Livro celebra o heroísmo do pensamento e da vida de Alan Turing

Alan Turing (1912-1954), matemático e especialista em lógica, é considerado o inventor da informática e da inteligência artificial. Ele era também teórico de biologia e de filosofia: aliás, teve o mérito de estabelecer a relação entre a lógica e a biologia.

Em Turing, volume 29 da coleção Figuras do Saber, publicado pela editora Estação Liberdade, Jean Lassègue busca delinear o itinerário excepcional desse cientista que foi também um homem de ação: durante a Segunda Guerra Mundial, conseguiu decodificar as mensagens criptografadas pela máquina Enigma, enviadas por rádio de Berlim para os submarinos nazistas que faziam o bloqueio da Inglaterra; chegou a ser condecorado por ter contribuído para evitar a invasão nazista ao território britânico. Apesar da penúria que marcou o período posterior à guerra, ele concebeu o projeto do computador, tornando-o operacional antes do projeto norte-americano concorrente; desde 1945, ele acalentava a ideia de “construir um cérebro”.

Ao apresentar pela primeira vez o conjunto da obra de Turing, este livro visa levar a uma melhor compreensão do mundo da tecnociência em que vivemos atualmente, cuja emergência contou com a contribuição inestimável do cientista britânico.

Sobre o autor

Jean Lassègue, professor concursado de filosofia com doutorado em letras, é diretor de pesquisas no CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas) e membro do CREA (Centro de Pesquisas em Epistemologia Aplicada) da École Polytechnique francesa; busca apreender o alcance da informática no âmago da atual paisagem cultural.

Pontos de interesse

  • Turing ficou oculto da história das ciências por algum tempo (até por sua condenação pela Coroa inglesa, só perdoada postumamente, em 2013), mas atualmente vem sendo reconhecido como uma das mentes mais brilhantes do século XX.
  • O fascínio pelas ideias e pela vida de Alan Turing cresce desde o filme O jogo da imitação (2014), estimulado também pelo avanço da informática e dos usos e formas da inteligência artificial.
  • O livro de Lassègue é rico em referências e elucida questões-chave da obra de Turing, sempre situando essas ideias dentro de sua biografia, que permeia as páginas do livro.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet