Oscar 2020, Novos Tempos?

A temporada de premiação do cinema Americano promete ser bem agitada daqui até a entrega do Oscar em fevereiro de 2020.

Começaram os festivais mais importantes do mundo agora neste semestre.

Parasite - vencedor de melhor filme de Cannes
Parasite – vencedor de melhor filme de Cannes

Dor e Gloria - Melhor Ator Antonio Banderas em Cannes 2019
Dor e Gloria – Melhor Ator Antonio Banderas em Cannes 2019

O primeiro foi Cannes, que coroou o filme coreano Parasite junto com o Brasileiro Bacurau como melhor filme e premio do Juri.  E ainda o grande Antonio Banderas como melhor ator por Dor e Gloria, o ultimo filme de Pedro Almodóvar.

Parasite já foi escolhido pela Coreia do Sul para ser o filme a representar o país no Oscar de filme estrangeiro.  Dor e Gloria de Pedro Almodôvar foi a escolha da Espanha.

Bacurau - Premio do Juri em Cannes 2019
Bacurau – Premio do Juri em Cannes 2019

Bacurau, infelizmente não foi o escolhido para representar o Brasil o que geraria um bom embate nesta categoria do Oscar, mas quem  já assistiu ao filme sabe que por muitos motivos esta realmente não teria sido a melhor escolha.

Mas a intenção deste artigo não é falar sobre filmes de arte, mas sim sobre o cinema popular que é o que realmente atinge o grande público, o que cria o nosso Mundo Hype e que este ano vem sofrendo uma grande alteração em sua tão batida e conhecida dinâmica.

E por que digo isso?

Sigamos em frente e lhes mostrarei que existem sinais de mudanças sendo trazidos pelos ventos.

Continuando os festivais mundiais, depois do Festival de Cannes tivemos o Festival de Veneza, famoso por acompanhar Cannes e Berlim na coroação de filmes de arte.

Coringa - Melhor Filme do Festival de Veneza 2019
Coringa – Melhor Filme do Festival de Veneza 2019

Porém a grande surpresa deste ano foi que o vencedor de Veneza foi um filme da DC Comics. Ok, não é um típico filme da DC, nem um típico filme de heróis, mas é o mega esperado Coringa, que com certeza já seria um dos grandes Blockbusters deste ano.

E assim, já pelas reações da critica do Festival, já parece barbada a presença de Coringa no Oscar 2020 nas categorias de filme, direção, ator e quem sabe até roteiro.

Uma mudança cultural?

A critica está ficando mais jovem?

Talento não tem idade?

Não sei a resposta, mas achei um ponto muito interessante e me fez vir aqui escrever este texto.

Continuando a saga dos festivais, começaram agora os festivais onde realmente começam a despontar os filmes favoritos as maiores premiações americanas como Sindicatos, Globo de Ouro e o Oscar.

O primeiro grande festival foi o de Telluride, realizado no Colorado, nos Estados Unidos, que levantou a lebre para duas grandes atuações impensáveis em nosso mundo pop:

Adam Sandler cotado ao Oscar 2020?
Adam Sandler cotado ao Oscar 2020?

Renee Zellweger - Cotada ao Oscar 2020?
Renee Zellweger – Cotada ao Oscar 2020?

Adam Sandler, por seu papel no filme Uncut Gems e a eterna Bridget Jones, Renee Zellweger que só vinha sendo comentada por suas ultimas plásticas, mas que vem despontando como a grande favorita ao premio de melhor atriz de 2020 por sua composição de Judy Garland, no filme Judy.

Dois Papas - Filme Neflix de Fernando Meirelles
Dois Papas – Filme Neflix de Fernando Meirelles no Oscar 2020?

História de Um Casamento - Mais um filme Netflix
História de Um Casamento – Mais um filme Netflix no Oscar 2020?

Além disso outros dois filmes que foram muito bem comentados no Festival foram Dois Papas, com direção de nosso Fernando Meirelles, e com Anthony Hopkins no papel de Bento XVI e Jonathan Pryce no papel de Jorge Mario Bergoglio, ou o futuro Papa Francisco. E Historia de Um Casamento, de Noah Baumbach ja indicado ao Oscar e com Adrian Drive e Scarlet Johansson.  Ambos filmes da Netflix.

 

O Irlandês - Scorcese na Netflix
O Irlandês – Scorcese na Netflix

E isso que ainda não estreou O Irlandes, o grande filme da Netflix deste ano, dirigido por Martin Scorcese com Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Este ano tivemos Roma chegando no Oscar. Mas em 2020 parece que a Netflix quer aumentar sua participação. Polêmica ou não?

Sendo assim, só posso concluir que a festa do Oscar de 2020 tem tudo para ser um evento completamente diferente, não acham???

Esta semana começou o Festival de Toronto, que é o grande termômetro para as premiações.

 

Jojo Rabbit
Jojo Rabbit

Entre Facas e Segredos
Entre Facas e Segredos

Ford Vs Ferrrari
Ford Vs Ferrrari

O Farol
O Farol

Ali serão apresentados todos os filmes citados acima, além dos novos filmes Jojo Rabbit de Taika Waititi (Diretor de Thor Ragnarok) , Entre Facas e Segredos , sátira a filmes de Agatha Christie com um elenco sensacional que vai de Jamie Lee Curtis a Chris Evans, e dirigido por Ryan Johnson (Diretor de Star Wars – Os Últimos Jedi) , Ford Vs Ferrari com os oscarizaveis Christian Bale e Matt Damon e dirigido por James Mangold (Diretor de Logan)  e O Farol, produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira com Robert Pattinson e Willian Dafoe e dirigido por Robert Eggers (Diretor de A Bruxa).

E vocês, então estão curiosos como eu para ver este novo cenário?

Já imaginaram a escolha de melhor ator entre Joaquim Phoenix, Adam Sandler, Antônio Banderas, Robert Pattinson e Robert De Niro?

No mínimo diferente.

Comecem suas apostas.

E deixem suas opiniões e impressões nos comentários.

Você curte estes ares de renovação ou acha que não existem mais De Niro e Streeps por ai??

Vamos conversar nos comentários e não deixe de nos seguir aqui no Mundo Hype, que vamos lhe manter informados sobre estas novidades.

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here