Confira a cobertura da 16ª edição da Jedicon São Paulo!

Mais um ano chega e mais uma vez é hora de se reunir para celebrarmos todo o sucesso do universo de Star Wars em nossas vidas! Nesta 16ª edição da Jedicon São Paulo, que ocorreu no último sábado (15), tivemos mais pessoas comparecendo e mais atrações durante o evento.

Desta vez, não tivemos uma fila gigantesca bem no começo do evento, mas não quer dizer que o público não compareceu em peso. Quando os números oficiais saírem, é bem provável que um novo recorde seja batido, e os painéis estavam em alta novamente.

Os painéis começaram às 11 horas, tivemos a organização do Conselho Jedi predizendo as atrações que teríamos no dia, logo depois de trazer um vídeo especial com destaque para as personagens Amidála (Episódios I, II e III), Leia Organa (Episódio IV, V, VI, VII e VIII), Rey (Episódios VII e VIII) e Jyn Erso (Rogue One: Uma História Star Wars), já dando o tom do que seria o evento, com grande destaque para as personagens femininas da franquia.

E claro, tivemos anúncios importantes sobre novas Jedicons pelo Brasil, como a Jedicon RJ anunciada para os dias 8 e 9 de Julho de 2017 e a Jedicon PR para o dia 10 de dezembro deste ano. Fiquem de olho!

O grupo União Star Wars, formado por várias fan pages de Facebook e Instagram, sites e canais especializados em criação de conteúdo sobre a franquia também esteve presente, trazendo alguns minutos exclusivos de um documentário feito por eles mesmos entrevistando alguns fãs da saga, com o foco de mostrar toda a importância que a saga de George Lucas teve na vida de cada um deles.

Entretanto, logo depois tivemos mais anúncios que deixaram os fãs felizes. Carol Pimentel e Marco Tonanni, da Panini, com a colaboração dos comentários de Gabriela Franco do site Minas Nerds, trouxeram excelentes informações sobre Star Wars nos quadrinhos. Além de ressaltarem os problemas que há com a distribuição de quadrinhos em um Brasil de dimensões continentais e comentar sobre a relação exigente que há com a Disney para as publicações.

Filho de Dathomir para o começo de novembro, agora fazendo parte do Cânone oficial

Essa relação com a Disney diz respeito desde da diagramação completa e tradução até às cores usadas nas capas e nas páginas da história. Apesar disso, os títulos sobre este universo agora produzidos pela Marvel continuam firme e forte e alguns lançamentos lindos de se ouvir foram feitos como:

• Qui Gon Jinn para este mês de outubro;
• Darth Maul para novembro;
• Filho de Dathomir para o começo de novembro, agora fazendo parte do Cânone oficial.

Mas como a Carol Pimentel também é editora da linha Marvel, ela trouxe algumas novidades sobre a Casa de Ideias:

• Prelúdio para o filme Doutor Estranho com dois volumes saindo em um só;
• Doutor Estranho: O Juramento
• Doutor Estranho: Shamballa

Além disso, a Iron Studios esteve presente no evento e trouxe novidades sobre a linha Star Wars, que quer aproveitar toda a expectativa em volta do novo filme que será lançado em dezembro. Porém, antes disso, foi mostrada todo o desenvolvimento de pequenos detalhes da linha 1/10, demonstrando todo o perfeccionismo que há em volta de cada peça produzida pelo estúdio brasileiro. Detalhes como Lykeness (Semelhanças de traços e expressões dos personagens) e sobre proporção, tecido, modelagem, dentre outros foram bem explanadas.

Han Solo iron studiosHan Solo iron studiosHan Solo iron studios

Mas tivemos os seguintes anúncios:

Série 1 (já lançada): BB-8, Han Solo (Em exposição no evento), Leia, Palpatine e Yoda;

Série 2 (90% lançada): Qui Gon Jinn, Luke Skywalker, Rey, Kylo Ren e o exclusivo da Comic Con Experience: Chewbacca (com C3-PO nas costas).

Rogue One: Uma História Star Wars: K-2SO (Em exposição no evento), Jyn Erso, Kassian Andor, Darth Vader e o exclusivo da Comic Con Experience: Deathtrooper.

Foram anunciadas também: Uma art escale do Kylo Ren ¼ com o pedestal com o capacete do Vader. Além disso, tivemos a divulgação de uma exposição personalizada na loja da Iron Studios com tudo sobre Rogue One. Com grandes tecnologias promovendo uma bela imersão entre os produtos e o filme.

Falando sobre tecnologia, tivemos a oportunidade de fazer o Trials on Tatooine VR. É difícil analisar com exatidão, uma vez que se trata de uma tecnologia que ainda engatinha, lançando seus primeiros grandes jogos agora (Resident Evil VII, com certeza o maior jogo para VR, será lançado ano que vem), mas a amostra trazida pela VR Gamer é extremamente promissora: é muito fácil se deixar entrar no mundo retratado, principalmente se você quiser esse tipo de experiência. É um futuro interessante para os jogos, mas também preocupa: Se já temos tantos problemas com pessoas que acabam levando a sério demais o que veem na tela, pô-las no meio da ação por um tempo prolongado pode acabar causando todo o tipo de problemas… Mas é inacreditável olhar para cima e ver Han Solo destruindo Tie Fighters com a Millenium Falcon…

E mais uma vez, tivemos a brilhante Banda Marcial de Cubatão tocando grandes clássicos de Star Wars e do cinema em música clássica de qualidade, apesar do grande corte de custos que há no momento em nosso país em relação à cultura. Esperemos que essa fase de corte seja passageira, até as contas públicas serem acertadas depois dos rombos ocorridos pela corrupção de inúmeros partidos no âmbito federal e estadual.

Geek Metal, liderada pelo Caio Gaona

No evento, tivemos uma grande quantidade de cosplayers, que animaram grandemente o encontro. Assim como a apresentação do grupo Os Três Elementos. E claro, tivemos mais uma bela apresentação do Geek Metal, liderada pelo Caio Gaona, trazendo excelentes trilhas sonoras de filmes da cultura pop com uma tonalidade mais roqueira. E entre os painéis, tivemos mais uma vez inúmeros sorteios, como uma bicicleta da Caloi e um console X-Box.

Microsoft inclusive, que esteve expondo dois consoles X-Box One com LEGO Star Wars para o público estar se divertindo com a história divertida e fiel aos filmes. Expositores inclusive, que estiveram com grande destaque no evento, com nomes como Aleph e outros menores e independentes que fizeram o sucesso do público presente, com produtos de qualidade e preços bem acessíveis.

A Jedicon tem que estar sempre guardada em sua agenda se você for fã de Star Wars, pois além de conversar sobre o tema, você fica ainda mais apaixonado pela franquia, ao conhecer mais fãs que são apaixonados pelo tema desde os anos 70.

Que a Força esteja conosco, para termos Jedicon em todos os próximos anos!

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet