Olá leitores do Mundo Hype! Hoje na série Mulheres que escrevem decidi trazer para vocês a autora Octavia Butler. Octavia Estelle Butler nasceu na Califórnia em 22 de junho de 1947 e veio a falecer em Washington, em 2006. Conhecida como a primeira dama da ficção científica, Octávia Butler foi a primeira mulher afro americana a publicar livros do gênero, que tratavam sobre preconceito, racismo e feminismo.
Aos 12 nos, após assistir ao filme Devil Girl from Mars, Octavia Butler, decidida de que poderia escrever uma história melhor do que aquela. A notoriedade de Octavia começou em 1984, quando seu conto “Speech Sounds” ganhou o prêmio Hugo de Melhor Conto e “Bloodchild” ganhou os prêmios Hugo, Locus e o prêmio Science Fiction Chronicle Reader. A autora precisou lutar contra a pobreza, a dislexia e o racismo para receber um diploma universitário e foi a primeira mulher negra norte-americana a conquistar o sucesso em uma área da literatura dominada por homens: a ficção científica.
Obras de Octavia Butler:
Série Patternist
A série Patternist conta uma história secreta que se passa desde o período do Antigo Egito até o futuro distante, que envolve controle mental telepático e uma praga extraterrestre. Um perfil de Octavia em Mulheres Negras na América observa que os temas da série incluem “animosidade racial e baseada em gênero, as implicações éticas da engenharia biológica, a questão do que significa ser humano, usos éticos e antiéticos do poder e como a suposição de poder muda as pessoas”.
A ordem cronológica de leitura não é a mesma do lançamento. Por isso, vou deixar aqui a ordem indicada de leitura da série. O primeiro livro, Wild Seed envolve a relação entre dois imortais – Doro, um homem nascido na África há milhares de anos, que sobrevive transferindo sua consciência de um corpo para outro (alimentando-se da energia mental de cada nova vítima no mundo). processo) e Anyanwu, uma shapeshifter com controle perfeito sobre seu corpo. Eles lutam para viver juntos por gerações, enquanto Doro tenta criar uma nova raça através de um programa de melhoramento seletivo. A história se passa nos séculos XVII e XVIII.
- Wild Seed (1980)
- Mind of My Mind (1977)
- Clay’s Ark (1984)
- Survivor (1978)
- Patternmaster (1976)
Série Xenogenesis
A série Xenogenesis, que foi re-lançada em 2000 com o título de “Lilith’s Brood“, conta a história de Lilith, uma humana que foi despertada após 250 anos de animação suspensa, e foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal.
- Despertar (1987) – publicado no Brasil pela Editora Morro Branco
- Ritos de Passagem (1988) – publicado no Brasil pela Editora Morro Branco
- Imago (1989) – Ainda não publicado no Brasil.
Série Parable, também conhecida como Earthseed
Ambos os livros se passam em um futuro distópico , tratando de assuntos como direitos das mulheres em um cenário de fundamentalismo religioso. A série se passa entre 2024 e 2035, e conta a história de Lauren Olamina, uma adolescente negra de 15 anos, vivendo em um mundo pós apocalíptico. Era para ser uma trilogia mas o terceiro livro nunca foi concluído.
- A parábola do semeador (1995)
Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde tudo e se aventura por um Estados Unidos dominado pela violência e pelo terror. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma surpreendente visão do destino humano… e ao nascimento de uma nova fé.
Adquira seu exemplar na Amazon!
- A parábola dos talentos (1998)
Lauren Olamina está casada e acaba de ter uma filha em Bolota, a comunidade que construiu com outras pessoas que haviam perdido tudo. Nos últimos cinco anos sua religião Semente da Terra cresce e se desenvolve junto com a comunidade. O país, porém, começa a passar por uma preocupante mudança.
O candidato à presidência Andrew Steele Jarret está ganhando popularidade com a promessa de “tornar a América grande novamente” em um retorno aos valores tradicionais e cristãos. Para seus fanáticos seguidores, isso exige o fim da tolerância religiosa e de qualquer equidade racial ou de gênero – e estão dispostos a impor sua doutrina com violência.
A segurança da pequena comunidade e da família nascente de Olamina nunca foi garantida. “Deus é mudança”, mas eles sobreviverão a mais uma?
Adquira seu exemplar na Amazon!
Kindred (1979)
Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.
Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.
Adquira seu exemplar na Amazon
Fledgling (2005)
Fledgling, o último romance de Octavia Butler, é a história de uma garota aparentemente jovem e com amnésia, cujas necessidades e habilidades assustadoramente não humanas a levam a uma conclusão surpreendente: ela é de fato um vampiro geneticamente modificado de 53 anos. Forçada a descobrir o que pode sobre sua vida anterior roubada, ela deve ao mesmo tempo aprender quem queria – e ainda quer – destruí-la e aqueles com quem se importa, e como pode se salvar. Fledgling é um romance cativante que testa os limites da “alteridade” e questiona o que significa ser verdadeiramente humano.
Além de novelas, a autora escreveu uma série de contos, muitos deles premiados, que foram compilados em dois livros: Bloodchild and Other Stories (confira o e-book na Amazon) e Unexpected Stories.
Gostaram de saber sobre a autora? Quais outras autoras gostariam de ver por aqui? Deixem nos comentários!