Morre aos 83 anos Kenny Baker – o eterno R2-D2

Essa manhã de sábado do dia 13 de agosto de 2016, com certeza foi mais triste para os fãs de star wars. As 83 anos o ator que interpretava o android mais querido de Star Wars, R2-D2, nos 5 primeiros filmes da franquia, desde o episódio IV -Uma Nova Esperança em 1977 até o Episódio II – Ataque dos Clones, veio a falecer. Kenny Baker sofria de diversas doenças devido ao seu nanismo, incluindo um problema pulmonar e há tempos dependia de uma cadeira de rodas para se locomover.

Quando criança, Kenny Baker foi informado pelos médicos de que provavelmente não sobreviveria à adolescência, por causa da sua má formação. O que a medicina avaliava ser um desafio, transformou Baker em uma das figuras mais amadas pelos fãs de Star Wars, afinal, a característica o tornou perfeito para o papel de R2-D2.

 

Baker, com seu 1,12 metros de altura, era um artista de circo quando George Lucas o contratou para ser o homem dentro de R2-D2. Apesar de Baker e sua esposa serem anões, seus dois filhos não são. Ele aparece em cinco dos seis filmes da saga. Apesar de seu nome aparecer nos créditos do Episódio III, ele nunca filmou nenhuma cena deste filme em particular. George Lucas decidiu creditá-lo no filme por lealdade. Baker também interpretou outro papel em O Retorno de Jedi, como Paploo, o Ewok que rouba uma speeder bike imperial. Originalmente, ele deveria interpretar o mais famoso Ewok. o Wicket, mas acabou ficando doente e o papel foi passado a Warwick Davis.

 O Ator também trabalhou com George Lucas fora dos filmes Star Wars. Outros filmes em que Baker participou foram Flash Gordon em 1980, Labirinto, a Magia d Tempo em 1986 e Willow na Terra da Magia em 1988. No fim da década de 1990, Baker lançou-se na carreira de comédia de estilo “stand up”. Além disso, toca instrumento de sopro profissionalmente.
Baker foi convidado para a estreia do Episódio VII – O Despertar da Força, mas não pôde comparecer ao evento por causa da sua saúde debilitada. Mesmo assim, antes de falecer, ele teve um reencontro com cineasta George Lucas.