A história de amor que abalou o mundo clássico em ensaio de Adrian Goldsworthy

Da prosa de Shakespeare até o technicolor da íris violeta de Elizabeth Taylor, a mais dramática história de amor de todos os tempos estampou todas as mídias e ganhou o imaginário ocidental. Antonio e Cleópatra são lembrados mais como um casal que individualmente. São amantes indissociáveis. Talvez os mais famosos da história. E é o prestigiado pesquisador Adrian Goldsworthy que os humaniza e individualiza. Ao mesmo tempo que revela todos os lances desse relacionamento.

Cleópatra prosperou e se impôs em um mundo governado por homens. Nesse universo, a poderosa e atraente rainha egípcia protegeu ferozmente os próprios interesses. Uma das mulheres mais astuciosas de todosos tempos, restaurou o poderio do Egito a ponto de inquietar Roma. Já Marco Antônio foi o homem mais influente do mundo romano até ser derrotado pelo jovem e friamente calculista Cesar Augusto, que depois se tornaria o primeiro imperador de Roma.

“Antony e Cleópatra foram antes de tudo, animais políticos”, releva o autor, que analisa o papel da ideologia e do poder no romance de ambos. Com a ajuda de extensa pesquisa e evidências arqueológicas, Goldsworthy preenche essa lacuna historiográfica. E corrige antigos equívocos, entre eles a versão hollywoodiana da rainha, calcada nos costumes e vestuário egípcios, quando ela, na verdade, era muito mais grega na essência.

Mais: mostra como a história de Antônio e Cleópatra é a de um choque entre duas culturas, de ambição e de crueldade — também de paixão e grande teatralidade. Nesta biografia dupla, Adrian Goldsworthy desvela a verdade por trás do mito.

ADRIAN GOLDSWORTHY estudou na St John’s College Oxford e lecionou em diversas universidades. Seus trabalhos publicados incluem The Roman Army at WarRoman WarfareThe Punic WarsCannaeIn the Name of Rome e César.Ele agora é escritor em tempo integral e contribui com documentários televisivos sobre a Antiga Roma.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet