As caça-Fantasmas não será lançado na China

Quem os chineses vão chamar?

 

Fontes chinesas do The Hollywood Reporter dizem que o China Film Co., órgão responsável por autorizar ou não que filmes sejam lançados neste mercado, não autorizou o lançamento de As Caça-Fantasmas por lá. Aparentemente a justificativa vem do fato de que como o filme original não fez muito sucesso por lá não haveria motivos de lançar o reboot.

caça-fantasmas

Esta motivação encontra eco no fato de que apenas um pequeno número de filmes americanos estão autorizados a estrear por lá, logo há sim um sistema de escolhas para decidir se vale ou não a pena que uma destas vagas seja preenchida com determinado longa. Alguns filmes, para tentar driblar este entrave, vem fazendo co-produções com produtoras chinesas ou fazendo com que o país tenha uma importância grande na trama, é o caso de, por exemplo, Warcraft (cuja produtora, a Legendary, é comandada por um grupo chinês), Transformers 4 (que inclusive recebeu um reallity show para escolher atores de lá para participarem do filme) ou o recente Independence Day: O Ressuirgimento (que mostra a China como o grande parceiro dos Estados Unidos no sistema de defesa anti-ets).

 

Por ser, com tudo isso, o segundo maior mercado consumidor de filmes Hollywoodianos, atrás apenas do próprio Estados Unidos, é natural que cada vez mais estas táticas sejam usadas para aumentar a bilheteria. Filmes como Círculo de Fogo e O Exterminador do Futuro: Gêneses se salvaram de um flop violento graças a este mercado.

 

Outras teorias indicam entretanto que o real motivo da proibição seja por causa do tema de fantasmas, uma vez que o povo chinês está entre um dos mais supersticiosos do mundo. Esta justificativa teria impedido Piratas do Caribe: O Baú da Morte de estrear por lá. Se este for o caso é preciso respeitar a tradição de outros povos, mas eu tenho muito mais medo de um novo Transformers do que de um ectoplasma…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here