No dia 25 de maio de 1977 estreava a maior saga dos cinemas. É claro que com todas as dimensões alcançadas, a franquia não parou apenas aí. Star Wars se tornou um Universo gigantesco, alcançando todo tipo de mídia… Quadrinhos, livros, games, desenhos animados… Em 40 anos, aquele filme que a princípio foi rejeitado por vários estúdios, “fez história”, alcançou uma legião de fãs leais e de uma proporção sem igual. Passando de geração para geração, Star Wars se tornou também o maior ícone do Mundo nerd/geek e hoje faz ainda mais sucesso do que quando lançou lá em 1977.

Esse dia não poderia passar em branco e para comemorar junto com vocês, eu separei 40 curiosidades sobre os 40 anos de Star Wars. Confiram abaixo e Que a Força Esteja com Vocês!

1 – “I Have a Bad Feeling About This” em português “Estou com um mau pressentimento sobre isso” – A Frase é a mais pronunciada durante os filmes da franquia. Desde o Episódio IV até o VII ela aparece. Em Rogue One ela quase é pronunciada por K-2SO que não chega a completar a sentença, mas deu para emocionar os fãs. O “bordão” aparece inclusive em outros projetos que envolvem George Lucas, como o último filme de Indiana Jones e os jogos da LucasArts.

2 – De acordo com o ator Mark Hamill, executivos do estúdio não estavam contentes com o fato de Chewbacca estar, essencialmente, pelado em cena, e chegaram a consideraram vestir o Wookie pelo menos com bermudas.

3 – A pessoa que serviu de inspiração para a criação de Yoda foi o físico Albert Einstein. De acordo com o diretor Irvin Kershner, a sabedoria do teórico está expressa especialmente através dos olhos do Mestre Jedi.

4 – O ator Benicio Del Toro foi escalado inicialmente para interpretar o vilão Darth Maul em A Ameaça Fantasma, mas depois que George Lucas eliminou grande parte das falas do personagem do Filme, o ator desistiu da ideia. Ray Park substituiu Del Toro no longa, e diz apenas três frases no filme.

5- Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Foram necessários três atores para dar vida ao vilão na trilogia original: David Prowse (corpo), Sebastian Shaw (rosto) e James Earl Jones (voz).

6 – Luke Skywalker foi um dos personagens que mais sofreu transformações ao longo de toda a produção. Primeiramente, ele seria uma mulher, depois um anão e por fim um general de 60 anos. Seu nome original ainda era Luke Starkiller e só foi alterado para Skywalker quando as filmagens de Uma Nova Esperança começaram.

7 – Kurt Russell, Nick Nolte, Christopher Walken, Jack Nicholson, Al Pacino, Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray e Perry King. O que esses atores tem em comum? Todos foram cotados para o papel de Han Solo e todos recusaram.

8 – Han Solo foi inicialmente concebido como um monstro verde com brânquias no lugar do nariz, mas George Lucas mudou de ideia e se inspirou no diretor e amigo Francis Ford Coppola para criar o personagem.

9 – Os figurinos de alguns personagens da franquia são inspirados em outras produções. O visual dos Stormtroopers vem das armaduras dos guerreiros teutônicos de Alexander Nevski (1939), do diretor Sergei Eisenstein. Já a aparência do C-3PO é baseada no androide feminino Maria do filme Metrópolis (1927), de Fritz Lang. O caçador de recompensa Boba Fett foi desenhado originalmente por Joe Johnston, diretor de Capitão América: O Primeiro Vingador, que, na época, trabalhava com efeitos especiais.

10 – O número 1138 (assim como a frase I Have a bad felling about this) aparece em todos os filmes da franquia. A numeração é uma referência ao protagonista do primeiro filme dirigido por George Lucas, chamado THX-1138.

11 – Durante uma reunião do Senado Galáctico em uma cena de A Ameaça Fantasma, é possível notar várias espécies de alienígenas espalhadas pelas bancadas do local. Em uma delas estão três seres iguais ao personagem E.T. – O Extraterrestre, filme dirigido por Steven Spielberg. Ambos costumam fazer referências dos filmes um do outro.

12 – Mark Hamill tinha 63 anos durante as filmagens de O Despertar da Força. Mesma idade de Alec Guinness ao gravar Uma Nova Esperança.

13 – Ao ser entrevistado sobre O Retorno de Jedi em 1983, Mark Hamill afirmou que George Lucas tinha considerado fazer um novo filme, para 2011, onde Luke seria como Obi-wan Kenobi.

14 – O droid BB-8 é inspirado em um dos primeiros conceitos de Ralph McQuarrie para R2-D2. Ao invés de uma pequena unidade R2 acoplada a uma grande bola, o conceito original tinha a ideia de um corpo R2-D2 sem pernas descansando em uma esfera menor. Essa concepção foi abandonada, pois era impossível fazê-la funcionar em meados de 1970.

15 – O som emitido por Chewbacca é uma combinação de vários outros sons emitidos por animais mamíferos, incluindo ursos e morsas.

16 – George Lucas é um grande amigo de Steven Spielberg. Eles fizeram uma aposta que valia um dos lucros de seus filmes. Spielberg ganhou e recebeu cerca de US$ 40 milhões pelo sucesso do Episódio IV.

17 – Mark Hamill sofreu um acidente de carro antes de começar as filmagens do Episódio V, tal acidente o deixou com um trauma facial grave. A cena em que Luke Skywalker foi ferido por um Wampa em Hoth foi incluída no filme apenas para poder justificar a cicatriz em sua face.

18 – Em A Ameaça Fantasma, a atriz Keira Knightley e a diretora Sofia Coppola fazem uma ponta como Saché e Sabé, respectivamente, duas acompanhantes da rainha Padmé Amidala (Natalie Portman).

19 – O droid caçador de recompensas IG-88 foi construído utilizando peças de outros cenários. Sua cabeça por exemplo, era um dispenser de drinks da Cantina de Mos Eisley.

20 – Darth Vader é considerado o terceiro vilão mais terrível do cinema, segundo o ranking do American Film Institute. Em primeiro lugar está Norman Bates, de “Psicose” (1960) e  em segundo Hannibal Lecter, de “O Silêncio dos Inocentes” (1991).

21 – Samuel L. Jackson diz que as palavras “bad motherfucker” estavam gravadas no sabre de luz que ele usou nos filmes. Referência ao filme Pulp Fiction.

22 – O barulho dos movimentos dos sabres de luz. São sons de TVs de tubo antigas e os ruídos do motor de um projetor de filme.

23 – Durante as filmagens de Uma Nova Esperança, em Tozeur, na Tunísia, uma tempestade de areia impediu que a equipe gravasse novas cenas por dois dias. Curiosamente, o mesmo problema aconteceu anos depois nas gravações de A Ameaça Fantasma.

24 – A filha de George Lucas apareceu como uma dançarina de Twi’lek em O Ataque dos Clones Sua irmã, Amanda Lucas, apareceu no background como um extra. Seu irmão, Jett Lucas, apareceu como um jovem Padawan nos arquivos Jedi.

25 – A palavra Ewok nunca foi falada na trilogia original, assim como os integrantes da tribo nunca são chamados por seus nomes. Ben Burtt, designer de som da série, se baseou em línguas tibetanas e nepalesas para desenvolver o idioma falado pelos Ewoks.

26 – O visual peludo do personagem Chewbacca veio do cachorro de George Lucas chamado Indiana, que mais tarde serviu de inspiração para nomear o famoso arqueólogo Indiana Jones.

27 – A produção de A Ameaça Fantasma teve que gastar US$ 150 mil adicionais porque todas as portas dos cenários precisaram ser refeitas. O motivo? Liam Neeson (Qui-Gon Jinn) e seus 1,93 de altura. Acontece que o ator era muito mais alto que os ambientes, obrigando a equipe a reconstruir os cenários.

28 – Frank Oz, que fez a voz do Yoda, também é o dublador da Miss Piggy de Os Muppets.

29 – As filmagens de Uma Nova Esperança foram tão trabalhosas que o diretor George Lucas, na época com 33 anos, foi diagnosticado com hipertensão e princípio de infarto logo após o término nas gravações. Nos episódios V e VI, Lucas atuou como roteirista e deixou a direção com outros cineastas. Ele só voltou a dirigir a partir da segunda trilogia, nos episódios I, II e III.

30 – R2-D2 ganhou esse nome porque George Lucas gostou da som da pronúncia. A abreviação significa “Reel 2, Dialog 2” (Rolo 2 do Segundo Diálogo) e chamou atenção do diretor durante a pós-produção do filme Loucura de Verão (1973).

31 – A pedido da filha de George Lucas, os integrantes da banda pop N’Sync chegaram a gravar cenas de uma batalha com cavaleiros Jedis em Ataque dos Clones. Os cantores seriam apenas figurantes, mas as imagens foram removidas do filme original depois que fãs da saga protestaram contra a aparição do grupo no longa.

32 – Harrison Ford implorou a George Lucas que o personagem Han Solo fosse morto depois do primeiro filme, mas o diretor não concordou e prometeu transformá-lo em herói até o episódio VI.

33 – A Millennium Falcon, teve o design inspirado em um sanduíche com hambúrguer e uma azeitona pregada em cima do palito que George Lucas comia enquanto escrevia o roteiro de Star Wars.

34 – A cápsula da nave Discovery, de 2001 – Uma Odisséia no Espaço, aparece no ferro-velho de naves espaciais onde Anakin Skywalker trabalha como escravo no planeta Tatooine, em A Ameaça Fantasma. Na mesma cena, enquanto Qui-Gon Jinn e Watto conversam, também é possível notar ao fundo o robô do filme O Exterminador do Futuro.

35 – Mark Hamill e John Boyega pressionaram, com sucesso, o diretor J.J. Abrams para permitir que o fã de Star Wars, Daniel Fleetwood, pudesse ver o Episódio VII antes de seu lançamento. Fleetwood foi diagnosticado com câncer terminal, e não era esperado viver até a data de estreia do filme. Após o consentimento da Disney, a versão completa de O Despertar da Força foi reproduzida para Fleetwood em uma exibição especial em sua casa. Daniel faleceu em 10 de novembro de 2015.

36 – A língua dos Jawa foi baseada em uma versão muito rápida do idioma Zulu. E a língua falada por Greedo é, na verdade, o idioma Quechua, falado na América Central.

37 – Na cena dos asteroides em O Império Contra-Ataca, a equipe de produção utilizou materiais bem inusitados nas filmagens. Um dos asteroides é na verdade um sapato, enquanto outro é uma batata com casca colocados em um fundo azul.

38 – A Vingança de Sith é o longa com a maior quantidade de mortes em cena da franquia, com um total de 115 ocorrências. Esse total, porém, desconsidera os milhares de mortos na explosão do planeta Alderaan em Uma Nova Esperança. Em contrapartida, o longa com a menor contagem de corpos é O Império Contra-Ataca, com apenas 30 mortes.

39- Denis Lawson, que interpretou o piloto Wedge Antilles, é tio de Evan McGregor, o Obi Wan da trilogia Prequel.

40 – Peter Cushing, que fez o papel de Grand Moff Tarkin, achava suas botas muito desconfortáveis e por isso usava pantufas em todas as cenas. Fato que fazia com que ele não aparecesse de corpo inteiro em nenhuma cena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here