O que são doramas e porque assisti-los?

E aí galera? 
Alguém aqui já ouviu falar em doramas? Alguns não e talvez já, e os que ouviram podem não ter entendido muito o que era. Muita gente me pergunta o que é, por justamente eu gostar muito. 
Basicamente a definição de dorama é: um gênero de novela oriental, pois a própria palavra dorama vem do inglês, drama, que significa novela. Mas quando pensar em novela, não vá logo julgando que é igual as novelas brasileiras pois você vai estar muito enganado no seu julgamento precipitado ok? Pois o conceito de novela oriental é bem diferente do que o brasileiro. Se você já viu animes ou leu mangás, isso pode te dar uma ligeira noção do que são os doramas. Porém, elas tem sub-divisões, são eles: japoneses (J-Drama), chineses (C-Drama), coreanos (K-Drama), taiwanes (Tw-Drama), tailandês (Lakorns) e os live action (que são os dramas baseados em mangás ou animes). 
O que também diferencia os doramas são as quantidades de episódios. Alguns são mini-dramas que pode ter dois, cinco ou dez episódios. Já os dramas normais tem uma média que varia entre dezesseis ou vinte dois episódios, mas isso não quer dizer que não passem disso. Porque já vi dois doramas coreanos um com 35 e outro com 51 episódios. E até mesmo alguns doramas chineses ou taiwaneses chegam a ter cem episódios. Então isso é bem relativo.
Outra coisa legal de mostrar para vocês é que o cantor Psy hoje em dia é muito conhecido por causa da música Oppa Gangman Style e para quem não sabe, ele é um cantor coreano. E antes mesmo desse cantor ser muito conhecido aqui, a Onda Hallyu (ou a Onda Coreana) já existia aqui no Brasil e principalmente na América do Norte. Por exemplo, a cultura coreana chegou aqui porque os Bolivianos já assistem e traduzem os doramas na rede televisiva deles. Esse fato eu descobri quando estive na Argentina no final de 2011 e presenciei uma menina assistindo uma “novela” coreana na TV do estabelecimento que era dona. Eu fiquei simplesmente pasma com isso! E desde então descobri essa belezura de cultura da qual sou suspeita de falar, pois amo muito!
Geralmente eu costumo dizer que doramas é como filmes, tem para todos os gostos. Ação, aventura, romance, comédia, investigação, suspense, terror, e por aí vai. Eu sempre prefiro os bem açucarados e até mesmo os que tenham lágrimas rolando. Mas as definições de gêneros e o que abrangem vou explicar numa próxima postagem, e vou introduzir algumas sugestões.
E ao contrário das novelas brasileiras que são apresentadas todos os dias, lá na Ásia os doramas tem dia e horário específico para cada drama (são muitas produções!). Alguns são exibidos duas vezes na semana, outros apenas uma vez.
Mas vou logo avisando, novelas brasileiras são previsíveis, no entanto dorama não. São imprevisíveis e te deixam com o coração na mão. Se você está acostumado com o bonzinho que se dá muito bem no final, e o vilão que morre, a mocinha que se casa e vivem juntos felizes para sempre, então você vai ter que procurar algo assim em outro lugar, porque não é assim que os roteiristas fazem nos dramas (e digo que muitas vezes quero matar cada um deles!), porém isso é bom também, porque se um personagem vai bem todo o tempo que graça há nisso? A questão é que o telespectador não sabe o que vai acontecer, é totalmente surpreendido e envolvido na trama. 
Então se você ainda não se convenceu de que deve dar uma oportunidade para assistir algum dorama vou citar apenas um Top 5:
  1. o valor que dão ao trabalho duro e como se empenham para chegar num objetivo;
  2. mulheres frágeis e homens super protetores, justamente porque na Ásia não há a ideia da mulher ser símbolo sexual como na nossa cultura;
  3. o amor sendo abordado com pureza, onde as pessoas realmente se amam pelo que são e não pela aparência física ou riqueza, e ama os defeitos e as qualidades do outro;
  4. as músicas (ost’s) são absurdamente lindas;
  5. as produções são muito parecidas com as de seriados americanos, ou seja, tem muita qualidade.

Depois desses pontos se você quiser matar sua curiosidade pode visitar dois sites muitos bons. O DramaFever e o Viki, ambos também tem aplicativos gratuitos para celular e tablet. E neles contem uma variedade de conteúdo do gênero doramático. E para quem não sabe ainda, no Netflix já tem alguns títulos disponíveis. São eles: Playfull Kiss e You’re Beautiful (Você é linda).

Até semana que vem!
Reação
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
COMPARTILHAR
Sou a romântica desse enorme Multiverso! Livros são minha eterna paixão, HQs entraram arrombando a porta do meu coração e estão me levando a uma alegre falência... como não se apaixonar pelo Batman ou não amar o Aquaman vulgo Jason Momoa. Este é o meu mundo! Seja bem vindo a ele!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here