“Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” ganha lançamento em São Paulo

Escrito por mais de 100 críticos, professores e estudiosos da animação brasileira, o livro Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais foi lançado, dentro da programação do Curta Kinoforum – 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, às 18h, no foyer do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), em São Paulo. Na ocasião, houve sessão de autógrafos com os autores presentes.

O interessante do livro é poder conhecer a história do cinema de animação no Brasil a partir de textos analíticos e informativos sobre 100 filmes – dos quais 83 são curtas – que apontam para as mais diversas tendências e os mais variados contextos desse percurso”, pontua o crítico Gabriel Carneiro, que organizou o livro ao lado do presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva.

Produzido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Canal Brasil e Grupo Editorial Letramento, para comemorar os 100 anos da animação nacional, o volume conta também com 20 artigos históricos que registram os principais caminhos e personagens de sua trajetória.
                              
“Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” é voltado para estudiosos e alunos de animação, além de interessados em conhecer o desenvolvimento da técnica no país, ainda pouco abordado na literatura. Integra a coleção “100 Melhores”, editada pela Abraccine em parceria com o Canal Brasil.

Com a parceria da Klaxon e patrocínio do Ministério da Cultura, através do edital nº 11 da Ancine, FSA e BRDE, a publicação tem formato de luxo, fartamente ilustrada e cerca de 400 páginas.  O livro fez parte da comemoração à animação brasileira que aconteceu no Festival de Annecy, na França, e o primeiro lançamento em São Paulo acontece agora durante o Curta Kinoforum.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet