Mulheres que escrevem: Gail Carriger

Uma autora que mudou de rumo e nos faz suspirar por personagens fora do padrão

Continuando minha saga pelo mundo de autoras maravilhosas, hoje trago para vocês um pouco sobre Gail Carriger. Na realidade, Gail é um pseudônimo de Tofa Borregaard, autora de steampunk e ficção científica. Ela é formada em arqueologia e mestre em antropologia pela University of California Santa Cruz. Segundo a definição da própria autora, ela já foi uma arqueóloga, que encontrou sapatos, octópodes e chá.

Tudo a ver com literatura, não é?

Resultado de imagem para gail carriger

Seu primeiro Soulless (Alma? no Brasil) ganhou o ALA’s Alex Award e foi indicado para o Compton Crook e Locus Award, e o Prix des Imaginales. O livro compõe a lista Audible.com’s Best List, e foi finalista do 2009 PEARL Award. ‘Gail ainda está tentando se recuperar do choque.’

A autora também participa de um podcast com Piper J. Drake sobre viagens de escritores, chamado 20 Minute Delay.

No Brasil, sua única série publicada foi O Protetorado da Sombrinha (The Parasol Protectorate) pela Editora Valentina. A série já foi publicada em diversos países, e conta com uma versão em graphic novel (que aceito de presente).  Seu universo steampunk é bem amplo – seria Sombrinhaverso (Parasolverse) em uma tradução livre, e vou colocar aqui mais ou menos na ordem sugerida pela própria autora.

The Finishing School

A série se passa nos meados dos anos 1850. A série conta a história de Sophronia, que é recrutada para uma escola de espiões que fica dentro de um dirigível. Sophronia é praticamente um caso perdido e, como ultima esperança, é matriculada na Academia de Finalização de Senhoras de Qualidade da mademoiselle Geraldine.

Mas Sophronia logo percebe que a escola não é exatamente o que sua mãe poderia esperar. Elas aprendem as artes da dança, vestuário e etiqueta, mas também aprendem a lidar com a morte e a espionagem – das formas mais educadas possíveis, é claro.

A personagens dessa série aparecem mais velhas em Delightfully Deadly.

A série é composta por: Etiquette & Espionage, Curtsies & Concpiracies, Waistcoast & Weaponry e Manners & Mutiny.

Resultado de imagem para the finishing school series

O Protetorado da Sombrinha (The Parasol Protectorate)

Cinco livros descrevendo as façanhas de Alexia Tarabotti, uma senhora de bens consideráveis, incluindo um grande lobisomem escocês, um guarda-sol de batalha e uma torta de melaço. Ah, e ela não tem alma. Alexia é uma preternatural que, além de lidar com problemas com os sobrenaturais e com a coroa, precisa lidar com sua família fora do comum, antes e depois do casamento. A série se passa na década de 1870.

Essa é a única série publicada no Brasil, e uma das minhas preferidas. Adoro as aventuras de Alexia, pelas provações (e guarda-chuvas perdidos) que ela teve que passar. Os personagens são muito bem construídos, e não são rasos como na maioria dos livros. Até seus maneirismos são explorados e fazem diferença na leitura.

A série é composta por: Alma?, Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Eternidade?

Resultado de imagem para protetorado da sombrinha

Essa série ganhou uma versão em graphic novel que foi lançada até o volume 3 no momento que essa matéria foi escrita (Editora Valentina, nunca te pedi nada, mas traz pra gente por favor).

Resultado de imagem para graphic the parasol protectorate

The Custard Protocol

Resultado de imagem para the custard protocol serie

Rue e sua equipe de malfeitores atacam seu dirigível de alta tecnologia tentando consertar o Império Britânico – principalmente com chá. Uma série de quatro livros que explora como o sobrenatural evoluiu ao longo do Parasolverse (vou ter pesadelos com essa palavra).

Quando Prudence Alessandra Maccon Akeldama (“Rue” para seus amigos) é legada como um dirigível inesperado, ela faz o que qualquer mulher sensata em circunstâncias semelhantes faria – ela o batiza de creme manchado e flutua para a Índia. Logo, ela se depara com uma trama envolvendo dissidentes locais, a esposa de um brigadeiro sequestrado e alguns lobisomens escoceses muito familiares. Diante de uma crise terrível (e uma falta constrangedora de desabrochar), Rue deve confiar em sua boa educação – e em suas habilidades metanaturais – para chegar ao fundo de tudo.

Preciso desse livro, gente. A filha da Alexia é a protagonista! Tem como não ama Gail Carriger ao expandir seu universo?

A série é composta por:Prudence, Imprudence, Compentence e Reticence.

 

Delightfully Deadly

Resultado de imagem para Delightfully Deadly

A histórias se passam na década de 1860 e são histórias isoladas no Parasolverse, repletas de maneiras, espiões e criaturas sobrenaturais tomando chá. Essas novelas apresentam as façanhas dos graduados da Escola de Finalização de Mademoiselle Geraldine. Por enquanto só foi publicado Poison or Protect.

Lady Preshea Villentia, a Estrela do Luto, tem quatro maridos mortos e uma reputação desagradável. Felizmente, ela está fabulosa de preto. O que a sociedade não sabe é que todos os seus maridos foram marcados para a morte pelo empregador de Preshea. E Preshea tem uma tarefa final.

Era para ser fácil, uma festa em casa com o mínimo derramamento de sangue. Preshea não havia previsto o capitão Gavin Ruthven – maciço, escocês, silenciosamente irresistível e … trabalhando para o inimigo.

Em uma batalha de raciocínio, Preshea pode arriscar seu próprio coração – uma perspectiva aterrorizante, como ela nunca sabia que tinha.

 

The Supernatural Society

Resultado de imagem para the supernatural society serie gail carriger

Aqui temos histórias isoladas dos personagens populares do Parasolverse. Contém uma grande quantidade de flerte entre membros do mesmo sexo, sobrenaturais de diferentes espécies e a alta sociedade e as ordens inferiores. São histórias de personagens LGBTQI. Os livros são Romancig the Werewolf e Romancing the Inventor.

 

Claw and Courtship

Resultado de imagem para claw and courtship

Histórias isoladas no Parasolverse, repletas de lobisomens em gravatas e mulheres que os adoram. O livro publicado até o momento se chama How to marry a werewolf.

Os monstros deixaram Faith arruinada aos olhos da sociedade, então agora eles são sua única opção. A fé atravessa o Atlântico, procurando um casamento de conveniência e vingança. Mas as coisas são feitas de maneira diferente em Londres. Lobisomens são civilizados.

Pelo menos eles fingem ser.

Pagãos atrasados ​​sem cultura, o major Channing nunca teve tempo para eles. Mas há algo de especial na fé. Channing se vê lutando para defender sua espécie e sua honra (o pouco que resta). Mas esse lobisomem tem boas razões para não confiar nas mulheres humanas.

Mesmo que aprendam a amar, eles podem perdoar?

 

Short stories

Os contos de Gail Carriger incluem fadas disfarçadas de bobos da corte, mulheres guerreiras com armas incomuns e os segredos do pai de Alexia, Alessandro Tarabotti.

Os livros que compõe essa série são: The Curious Case of the Werewolf That Wasn’t, Fairy Debt e My Sister’s Song.

 

San Andreas Shifter books

Resultado de imagem para san andreas shifters

Essa já é uma série contemporânea que ainda está sendo escrita. Alec, um biólogo marinho gay lobisomem alfa, muda sua mochila e seu namorado de tritão para São Francisco. Jogue uma drag queen kitsune assassina chamada Manifest Destiny na mistura e o que você ganha? Os San Andreas Shifters.

Os livros publicados até o momento são: Marine Biology, The Sumage Solution, The Omega Objection e The Enforcer Enigma.

 

Tinkered Stars

O universo de ficção científica de Gail Carriger inclui uma aventura de YA em audiobook completo e um policial sexy em uma estação espacial. Os livros que fazem parte da série são The 5th gender e The Crudrat.

Resultado de imagem para gail carriger short stories

ESTRANGEIRO

Tristol vive no exílio. Mas ele construiu uma vida para si mesmo a bordo de uma estação espacial humana. Ele até começou a entender as complexas nuances dos rituais de cortejo humano.

O detetive Hastion está finalmente flertando de volta!

Exceto que a amada estação espacial de Tristol é inesperadamente contatada pelo galoi – uma espécie xenófoba com cinco gêneros, pele roxa e atitude séria. Eles precisam da ajuda de um detetive humano porque há um assassino a bordo de sua nave espacial. O assassinato é tão raro que os galoi nem têm uma palavra para isso.

Tristol sabe disso porque ele é galoi.

O que significa que ele e o detetive Hastion estão no caso … juntos.

Não ficção

Os projetos de não ficção de Gail incluem várias apresentações e workshops de autores, a jornada da heroína e um podcast de viagens. Essas e outras informações estão no site da autora – link aqui.

Ficaram curiosos? O trabalho da autora é muito bom e espero que mais de seus livros cheguem em nossas mãos!

Qual outra autora vocês gostariam de conhecer? Comentem aqui embaixo!

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here