Estudo publicado pela BBC diz que o mundo precisa de mais super-heróis do sexo feminino

Segundo dados divulgados no estudo intitulado SuperPowering Girls pela BBC America em conjunto com a Women’s Media Center, sugere que garotas se sentem mais confiantes quando veem nas telas heróis que se parecem com elas. Desta forma, uma melhor representação por personagens femininas pode ajudar a preencher um espaço enorme que atualmente existe e aumentar a confiança das meninas, permitindo que elas se considerem líderes e heroínas.

Heroínas femininas do universo DC Comics

Sabemos que não é nenhum absurdo dizer atualmente que as histórias de ficção científica e super-heróis são em sua grande parte dominado por personagens do sexo masculino. Porém, o sucesso do filme solo da Mulher Maravilha fez com que todos abrissem os olhos para atender aos pedidos do publico feminino quanto a essa categoria. Filmes como o da Capitã Marvel tem a promessa de estabelecer ainda mais o sucesso das heroínas perante o universo dos super-heróis que temos atualmente.

“Foi realmente surpreendente, para mim, o fato de que meninos e meninas, adolescentes e meninas, ambos reconheceram que há menos oportunidades para mulheres e meninas. Essa foi uma notícia deprimente, mas esperançosa. O reconhecimento é o primeiro passo para tentar fazer ajustes e mudanças.”

Disse a presidente do Women’s Media Center, Julie Burton, à THR.

O estudo observa que, embora a maioria dos meninos e meninas se descreva como confiantes e corajosos, há uma lacuna significativa entre os gêneros. Mais significativamente, a maioria das meninas pesquisadas – 57% – disse que não é ouvida (a porcentagem era ainda maior entre as meninas de cor do que as brancas), em comparação com 38% dos meninos. Apenas mais de um terço (34%) das meninas adolescentes – e quase o mesmo número de garotos adolescentes, 28% – disseram que as meninas têm menos chances que os meninos de serem líderes. No estudo, três quartos das meninas entre 10 e 19 anos disseram que seus super-heróis femininos preferidos fazem com que se sintam fortes, corajosos ou inspirados. E quase seis em cada 10 dizem que assistir heróis femininos os faz acreditar que podem fazer qualquer coisa – com as meninas de cor mais propensas a concordar fortemente com essa afirmação.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet