Mulheres que escrevem | Octavia Butler

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje na série Mulheres que escrevem decidi trazer para vocês a autora Octavia Butler. Octavia Estelle Butler nasceu na Califórnia em 22 de junho de 1947 e veio a falecer em Washington, em 2006. Conhecida como a primeira dama da ficção científica, Octávia Butler foi a primeira mulher afro americana a publicar livros do gênero, que tratavam sobre preconceito, racismo e feminismo.

Why Octavia Butler's Novels Are So Relevant Today
Octavia Butler

Aos 12 nos, após assistir ao filme Devil Girl from Mars, Octavia Butler, decidida de que poderia escrever uma história melhor do que aquela. A notoriedade de Octavia começou em 1984, quando seu conto “Speech Sounds” ganhou o prêmio Hugo de Melhor Conto e “Bloodchild” ganhou os prêmios Hugo, Locus e o prêmio Science Fiction Chronicle Reader. A autora precisou lutar contra a pobreza, a dislexia e o racismo para receber um diploma universitário e foi a primeira mulher negra norte-americana a conquistar o sucesso em uma área da literatura dominada por homens: a ficção científica.

Obras de Octavia Butler:

Série Patternist

A série Patternist conta  uma história secreta que se passa desde o período do Antigo Egito até o futuro distante, que envolve controle mental telepático e uma praga extraterrestre. Um perfil de Octavia em Mulheres Negras na América observa que os temas da série incluem “animosidade racial e baseada em gênero, as implicações éticas da engenharia biológica, a questão do que significa ser humano, usos éticos e antiéticos do poder e como a suposição de poder muda as pessoas”.

Cultural Front: Octavia Butler & Contemporary Book History
Série Patternist

A ordem cronológica de leitura não é a mesma do lançamento. Por isso, vou deixar aqui a ordem indicada de leitura da série.  O primeiro livro, Wild Seed envolve a relação entre dois imortais – Doro, um homem nascido na África há milhares de anos, que sobrevive transferindo sua consciência de um corpo para outro (alimentando-se da energia mental de cada nova vítima no mundo). processo) e Anyanwu, uma shapeshifter com controle perfeito sobre seu corpo. Eles lutam para viver juntos por gerações, enquanto Doro tenta criar uma nova raça através de um programa de melhoramento seletivo. A história se passa nos séculos XVII e XVIII.

  • Wild Seed (1980)
  • Mind of My Mind (1977)
  • Clay’s Ark (1984)
  • Survivor (1978)
  • Patternmaster (1976)

 

Série Xenogenesis

Editora Morro Branco abre pré-venda do livro "Ritos De Passagem ...
Série Xenogênese

A série Xenogenesis, que foi re-lançada em 2000 com o título de “Lilith’s Brood, conta a história de Lilith, uma humana que foi despertada após 250 anos de animação suspensa, e  foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal.

  • Despertar (1987) – publicado no Brasil pela Editora Morro Branco
  • Ritos de Passagem (1988) – publicado no Brasil pela Editora Morro Branco
  • Imago (1989) – Ainda não publicado no Brasil.

 

Série Parable, também conhecida como Earthseed

Ambos os livros se passam em um futuro distópico , tratando de assuntos como direitos das mulheres em um cenário de fundamentalismo religioso. A série se passa entre 2024 e 2035, e conta a história de Lauren Olamina, uma adolescente negra de 15 anos, vivendo em um mundo pós apocalíptico. Era para ser uma trilogia mas o terceiro livro nunca foi concluído.

  • A parábola do semeador (1995)

A Parábola do semeador por [Octavia E. Butler, Carolina Caires Coelho]

Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde tudo e se aventura por um Estados Unidos dominado pela violência e pelo terror. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma surpreendente visão do destino humano… e ao nascimento de uma nova fé.

Adquira seu exemplar na Amazon!

  • A parábola dos talentos (1998)

A parábola dos talentos por [Octavia E. Butler, Carolina Caires Coelho]

Lauren Olamina está casada e acaba de ter uma filha em Bolota, a comunidade que construiu com outras pessoas que haviam perdido tudo. Nos últimos cinco anos sua religião Semente da Terra cresce e se desenvolve junto com a comunidade. O país, porém, começa a passar por uma preocupante mudança.

O candidato à presidência Andrew Steele Jarret está ganhando popularidade com a promessa de “tornar a América grande novamente” em um retorno aos valores tradicionais e cristãos. Para seus fanáticos seguidores, isso exige o fim da tolerância religiosa e de qualquer equidade racial ou de gênero – e estão dispostos a impor sua doutrina com violência.

A segurança da pequena comunidade e da família nascente de Olamina nunca foi garantida. “Deus é mudança”, mas eles sobreviverão a mais uma?

Adquira seu exemplar na Amazon!

 

Kindred (1979)

Kindred: laços de sangue por [Octavia E. Butler, Carolina Caires Coelho]
Livro Kindred
Kindred – laços de sangue é um romance independente da autora Octavia Butler.

Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Adquira seu exemplar na Amazon

 

Fledgling (2005)

Fledgling: A Novel (English Edition) por [Octavia E. Butler]Fledgling, o último romance de Octavia Butler, é a história de uma garota aparentemente jovem e com amnésia, cujas necessidades e habilidades assustadoramente não humanas a levam a uma conclusão surpreendente: ela é de fato um vampiro geneticamente modificado de 53 anos. Forçada a descobrir o que pode sobre sua vida anterior roubada, ela deve ao mesmo tempo aprender quem queria – e ainda quer – destruí-la e aqueles com quem se importa, e como pode se salvar. Fledgling é um romance cativante que testa os limites da “alteridade” e questiona o que significa ser verdadeiramente humano.

 

Além de novelas, a autora escreveu uma série de contos, muitos deles premiados, que foram compilados em dois livros: Bloodchild and Other Stories (confira o e-book na Amazon) e Unexpected Stories. 

Octavia E. Butler's 71st Birthday
Doodle de Octavia Butler

Gostaram de saber sobre a autora? Quais outras autoras gostariam de ver por aqui? Deixem nos comentários!

Sobre o autor

Leia Também

Drops Hype Nº 6 | O DOUTRINADOR

Boa tarde amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e estou voltando com uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a...

Perfil HQ | Sandra McLane (Sandra of Service Secret)

Em 1935, Malcolm Wheeler-Nicholson, um escritor de revistas pulp, acabava de começar sua pequena editora de quadrinhos. Seguia a onda dos títulos daquela década...

Indicação | Cinco autoras brasileiras para se conhecer em 2020

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje trouxe para vocês algumas indicações bem rápidas, mas muito interessantes, de autoras brasileiras contemporâneas que valem a pena...

Drops Hype Nº 5 | DEMOLIDOR DELUXE – REVELADO

Boa tarde amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e estou voltando com uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a...