Top 10 Curiosidades | Machado de Assis

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje trouxe para você curiosidades sobre um dos maiores escritores brasileiros: Machado de AssisJoaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839 no Rio de Janeiro, e morreu em 1908. O escritor é considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura brasileira, escrevendo em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Suas obras até hoje fazem sucesso, principalmente Dom Casmurro, onde os fãs ainda discutem: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Campanha resgata imagem de Machado de Assis como negro - Revista ...

1- O avô de Machado de Assis foi escravo em uma chácara no morro do Livramento, no Rio de Janeiro, onde o escritor nasceu e foi batizado pela dona da casa, Maria José de Mendonça Barroso. Aliás, foi lá que ele aprendeu a ler.

2- O escritor era fluente em francês, língua que aprendeu com um padeiro. O alemão e o inglês Machado aprendeu estudando sozinho.

3- Machado de Assis foi responsável por uma das primeiras traduções do conto O Corvo, de Edgar Allan Poe. O autor brasileiro falava francês — alguns acreditam que ele aprendeu a língua com um padeiro — e também traduziu Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo.

4- Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Modesto, ocupou a cadeira número 23. Como patrono da cadeira número 1, a Academia escolheu José de Alencar.

Imagem de Academia Brasileira de Letras

5- Numa época em que a moeda nacional se desvalorizava com muita velocidade, a imagem do autor ilustrou uma cédula. A imagem de Machado de Assis foi estampada na cédula de mil cruzados, que circulou entre 1987 e 1990.

6- Foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho. O apelido, entretanto, só pegou quando o poeta Carlos Drummond de Andrade fez o poema A um bruxo, com amor, que reverencia o escritor.

7- O autor era enxadrista e participou do primeiro campeonato brasileiro do esporte mental, ficando em terceiro lugar. As peças que utilizou estão expostas até hoje na Academia Brasileira de Letras.

8- Machado de Assis utilizou 21 pseudônimos ao longo da carreira. Na revista A Semana Ilustrada, usava o pseudônimo de Dr. Semana.

Badaladas Dr. semana, por Machado Assis - Alameda Casa Editorial

9- Machado de Assis tinha epilepsia e era gago.

Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis

10- Ele foi casado por 35 anos com Carolina Machado, que era quatro anos mais velha, mas não tiveram filhos. Alguns especialistas dizem que Carolina era muito inteligente e ajudava na revisão dos textos. Com a morte da mulher, Machado entrou em profunda depressão e escreveu para o amigo Joaquim Nabuco: “Foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo”.

Gostaram? Em breve trarei mais curiosidades para vocês!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

“TOP FIVE DA NOVA” – EDIÇÃO Nº 7 – ESPECIAL “GUERRA DOS REINOS”

Boa noite aos amigos do "Mundo Hype" !!! Após pensar muito sobre algo novo e que chamasse o nosso público para participar, resolvemos trazer de...

Perfil Animação | Quem lembra de D’Artagnan e os Três Mosqueteiros?

Todos corajosos, sim, Os famosos mosqueteiros Os perigos a enfrentar E ajudar terceiros Mil donzelas a salvar Os três mosqueteiros Contra o mal sempre a lutar E ao fraco ajudar E nas...

Top 10 Curiosidades | Lucifer

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje trouxe para vocês mais 10 curiosidades, dessa vez sobre a série Lucifer, uma das minhas favoritas do momento....

Emulando | Streets of Rage 4

As ruas estão novamente cheias de fúria. A lendária série 'briga de rua' (beat 'em up) Street of Rage retorna em um novo jogo...