Rebobinando – Matrix (1999)

Fala pessoal, como estão? Hoje farei minha estréia na coluna Rebobinando com o clássico e ulta badass filme Matrix!


Matrix foi lançado em 31 de março de 1999 no EUA, chegando nos demais países nos meses seguintes. Dirigido pelos renomeados Irmãos Wachowski ( Andrew Paul Wachowski e Lana Wachowski ), estrelado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Gloria Foster, Joe Pantoliano, Marcus Chong, Julian Arahanga, Matt Doran, Belinda McClory e Ray Anthony Parker.

Thomas A. Anderson é um simples programador de computador, que mora num cubículo escuro e tem sofrido por dias a falta de sono devido a um pesadelo um tanto estranho que o tem atormentado. Nesses pesadelos, Anderson se vê conectado a diversos cabos contra sua vontade, e toda vez que o eletrodo estão prestes a entrar em seu cérebro, ele acorda. Em um dos dias que ele teve esse pesadelo, Anderson acordou e no mesmo instante, uma mensagem em seu computador apareceu, dizendo o para seguir o coelho branco. Ele sem entender nada apenas ignorou a mensagem, mas segundos depois, alguém bate em sua porta e a mensagem faz sentido quando ele vê quem era. Sendo convidado para ir em uma festa, a curiosidade por traz da mensagem em seu computador o tomou, levando ele para um lugar totalmente desconhecido. Na festa, Anderson encontra Trinity, uma das mulheres procuradas e julgadas como terroristas, e ela o seduz, dizendo que seria bom eles se reencontrarem outra vez.
No dia seguinte em seu trabalho, Anderson recebe um pacote misterioso que contem um celular, que no exato momento, toca. Era Morpheus, outro procurado e julgado como um temível terrorista, que começa a orientar Anderson para fugir dos agentes que vieram atras dele a respeito do que ele sabe sobre Morpheus e Trinity. Anderson fracassa em fugir e é capturado pelos agentes, onde colocam uma especie de robô em seu organismo. Logo depois Anderson acorda em seu apartamento achando que toda essa parte irracional e louca fosse outro sonho bizarro.

Anderson durante uma chuva é abordado por Trinity e outros membros, eles retiram o suposto robô e o levam para Morpheus. No local do encontro, Morpheus explica através de simbolismo e citações o que é a realidade, e pede para se Anderson para que escolha entre a verdade ou esquecer tudo o que tem acontecido com ele, e é nesse momento que chegamos numa das cenas mais famosas das telonas.

Ao escolher a verdade, Anderson começa a ter efeitos colaterais, e é assim que descobrimos toda a história do filme. Anderson acha que vive em 1999, mas na realidade, o ano e o século são outros. Num futuro próximo, a inteligencia artificial que o homem cria acaba se revoltando contra a humanidade e os escravizando, usando seus corpos como uma fonte sustentável de energia. Morpheus e outros, foram libertados dessa ” realidade virtual “, que eles batizaram como Matrix.
E a partir dai todo o drama do filme e cenas épicas de artes marciais começam a desenrolar, fazendo com que Anderson se mostre ser o famoso escolhido conhecido como Neo de uma profecia feita pela Oraculo.

Matrix teve quatro indicações ao Oscar, nos quais venceu as quatro:

  • Oscar de Melhores Efeitos Visuais;
  • Oscar de Melhor Edição
  • Oscar de Melhor Edição de Som;
  • Oscar de Melhor Mixagem de Som.

O filme teve continuação, sendo ao todo uma trilogia! É um filme incrível, que te prende na historia do inicio ao fim, contendo bons atores e feitos! É digno de estar no Rebobinando e de ser lembrado por muitos anos!