Um dos mais cultuados escritores de fantasia de todos os tempos, J.R.R. Tolkien já tem sua obra distribuída pelo Brasil, os clássicos insuperáveis, O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Contos Inacabados que reúne vários textos e rascunhos editados pelo seu filho Christopher Tolkien, estão entre os mais lidos e disseminados nos últimos 20 anos no nosso país.

Agora chegou a vez da tradicional e uma das maiores editoras do mundo lançar a obra reformulada e com uma nova diagramação, será a HarperCollins que promete relançar o material clássico do mestre da Terra Média e mais alguns lançamentos e materiais inéditos no Brasil.

Segundo comunicado do diretor editorial, Omar de Souza, após uma extensa negociação com Christopher Tolkien, um dos títulos inéditos será A História da Terra Média, nunca lançada com tradução para nossa língua e composta de 12 volumes, título este que é um dos mais pedidos pelos fãs brasileiros de Tolkien.

“Em outros países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos” Diz omar

A extensa e demorada negociação para troca de editora no Brasil, que antes era publicado pela Martins Fontes, durou um ano, mais demorada ainda pelas exigências feitas pelos herdeiros de Tolkien que também acertaram uma nova tradução das obras, a compra dos direitos dos 12 volumes de A História da Terra Média todos de uma vez, encarecendo a negociação e procurando atender um dos quesitos mais importantes que seria os poemas na língua original junto com a tradução.

Um dos editores responsáveis das novas edições será Samuel Colto, gerente editorial da HarperCollins, que também declarou:

“Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico. Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho. Como editor, terei a oportunidade de dar ao Legendarium, e a outros títulos além da mitologia principal, o tratamento editorial esperado por fãs da obra como eu.”

Um dos títulos já confirmados pela editora é o recente Beren e Lúthien, lançado em junho de 2017 e estava sem previsão de chegar por aqui agora já temos a esperança de sair ainda este ano, previsto para novembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here