O mundo das artes de Blue Period

Eu acredito que já escutamos em algum momento frases das nossas mães como “cuidado com as suas companhias” ou “esse(a) garoto(a) é problema”, e em Blue Period, o protagonista Yatora Yaguchi seria esse garoto.

Mas antes de continuar comentando sobre este anime, quero explicar em que categoria ele se enquadra. Slice of life é um tipo de anime que procura mostrar o cotidiano e o desenvolvimento pessoal dos protagonistas contando aprendizados durante diferentes estágios da vida, seja na fase adolescente ou adulta. Já os mangás Seinen, enquadram aqueles que mostram mais a visão masculina sobre determinadas situações. Assim, Blue Period é classificado nestes dois gêneros.

Neste contexto, conhecemos Yatora, um adolescente com boas notas, mas que durante as noites em Shibuya costuma beber e fumar para se divertir com os amigos. Ele não consegue ver muita perspectiva de ir para a universidade devido os pais não terem condições financeiras de paga-la, então a sua vida vai acontecendo sem sentido.

E é a partir desse ponto, no primeiro episódio, que começamos a receber as pequenas lições que este anime pode nos trazer. Após uma aula de artes, em que presta pouca atenção, Yatora tem que voltar a sala para buscar a carteira de cigarro que esqueceu, e assim encontra uma obra de arte pintada por uma aluna da escola. A arte captura a sua atenção e o faz refletir sobre o que realmente quer para a vida. E então começa a busca pelo tempo perdido para aprender mais e assim ingressar em uma das mais difíceis universidades de arte do Japão.

 

“Por que estudar artes se não temos condições de viver dela?” (Yatora)

 

“Quando pessoas dedicadas fazem o que gostam, tornam-se imbatíveis” (Professora Shoko Saeki)

 

 

O primeiro episódio de Blue Period estreou dia 9 de outubro na Netflix. O anime é baseado no mangá escrito e ilustrado por Tsubasa Yamaguchi, seriado pela Kodansha Monthly Afternoon e contém até o momento 11 volumes. O mangá ganhou em 2020 um dos principais prêmios da indústria de quadrinhos no Japão, Manga Taisho, porém, infelizmente ainda não é comercializado no Brasil. Ao contrário das outras séries do streaming, os episódios de Blue Period serão disponibilizados semanalmente.

Animados para essa adaptação? Eu estou!

Leia mais Notícias