Perfil Animação | Quem lembra de Sawamu – O Demolidor?

A animação japonesa se tornou atualmente um dos maiores produtos de exportação do país do sol nascente, com diversas obras lançadas para um público cada vez maior. E tudo começou nos anos 1910, quando se realizou o primeiro anime, mas o conceito que temos hoje foi formado em 1948 quando o estúdio Toei Animation foi fundado, dando o inicio a competitiva indústria de anime. Nomes como Osamu Tezuka, Hayao Miyazaki, Eiichiro Oda, Masami KurumadaIsao Takahata, Yōichi Kotabe, entre outros, fizeram parte do estúdio.

A TV brasileira começou a importar nos anos 1960 diversos animes, entre os quais Sawawu, o Demolidor, um anime que passou em nossa Televisão no final dos anos 1970, começo de 80. No original Kick no Oni ( キックの鬼ーKikku no Oni) foi baseado num mangá, publicado entre 1969 e 1971 na Shonen Gaho, uma das principais publicações para garotos antes da geração Shonen Jump. Escrito por Ikki Kajiwara e ilustrado por Kentaro Nakajou, esses quadrinhos foram compilados em vários formatos e por outras editoras, o que sempre manteve o título atual e acessível ao público japonês.

A história do mangá trata da vida do kickboxer Tadashi Sawamura, um atleta muito popular na Terra do Sol Nascente nos anos 60 e que logo ganhou pela Toei Animation uma animação criada por Daiji Kazumine e Kentaro Nakajiro, com 26 episódios de 30 minutos cada e foi exibida pela TV Record e Gazeta por aqui em 1983.

O herói real

O sino-japonês Tadashi Sawamura nasceu em 1943, entrou no esporte pelo rugby universitário e logo seguiu ao Karatê, onde desenvolveu uma fenomenal técnica de luta que o deixou arrogante por demais; até que conheceu Osamu Nobuchi, um ex-karateca, empresário e promotor de boxe, que promoveu uma luta entre entre ele e um campeão de muay thai. Sawamura foi derrotado fácil, fácil e a experiência dolorosa fez que seu orgulho cair por terra. E inicia seu aprendizado do muay thai e se tornando ao longo de uma década o mais famoso lutador de kick-boxing do Japão. Uma fama que conquistou tornando o esporte popular em seu país ante o tradicionalismo de modalidades como o sumô, judô, kendô e o karatê, além de o levar à série de animação e a participar de vários programas da TV brasileira, como Ultraman no início dos anos de 1970.

0 anime

A estória tanto do mangá como do anime assemelha-se à realidade, mas com a diferença do nome do protagonista, Tadashi Sawamu, e outros aspectos. Sawawu era um carateca bem presunçoso que dizia que era o melhor lutador de todos e tinha o mais eficiente estilo de luta. Até ser confrontado por um promotor de lutas que o desafiou a um confronto com um lutador de muay thai. Sawawu aceita o desafio e vence o lutador tailandês com certa dificuldade. Entretanto o oponente não era profissionalizado e ao saber procura enfrentar logo o campeão da modalidade. Foi um massacre, como foi na vida real, porém aqui Sawawu foi internado em estado grave, derrotado tanto fisicamente como espiritualmente. E ao se recuperar, reflete sobre o acontecido e inicia seu aprendizado naquele novo estilo de luta, enfrentando as criticas de seus colegas nacionalistas e participando dos circuitos de luta tailandeses, para formar a mescla do muay thai com o karatê, o kick-boxing.

No Brasil

Em nosso país, o anime fez sucesso desde sua primeira exibição na metade dos anos 1970 e durante os anos 1980, com o nome alterado de Sawamura para Sawamu, ganhando o subtítulo de “O Demolidor”. A TV Record foi a primeira a exibir de 1976 a 1978, sempre no horário das 18 horas e em 1979 passou para a TV Gazeta, mas ficou poucos meses no are voltando à Record (1983-1984) para depois desaparecer.

Página do mangá.

A animação ou melhor o anime apresentou o Muay Thai (chamado, na época, de boxe tailandês) para nós brasileiros e trouxe o dia-a-dia de seu protagonista, com seus treinos, entre vitórias e derrotas e seus problemas pessoais. Mas o que mais marcou era a versão da canção original, como podemos ver neste artigo, a versão brasileira tem uma letra e uma melodia bem melhor que a japonesa.

 

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here