Kapulana publica livro de moçambicano

O livro Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador da editora Kapulana, reúnem duas histórias criadas pelo escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

Na primeira história, publicada em 1987, Ualalapi recebe a missão de matar o rei Mafename, a mando de seu próprio irmão Ngungunhane (Gungunhana) que se torna, assim, o imperador de Gaza. Este imperador é famoso pela resistência que opôs aos portugueses nos finais do séc. XIX, mas a narrativa revela que Ngungunhane era um homem cruel e violento, um tirano para o seu povo. Na segunda história, As mulheres do Imperador (2018), o autor traz de volta a mesma personagem Gungunhana, mas as protagonistas são suas mulheres, que acompanham o Imperador ao exílio e retornam a Moçambique após 15 anos de isolamento. Os dois volumes fazem parte da série Vozes da África.

A série “Vozes da África” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a Literatura Africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção em prosa e poesia, dedicadas a crianças e a adultos.

Ualalapi, um dos livros da obra Gungunhana, está classificado como um dos 100 melhores romances africanos do século XX. Ungulani Ba Ka Khosa, o autor, é um dos mais renomados escritores de literatura africana, sendo reconhecido internacionalmente.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet