Contando e Recontando Machado de Assis

A Girafa Editora, apresenta Machado de Assis – Exercício de Admiração, de Ayrton Cesar Marcondes, uma obra mais que uma biografia, um trabalho que representa uma imersão no universo machadiano.

O livro nasceu da experiência de Ayrton Cesar Marcondes como leitor de Machado e suas pesquisas sobre o período histórico em que o escritor atuou. Admirando sua obra e buscando analisá-la, o autor visita o mundo em que o escritor viveu e estabelece fértil diálogo com seus críticos e biógrafos. A postura investigativa, procedimento de quem reabre um vasto processo e ouve a voz de todos os envolvidos, confere encanto ao texto e traz ao leitor um retrospecto não só do perfil e da obra mas do que se disse sobre Machado de Assis nos últimos cem anos.

No entanto, este exercício não consiste em simplesmente apresentar o Machado de Assis visto por olhos alheios; é na busca do Machado personagem e nos meandros dos livros que ele escreveu que Ayrton Marcondes reflete sobre a sua admiração. Para isso, reúne os traços esparsos da vida de Machado e assume postura crítica ante os seus textos, pois só assim o exercício pode se mostrar eficaz.

Machado de Assis – Exercício de admiração é uma obra de fôlego e inovadora, atende aqueles que se iniciam em Machado até os leitores mais exigentes. Não existe mistério ou excesso de pretensão nessa última afirmativa: um Exercício é sempre um risco que se corre, mas que confere aos que o praticam asas para vôos intensos e rasantes.

Ayrton Marcondes aventurou-se ao risco e à proximidade com Machado de Assis, submetido pela magia do grande escritor a quem tanto admira. O resultado de seu Exercício certamente será do agrado de seus leitores.

Ayrton Cesar Marcondes é médico e escritor. Entre outras obras, publicou Corda no Pescoço (Estação Liberdade, 1991), Canudos, As Memórias de Frei João Evangelista de Monte Marciano (Ed. Best Seller, 1997), Campos Salles, Uma investigação na República Velha (EDUSC, 1999) e Por Onde Andará Machado de Assis? (Nankin Editorial, 2004).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Estação Liberdade lança livro de poesia de Johann Wolfgang von Goethe

O livro em questão que a editora Estação Liberdade publica é O Divã ocidento-oriental (Trad.: Daniel Martineschen 448 pp) é o resultado do movimento...

Monstro do Pântano poderá mudar toda a linha editorial da DC Comics

Swamp Thing, ou melhor o Monstro do Pântano é um dos personagens mais interessantes e curiosos que abrange o universo da DC. Esse personagem...

Livro de poemas inspirada em sítios arqueológicos é lançado pela Chiado

Serra da Capivara, Vale do Catimbau, Carnaúba dos Dantas, Pedra do Ingá, Lajedo do Pai Mateus, são sítios arqueológicos presentes no Nordeste do Brasil....

JK Rowling anuncia a publicação de um novo livro, The Ickabog

A autora de Harry Potter, J.K. Rowling apresenta seu novo projeto literário para crianças de 7 a 9 anos, de graça e online nesse...