Conheça e participe deste site que oferece webcomics nacionais e internacionais para leitura gratuita!

O mercado de quadrinhos independentes cresce a cada ano no país: Cada vez mais novos eventos, exposições e feiras apresentam artistas diretamente ao público interessado. Os quadrinhos estão na ponta da lança das diversas formas de financiamento coletivo no país, com grande número de projetos financiados. O público consumidor agora aponta às editoras os novos talentos e potenciais.

Nessa onda, surge o site colaborativo 99 Balões (99baloes.art.br) , com a proposta de disponibilizar aos artistas iniciantes um espaço para divulgação de seus trabalhos, bem como traduzir webcomics internacionais para o português, tornando-as acessíveis ao público lusófono.

O site é interessante para os artistas devido à conversão de público, uma vez que leitores vão de uma obra para a outra.

Os artistas

Ely Sena:

Ely é Mestre em Engenharia de Produção e em Piadas de Bar (não necessariamente nessa ordem). Participa do site com as tirinhas Bebendo Príncipe (baseada na obra de Saint Exupery) e Saidêra e Maiz Zuma.

Kimberley Fountain:

Kimberley Fountain é uma artista de quadrinhos de meio período que vive em Londres, no Reino Unido. Publica The Legendo f Val, onde o leitor pode perceber todo o seu humor inglês.

Luiz Andrade:

Cartunista colaborador em sites de humor e ilustrador no coletivo de artistas X-mao na cidade de Manaus desde 2010. No site estão disponíveis seus títulos The Man Comes Around (baseado na música homônima do cantor Johnny Cash) e a tirinha Meriadoc, o Fungo.

Kris Evans & Robert Herzig

Kris Evans tem uma boa experiência como escritor. Estudou roteiro na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), negociou dois roteiros e escreveu peças para a rádio BBC 4. Robert Herzig é um artista italiano com várias exposições realizadas em Londres e Tóquio. Ele é o ilustrador da graphic novel Angelskin publicada pela editora americana NBM. Foi aluno da Scuola del Fumetto di Milano na Itália.

Juntos publicam o título HIDDENFOLK.

Evaldo Vasconcelos

Roteirista, produtor cultural, pesquisador de história dos quadrinhos e idealizador do site. Seus títulos disponíveis são Nephilim, No Rastro do Eldorado, História de Manaus em Quadrinhos e Oportunidades em Rede.

Sarah Gabriela Farias

Ilustradora, estudante de design e produtora cultural. Sarah ilustra Nephilim, No Rastro do Eldorado, História de Manaus em Quadrinhos e Oportunidades em Rede.

Nephilim
Nephilim

Alberto Jean Fermin

Alberto é Relações Públicas, ilustrador, arte-finalista, dono do café-bar Jogo de Nós e cozinheiro. Alberto é arte-finalista da obra História de Manaus em Quadrinhos e em breve lançará uma tira de humor sobre culinária.

Shawn Lenore

Shawn Lenore vive nos arredores de Chicago, nos Estados Unidos, com seu cão e três gatos. Ela dedica a maioria do seu tempo à produção da sua webcomic How to be a Werewolf (Como ser um Lobisomen), disponível no site.

Isobel Kelly

Isobel (Issy para facilitar) é uma artista e escritora neozelandesa. Seu projeto atual é a webcomic: Thicker Than Blood. É sua primeira história em quadrinhos e está disponível no site.

Tradução

Por ter formato colaborativo, os próprios artistas e voluntários dividem as diversas tarefas e as despesas que as mídias digitais demandam (com objetivo de manter o site gratuito, sem cobranças ao usuário): identidade visual, divulgação, acompanhamento de acessos e traduções dos títulos estrangeiros.

No momento, 5 títulos estão sendo traduzidos e outros 3 estão em fase final de negociação de permissão de tradução, mas para continuar aumentando a quantidade de títulos traduzidos, o grupo procura voluntários, que serão creditados nas traduções.

99 Balões está no ar há um mês e já conta com 13 títulos, sendo 8 nacionais e 5 internacionais e está aberto a novos trabalhos. Interessados em colaborar e publicar suas obras podem entrar em contato pelo email strategoscultura @ gmail.com ou pelas redes sociais do site 99 Balões.

Facebook: 99 Balões – Twitter: @99baloes – Instagram: @99_baloes – Email: strategoscultura @ gmail.com

Fonte: Release de imprensa

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet