Panorama Nona Arte 2019 – Quadrinhos Impossíveis

Acontece de hoje, dia 12 ao dia 16 de novembro o Panorama Nona Arte 2019 – Quadrinhos Impossíveis, com debates, feira de quadrinhos e oficinas, acontece na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, reunindo alguns dos nomes mais importantes das Histórias em Quadrinhos do país.

A proposta é dar visibilidade à produção nacional com foco no trabalho mais autoral e artístico. Para isso, a curadoria apresenta um painel mais amplo da linguagem das HQs como uma expressão artística, em um grande evento dessa arte reconhecida mundialmente, marcada pela diversidade de técnicas, estilos, formatos e abrangência de públicos de todas as idades.

O Panorama Nona Arte tem o cearense Weaver Lima e o gaúcho Fabio Zimbres como curadores, artistas visuais, pesquisadores e autores de HQs atentos à produção contemporânea. Junto a eles soma-se a curadoria adjunta da arte educadora Mariana Moysés, editora do Fanzine Falafel. A arte do evento é assinada por Alberto Monteiro (RJ), autor vanguardista de HQs e criador do fanzine AntiUsual. A organização é feita pela Monstra

PROGRAMAÇÃO
==============

TER e QUA, 12 e 13 NOV – 14:00 às 20:00
Local: Sala de Oficina

OFICINAS

QUADRINHOS INDEPENDENTES: DA CONCEPÇÃO À IMPRESSÃO
Facilitadores: Iuri Casaes e Germano Patel (Oficina do Prelo)
A oficina trabalha a linguagem das histórias em quadrinhos com foco na auto publicação, visando um primeiro passo para a autonomia editorial. O resultado é uma publicação coletiva com narrativas de todos os participantes que será lançada no dia 16 de novembro na feira de quadrinhos do evento.

QUI, 14 de NOV – 14:00 às 20:00
Local: Cinema 1

DEBATES

14:00 às 15:45
JE SUIS LE MEME com Daniel Lafayette (RJ) e Arnaldo Branco (RJ) Criando para redes sociais: dois autores conhecidos pela produção para a web discutem as idiossincrasias desse meio, como fazer graça nas redes e sobreviver a isso.

16:00 às 17:45
VOADORES NÃO IDENTIFICADOS
com Diego Gerlach (RS) e Paula Puiupo (SP)
Novas experiências em quadrinhos: uma nova geração de quadrinistas busca explorar os quadrinhos de uma maneira pessoal revitalizando convenções e inventando maneiras de falar do mundo atual.

18:00 às 20:00
OTA: ESSA É A SUA VIDA
com OTA (RJ) e Ana Simonaci (RJ)
Vida e obra do quadrinista e editor Otacílio d’Assunção, o OTA.

———————————————

SEX, 15 de NOV – 14:00 às 20:00
Local: Cinema 1

DEBATES

14:00 às 15:45
QUADRINHOS EM REVISTA com Dani Utescher (SP) e André Dahmer (RJ)
Um panorama da produção nacional através de dois projetos de publicação em quadrinhos: Coleção Ugritos e Revista Expressa.

16:00 às 17:45
NÃO FICÇÃO
Allan Sieber (RS/RJ), Sirlene Barbosa e João Pinheiro (SP)
Aventura, ficção e humor já são bastante reconhecidos como ingredientes das histórias em quadrinhos, mas outra produção, baseada em fatos reais e histórias pessoais, ganha cada vez mais destaque.

18:00 às 20:00
BRASIL NOS QUADRINHOS
Aline Lemos (BH) e André Toral (SP)
Quadrinhos que apresentam aspectos da cultura brasileira se utilizando de referências históricas e geográficas para revelar as particularidades de um país marcado pela diversidade.

———————————————

SAB, 16 de NOV – 14:00 às 20:00
Local: Foyer

FEIRA DE QUADRINHOS
Feira de quadrinhos com artistas, coletivos, e editoras independentes, locais e nacionais.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here