FLIQ - LIMEIRA 2017

Aconteceu nesse final de semana, nos dias 23 e 24, na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, o 2° Festival Limeirense de Quadrinhos – FLIQ, no espaço da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), reuniu amantes da nona arte e entusiastas de HQ’s, tivemos também os tradicionais cosplayers no primeiro dia, palestras, conversas e claro autógrafos com os artistas presentes no evento.

Espaços para boardgames, figuras de ação, uma sala inteira para o acervo da Comix também estava presente, e para os caçadores de relíquias, tivemos um espaço com a loja Comic Hunter, com quadrinhos raros e esgotados e o diferencial para o evento foi a proximidade com os artistas que estavam expondo seus trabalhos, incluindo aí o grande Marcatti.

FLIQ - LIMEIRA 2017

FLIQ - LIMEIRA 2017

 

 

 

 

 

 

 

Marcatti é um ícone do quadrinho underground, que comemora 40 anos de carreira, presente nos dois dias de evento e no primeiro apresentou uma palestra sobre colecionismo e o mercado de quadrinhos. Um detalhe sobre o artista, ele mesmo produz e imprime suas histórias de forma independente. Em seu stand todos os seus trabalhos estavam disponíveis em um novo formato e quem adquirisse já levava autografado.


FLIQ - LIMEIRA 2017No segundo dia tivemos a palestra com os Youtubers, colecionadores e mais do que nunca agora Editora Pipoca & Nanquim. No primeiro dia eles fizeram uma palestra com Alexandre Morgado sobre os 50 anos da Marvel no Brasil. Nessa segunda palestra foi mais focada na história do canal, na evolução notável e claro nos lançamentos da editora.

Esse ano já tivemos o ótimo Espadas & Bruxas do Esteban Maroto, Cannon de Wallace Wood, o fenomenal Moby Dick do Chabouté, e comentaram sobre o próximo lançamento que já está em pré-venda nas lojas online, o premiado Beasts Of Burden de Evan Dorkin e Jill Thompson, já estava circulando pela internet que o próximo lançamento seria um trabalho do mestre Alan Moore, e realmente o lançamento será A Small Killing, obra de 1991 que nunca foi lançada no Brasil.

FLIQ - LIMEIRA 2017

Bruno Zago e Daniel Lopes ainda informaram que além desse quadrinho do Alan Moore ainda teremos mais um lançamento esse ano, que não podiam revelar qual, apenas que não é quadrinho. E para o ano que vem o planejamento será de 12 lançamentos, praticamente confirmados e acertados 6 deles.

Possível capa de Small Killing no Brasil

E para finalizar o evento tivemos uma apresentação do editor Paulo Maffia da editora Abril, contando a história da distribuição dos quadrinhos Disney no Brasil, os lançamentos da Disney e os próximos encadernados que serão lançados. Após um belo trabalho das obras de Carl Barks, dos relançamentos dos históricos e clássicos Manuais dos personagens chegamos nos lançamentos de Don Rosa, o herdeiro natural do mestre Carl Barks, que criou uma linha cronológica fenomenal para o Tio Patinhas em suas histórias.

Maffia também anunciou que para o final de outubro, está nos planos da Abril lançar uma edição comemorativa dos personagens Huguinho, Zezinho e Luizinho, homenageando os 80 anos da criação dos sobrinhos do Pato Donald.

FLIQ - LIMEIRA 2017

Também teremos o retorno da icônica animação Ducktales, prevista para acontecer em dezembro no Brasil, totalmente refeita e modernizada mas mantendo a aura clássica dos antigos desenhos dos anos 80 e para novembro, será lançado um quadrinho de 44 páginas que terá ligação com o primeiro episódio. Esse formato irá se seguir também para os próximos episódios, no mês seguinte, janeiro de 2018, sairá um quadrinho novamente com ligação com o episódio que virá depois, ou seja, um “universo compartilhado Disney”.

A animação já teve sua estreia em agosto nos Estados Unidos, a resposta do público foi tão positiva que já foi confirmada a segunda temporada, a primeira temporada irá contar com 21 episódios de 22 minutos e um especial de 44 minutos.

Lançamento oficial do quadrinho da biblioteca de Don Rosa, Tio Patinhas e Pato Donald – O Filho do Sol

E o FLIQ desse ano chegou ao fim, um dos organizadores do evento Renato Frigo do site Colecionadores de Hq’s informou que o evento teve presença total de 820 pessoas nos dois dias e podemos contar com a 3ª edição para o ano que vem! Até o ano que vem amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here