso demonstrando o quanto ele ainda não sabia de nada sobre a força. 

Enquanto isso, Han Solo – em companhia de Leia, Chewie e os droides – passam por maus bocados para escapar do Império. Logo depois disso, Han decide levar todos até um amigo do passado, o antigo dono da Millenium Falcon, Lando Calrissian, que está em Despin, a Cidade das Nuvens.

Star Wars Episódio V - O Império Contra-Ataca

Mas o planeta Despin esconde muitos segredos e muita coisa tem que ser explicada. Fora que Luke confronta a si mesmo em Dagobah, um lugar onde ele aprende lições de vida que vão segui-lo pelo resto de sua vida. E o destino de Han Solo fica incerto, enquanto o futuro de Luke muda completamente depois da revelação de Darth Vader, num confronto épico em Despin. 

Esse filme foi demais porque nada dava certo para o lado dos mocinhos. O Império apertou as mãos sobre o pescoço da Aliança Rebelde de uma maneira que foi quase impossível sair deste aperto. Não tem como assistir e não ficar curioso e apreensivo pelo próximo filme, que nos traz “O Retorno de Jedi”…