Serra da Capivara, Vale do Catimbau, Carnaúba dos Dantas, Pedra do Ingá, Lajedo do Pai Mateus, são sítios arqueológicos presentes no Nordeste do Brasil. Deles foram encontrados cerâmicas, pinturas rupestres e outros materiais, um precioso acervo importante para resgatar história do homem no continente americano e reconstituir a vida antes da colonização.
Foi a partir da história por trás desses achados que André Zahar identificou temas como amor, guerra, perdas, migrações, germinações, inspirações de poetas desde tempos imemoriais e se entrelaçam às histórias de cada um de nós para compor o livro Todas palavras feitas da terra publicado pela Chiado Books.
Com 172 páginas o livro foi toda escrito à mão, explorando a poética do carvão, e teve cada página digitalizada separadamente. Uma estética que vem da experiência deste itinerário pelos sítios arqueológicos. E assim vai ao encontro da própria caligrafia ao estirar no traço inquietações que vão do íntimo ao político. O livro se inspira nos sítios onde desenhos e incisões deixados na rocha por povos pré-coloniais revelam narrativas essenciais de muitas Eras. De forma análoga, a poesia de Zahar busca na vivência pessoal do tempo o que há de mais remotamente humano.
Lançamento de poesia que indicamos.
O AUTOR
A experiência da itinerância, com todo assombro que lhe é inerente, marca a vida e a produção de André Zahar. Como poeta e jornalista, nascido no Rio de Janeiro e hoje vivendo no Recife, faz da palavra seu instrumento de expressão vital, dando continuidade à trajetória de uma família forjada em migrações, memórias e esquecimentos, como muitas no Brasil. Sua deriva, que o levou aos sítios arqueológicos do Sertão nordestino, é, também, estética. Já participou de exposição de fotografias, composições musicais, lambe-lambes, um programa de rádio e um espetáculo de teatro em que pela primeira vez apresentou trechos de Todas palavras feitas da terra. Seu livro anterior, mafuá — autoajuda para mamutes, feito em parceria com o artista carioca Leo Sales / Szel, lançou as bases poéticas e gráficas para os demais trabalhos. Mantém um blog constantemente desatualizado: