Por mais que seja uma fase publicada há muito tempo, a fase estruturada por Brian Michael Bendis e Mark Millar, influenciou uma legião de fãs e hoje é uma das principais histórias usadas na produção dos roteiros cinematográficos da Marvel Studios. Para que você novo ou antigo fã de quadrinhos possa acompanhar de uma forma cronologicamente escrita, separamos as edições que antecedem a Guerra Civil (partindo de Vingadores – A Queda) e o pós Guera Civil se bastando somente até a edição Thor – O Cerco, onde supostamente acabam as influencias mais densas desse conflito generalizado!

Algumas edições Deluxe da Panini não acompanham o arco de Guerra Civil e devem ser lidas como arcos separados. Como: Demolidor: Revelado, Demolidor: O Rei da Cozinha do Inferno (passados antes de Vingadores – A Queda) e A Era de Ultron.

Afim de ajudar você leitor a encontrar mais fácil esse material, separamos as edições que compilam mais capítulos possíveis, sendo as mais recentes e maioria publicada pela Editora Panini e Editora Salvat. Muitos titulos estão esgotados ou não foram compilados em edições de capa dura nem pela Salvat e nem pela Panini. Iremos lista-las também, caso consiga encontra-las, leia, pois agregará mais informações ao desenvolvimento de toda a saga.

Dependendo da edição colocaremos se ela consta pela editora Salvat ou pela Editora Panini. Dica: Algumas edições Deluxe, possuem um arco complementar com alguns capítulos de personagens envolvidos, muito maior do que as publicadas pela Editora Salvat, que muitas vezes publicam apenas os capítulos relacionados diretamente ao titulo principal, então fica a seu critério qual escolher.

1Vingadores | A Queda

GUIA DE LEITURA MARVELEm Vingadores – A Queda, Todos os membros após um dia pacato e tranquilo, são atacados de uma forma surpreendente. A Equipe ainda que sem saber de onde vem os ataques, luta contra o infortúnio, pois varias coisas estranhas acontecem ao mesmo tempo, fazendo mais sentido ainda o titulo dessa Edição. A mansão dos Vingadores está sob simultâneos ataques, e tais acontecimentos provoca surtos em alguns membros. O que mais marca nessa edição é o fato de 3 importantes vingadores sucumbir, começando assim a era de pesadelos da equipe de heróis.

Brian M. Bendis, sempre desejou remexer um pouco o universo da Marvel e essa foi a oportunidade perfeita. Após a sua ideia de modificar e tirar um pouco da paz dos heróis da Casa das Ideias, Bendis teve nada mais nada menos que o apoio e parceria de Mark Millar, responsável pela tão aclamada Guerra Civil.

A Edição de Vingadores: A Queda

Inicialmente foi publicada pela Editora Panini, uma edição completa com capa cartunada, porém atualmente encontra-se esgotada. Recentemente a Editora Salvat lançou a edição em sua coleção oficial de Graphic Novels (popularmente conhecida como Salvat Preta). A Edição já está em sua terceira republicação pela editora!


2Thor | Ragnarok

GUIA DE LEITURA MARVELPraticamente simultaneamente a Vingadores – A Queda, Thor está em Asgard tentando evitar o fatídico dia do Ragnarok. Incapacitado e desacreditado o deus asgardiano nada pode fazer a não ser lutar, lutar e lutar da melhor forma possível para tentar impedir que o fim aconteça. Caso morra de forma honrosa e digna Thor descansará e brindará junto a seus compatriotas asgardianos. Ao longo de sua busca por tentar frear o destino, Thor entra em uma busca por sabedoria, uma estrada de auto conhecimento, tentando superar e se equiparar a sabedoria do pai de todos Odin. Uma estrada que envolve amadurecimento, sacrifícios e sabedoria, claro que sua contraparte está envolvida e parte do Inevitável Ragnarok tem grande influencia do personagem Loki.

A edição apresenta alguns personagens chave para o apocalipse asgardiano como Loki, Hella e Surtur. Com participação também de Homem de Ferro, Capitão América, Valquiria e Bill Raio Beta.

A Edição de Thor: Ragnarok

Sua publicação mais recente foi pela Editora Salvat (popularmente conhecida como coleção Salvat Vermelha) a edição há muito publicada foi distribuída pela Editora Panini, porém encontra-se atualmente esgotada.


3Capitão América | Tempo Esgotado & Soldado Invernal

GUIA DE LEITURA MARVELDepois dos traumas sofridos em de Vingadores – A Queda, Steve Rogers ainda está abalado. Muitas coisas a se pensar e novos planos precisam surgir. A lembrança de seus amigos de grupo que foram mortos, ainda o abala. Ao longo de seus dias, sua mente parece projetar lembranças que ele mesmo não lembra ter vivido. Coisas que o perturba durante o sono, velhos fantasmas do passado voltam para tentar reviver situações e emoções que nunca existiram, mas que alguma coisa o faz lembrar. Somado a tudo isso, (assim como sugere o titulo) um velho amigo de Steve parece não ter morrido, e agora o mundo tenta convencer o Capitão América de que seu melhor amigo virou uma máquina de matar impetuosa das forças da União Soviética.

Ao longo da edição, segredos nunca revelados antes vem a tona, como o propósito de Bucky ter entrado para o exército em 1945, era apenas um garoto e virou da noite para o dia o companheiro do bandeiroso capitão. Segredos do passado de Buck e o presente se colapsam causando um grande stress na vida de Steve Rogers, que custa a acreditar ficando contra tudo e todos.

O Escritor dessa fase, Ed Brubaker tem grandes sucessos em trama de espionagem e histórias policiais, dado sua experiência na marinha americana, Brubaker também foi muito influenciado por seu pai a ler Capitão América em seu tempo de prestação de serviço as forças americanas. Tudo isso agregou ao escritor uma facilidade para lidar com temas do tipo. Brubaker é conhecido também, pelo sucesso escrito para a concorrente DC Comics, e foi o responsável por Gotham Contra o Crime. Com direito a prêmios e grande visibilidade no mercado mundial.

As Edições de Capitão América: Tempo Esgotado & Capitão América: Soldado Invernal

A Editora Panini publicou uma edição Deluxe que compila o arco completo dessa saga, agregando o arco Tempo Esgotado e Soldado Invernal no mesmo volume. Nos últimos anos, a Editora Salvat também compilou as edições dessa saga, porém separaram em duas edições, ficando então como sugere o título, Capitão América: Tempo Esgotado e Capitão América: Soldado Invernal.


4Surpreendente X-men | Superdotados & Perigoso

GUIA DE LEITURA MARVELGUIA DE LEITURA MARVELEm Superdotados: Os Mutantes não estão tendo dias fáceis, com a ausência do Professor Xavier, a escola agora é dirigida por Emma Frost (ex integrante do Clube do Inferno).Além dos conflitos que a nova liderança pode causar, surge para as grandes massas, a suposta “Cura” para a mutação que é vista cada vez mais como uma abominação. Com isso muitos mutantes ficam balançados em ter uma oportunidade de ser um humano comum, contrariando todo o orgulho que prega os X-men. Em paralelo surge um novo vilão Ord, do Grimamundo com a promessa de matar o mutante que será responsável pelo fim de seu planeta natal. Os X-men até chegaram a pedir ajuda para Shield, mas precisamente contando com Nick Fury, que preso a burocracia de seu cargo, pouco se importa em ajudar os mutunas.

Em Perigoso: Acompanhando os dias de desventuras, os X-men se deparam com outro vilão em potencial. Dessa vez sua contraparte foi criada bem próximo de deles, uma inteligencia artificial ao mesmo exemplo de Ultron, surge para deixar de ser escravo dos X-men e fazer sua suposta justiça. Motivado por seus anos de servidão, seu novo inimigo causa mais estrago do que o de costume.

Ambas as edições foram escritas por Joss Wheldon e desenhadas por John Cassaday. Joss Wheldon sempre foi envolvido com cinema, após algumas edições nos quadrinhos, Joss ganhou notoriedade, inclusive essas edições deram de certa forma a projeção que o escritor precisava para ter a oportunidade de dirigir o grande sucesso de 2012 nos cinemas, The Avengers – Os Vingadores.

As Edições de Surpreendente X-men: Superdotados & Surpreendente X-men: Perigoso

Ambas edições não ganharam suas versões Deluxe pela panini, aparecendo somente nas revistas mensais de suas épocas. Porém, na Coleção da Salvat, é possível encontrar os 2 títulos que recentemente ganharam republicações.


5Wolverine | Inimigo do Estado

GUIA DE LEITURA MARVELO que todos temiam aconteceu! A Hidra se juntou ao Tentáculo e juntos orquestraram algo fora de série (pronto agora chega de Spoiler) Em Wolverine: Inimigo do Estado, pegaram o mais sanguinário dos mutantes e o transformaram em uma máquina de matar, a premissa é ótima! Logan após ser atraído para o Japão, foi sequestrado e transformado em um assassino sem freio, não é muito difícil vermos o carcaju agir dessa forma, a diferença é que Logan está sendo controlado mentalmente por seus inimigos e forçado a caçar seus próprio amigos heróis ao redor do mundo. Nick Fury tenta de toda forma deter Wolverine com o que tem, mas todos sabem que pouco a Shield pode fazer para freá-lo. Além de caçar outros heróis, Logan vive um grande embate dentro de sua própria cabeça, por mais que sua natureza seja selvagem, ele sabe muito bem o que quer, o que pode e o que não pode fazer!

A Edição conta com alguns importantes personagens como: Elektra, Demolidor, Quarteto Fantástico e os X-men.  

A Edição de Wolverine: Inimigo do Estado

Escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr. Wolverine: Inimigo do Estado é uma das séries mais aclamadas pelo fã do mutuna. Mesmo sendo tão desejada e procurada, a série é difícil de encontrar. Atualmente está esgotada e não houve republicação recente aqui no Brasil, já teve sua versão exclusiva compilando todo o arco (Editora Panini) e também separadas em dois volumes (Editora Devir). O que nos resta é aguardar para uma utópica reimpressão.

6Homem de Ferro | Extremis

GUIA DE LEITURA MARVEL

Tony Stark é um milionário invejado por muitas pessoas ao redor do mundo, mas muito além de sua fortuna, Tony é um colecionador de inimigos. Mesmo depois de largar o setor de armas e direcionar sua empresa a uma linha de defesa tecnológica, Tony ainda é colocado em cheque quando o assunto é o Homem de Ferro. O mundo ainda não sabe que Stark é o próprio, para a maioria, Homem de Ferro não passa de um segurança muito bem pago pelo milionário.

Em um lugar remoto dos EUA, engenheiros biológicos fizeram uma grande descoberta, e o batizaram de projeto Extremis. Basicamente a cobaia Extremis tem seu corpo regenerado aos mais altos níveis, seja para o embate de uma doença, reposição de órgãos/membros que se perderam proporcionando também alto desempenho em todas as áreas. Mas o preço é alto e muitos deles não conseguem atingir essa metamorfose. Não fosse as mil maravilhas o projeto Extremis teve sua verba cortada, e para o azar de Tony Stark caiu em mãos erradas.

Talvez essa edição seja o mais próximo de uma jornada de re-descoberta dos próprios dons e princípios para Tony Stark, um projeto dessa magnitude, com sua sabedoria, era tudo que ele precisava para fazer jus ao seu adjetivo de Invencível.  Mesmo sendo questionado sobre suas politicas e parcerias, mesmo com a cisão dos vingadores, mesmo com a baixa em parte de sua fortuna, Tony se redescobre e evolui a um patamar nunca visto antes.

Uma das vantagens das edições capa dura, são os extras. Nessa edição é possível ver a ascensão do artista Adi Granov, que foi um dos responsáveis pela repaginada que o Homem de Ferro ganhou ao longo da HQ. A armadura já foi totalmente atualizada e modernizada ao nosso tempo concedendo ao artista Granov a oportunidade de ser o Design das armaduras do Homem de Ferro nos filmes: Homem de Ferro, Homem de Ferro 2 e The Avengers – Os Vingadores.

A Edição de Homem de Ferro: Extremis 

Além de termos a bela edição de Deluxe da Editora Panini com extras e um belo tratamento, temos também a edição da Editora Salvat, ambas disponíveis em sites de vendas. Por mais que seja uma importante história para a filosofia do personagem, Homem de ferro: Extremis não agradou a totalidade dos fãs que já leram, mas com certeza agradou aos fãs do filme Homem de Ferro 3, no qual teve como base essa edição de Warren Ellis e Adi Granov. 


7Guerra Secreta

GUIA DE LEITURA MARVELEm um determinado momento, o índice de criminalidade em Nova Iorque subiu além do comum. Mas não eram crimes comuns, pois todo tipo de criminoso tecnológico estavam altamente armados e equipados com tecnologia de ponta. Isso chamou atenção de Nick Fury e após uma investigação mais a fundo dos agentes da Shield foi descoberto de que o pais conhecido como Latvéria estaria financiando esses super-criminosos. Impedido de fazer qualquer coisa legalmente, Nick Fury se vê travado em burocracias e diplomacias e não vê outro jeito se não iniciar uma “Guerra Secreta” contra a Latvéria (terra do Dr. Destino) para por fim aos financiamentos indevidos.

Como nada sai de graça, Nick cobra alguns favores e leva junto consigo alguns dos heróis de confiança do Coronel (claro que todos como civis comuns) como: Peter Parker, Matt Murdock, Logan, Steve Rogers, Natasha Romanoff, Luke Cage e uma nova integrante.

Como toda ação tem uma reação, nem tudo dá certo e um tempo depois os fantasmas voltam para tirar satisfações. Um novo ataque se inicia, mas em uma magnitude muito maior.

Brian Michael Bendis mais uma vez presenteia seus fãs com mais uma sequencia desse pós Vingadores – A queda. Tudo está mudando, a cada edição Fury pisa mais ainda na bola, colocando ainda mais tensão nesse grupo desconexo de heróis. Gabriele Dell’Otto é responsável por essa arte sem igual. O artista também é responsável pela lombada da coleção Salvat, além de emular muito bem a realidade, o jogo de sombras da edição e o tom sombrio de sua arte combina muito com a história toda.

A Edição de Guerra Secreta

Esse arco foi publicado na mensal de sua época e hoje é facilmente encontrada na coleção da Salvat (salvat preta). Além de fazer parte da coleção, a edição já passou por muitas republicações e hoje é facilmente encontrada em bancas e no próprio site da editora.


8Os Novos Vingadores | Motim!

GUIA DE LEITURA MARVEL

A balsa é uma é prisão de segurança máxima onde a Shield mantem os super-vilões mais barra pesada já capiturados. O erro das autoridades é achar que manter todos eles com mais de 60 agentes super treinados para lidar com qualquer tipo de problema que venha a acontecer seja o suficiente. Eis que um dia, o que mais temiam aconteceu, e uma rebelião causada por Elektro liberta mais de 90 super criminosos em uma noite que ninguém pensou que aconteceria. Simultaneamente vários super heróis chegam a balsa para conter o bando, e formam depois dos eventos de Vingadores – A Queda, um novo grupo, despertando em muitos a vontade de reagrupar e a necessidade de não abandonarem a ideia de ter um super grupo para conter ameaças do tipo.

A ideia de formarem OS NOVOS VINGADORES, parte de Steve Rogers, e após consultar um a um com a intenção de formarem a mesma equipe da noite da balsa, Steve percebe o novo potencial, percebe que o destino quis reunir novamente esse grupo e assim manterá. O grande problema fica por conta de um super-herói digno de um Deus, com o poder de mil sóis, O Sentinela. Além de uma psique instável, Bob Reynolds precisa do máximo de ajuda possível para voltar o ser o herói que todos esperam.

A edição da Editora Panini também apresenta alguns capítulos que conta um pouco mais sobre a história da Mulher Aranha e suas alianças, sobre a reformulação dos vingadores e principalmente a vida de Robert Reynolds.

As edições de Os Novos Vingadores: Motim!

Quem publicou a primeira versão em capa dura, foi a Editora Panini. O sucesso foi tão grande que rapidamente se esgotou. A edição ficou um longo tempo na lista de todo fã como material a ser reimpresso e somente agora depois de muitos anos ela voltou a ser distribuida. Por outro lado dentro da coleção da Salvat Graphic Novels, Motim! foi publicado recentemente, mas somente o arco principal, sem os extras e capítulos a parte. Cerca de 200 paginas a menos do que a edição Deluxe da Panini.


9Dinastia M

GUIA DE LEITURA MARVEL

Após os eventos cataclísmicos que ocorrem em Vingadores – A Queda (percebeu que tudo desde o inicio ganhou influencia desse evento) A Feiticeira Escarlate realmente saiu do eixo de sua própria consciência. Assim como toda e qualquer atitude que os Novos Vingadores e os X-men possam tomar, uma reunião foi convocada para determinar qual seria o destino da mutante depois de tudo que ela causou. Entre tudo que poderia acontecer, Feiticeira de modo a tentar concertar as coisas expandiu seu desejo de que todos mereçam ser felizes e manipulou uma nova realidade a todos os super-heróis.

Na teoria, todos os personagens gostariam de serem felizes, todos além de merecem tiveram seus desejos mais intrínsecos realizos e muitos conseguem viver de uma forma plena e feliz aquilo que sempre sonharam. O que a Wanda nunca imaginou é que esse plano teria brechas, e o Carcaju Logan, ainda conseguia viver esse parelelo e lembrar de sua realidade pregressa. Vitima variadas vezes de lavagem cerebral, Wolverine consegue se lembrar pela primeira vez de tudo que já aconteceu com ele, e agora sua única missão é restaurar as coisas como são, mesmo não sendo o melhor dos mundos.

A Dinastia M acontece de modo natural, Eric Magnus (Magneto) finalmente se torna um líder da Ilha de Genosha, Peter Parker finalmente está casado com filhos e tio Ben e Gwen Stacy ainda estão vivos, Logan se tornou o que antes seria o Coronel Nick Fury. Todos os desejos foram realizados e a questão mutante tomou a frente do mundo, uma realidade muito diferente da opressão em que viviam.

Dinastia M é fundamental dentro de todo contexto criado por Bendis no início dessa fase, além de influenciar o futuro dos mutantes na Marvel, a saga levanta questionamentos que irão influenciar os personagens tempos depois. Essa suposta realidade paralela, afeta diretamente o andar das próximas fases, mas se engana aquele que pensa que não se passa na mesma linha cronológica. O autor fez questão de deixar claro que tudo isso se passa em um mesmo mundo e tudo será esclarecido de uma forma muito natural, lenta e coesa. Para que possa entender um pouco mais do Tie-ins dessa fase, pode ser lido também Dinastia M – O Herdeiro, que apresenta quais as consequências tudo isso teve na vida de Mércurio e como ficaram alguns personagens após saborear uma realidade mais feliz do que a verdadeira. Lembrando que o fim de Dinastia M mudou tudo que imaginávamos sobre os mutantes. Sua consequência foi avassaladora mudou tudo quanto possível, por isso é importante ler Dinastia M – O Herdeiro, pra que entenda o que pode ser feito a respeito.

As edições de Dinastia M

A Editora Panini assim como sugere a imagem, publicou tempos atrás a edição Deluxe de Dinastia M, porém, dentro da coleção de Graphic Novels da Editora Salvat também publicou essa mesma edição, porém sem os extras como fez a Panini. A vantagem da coleção Salvat nesse caso, é que a editora publicou a continuação direta Dinastia M – O Herdeiro, e você consegue encontrar em bancas de jornal e no próprio site da editora. Dinastia M – O Herdeiro já teve 2 republicações.


 

10Capitão América | Ameaça Vermelha

GUIA DE LEITURA MARVEL

Seguindo o mesmo passo que foi apresentado em Capitão América – Soldado Invernal, Steve Rogers continua sua saga para desvendar quem e se de fato o Soldado Invernal era seu parceiro Bucky. O grande cerne dessa edição fica por conta da personagem Pecado, moldada no ódio, na violência e tudo que não se espera de um ser humano, a potencial ameaça a paz aprendeu a ser assim e foi diretamente influenciada pelo sangue ruim de seu pai. Por mais que Steve Rogers tenha vivido os horrores da guerra de 1945, a história mostra de um jeito triste, que não importa qual guerra se vença, sempre novas ameaças surgirão. A guerra, a violência e a sede de poder parece ser o fardo que a humanidade carregará para sempre.

Junto ao Capitão América, conhecemos um pouco mais dos personagens da IMA, OSSOS CRUZADOS, PECADO, OS AGENTES DA SHIELD, e também a dupla britânica UNION JACK E SPITIFIRE. Além de conhecer também um pouco mais da pregressa jornada de Bucky Burnes antes de sua transformação.

Fãs da Marvel, com certeza já conhecem a história de Capitão América e Soldado Invernal, além dessa saga premiadíssima, a Marvel adaptou a trama para as telonas magistralmente tornando um dos melhores filmes já feitos pelo estúdio. Essa edição ainda não foi o fim da saga e está muito longe de acabar. A qualidade que Ed Brubaker emprega é algo a ficar marcado para sempre na história do personagem, com certeza leitura obrigatória.

A edição de Capitão América: A Ameaça Vermelha

Além de ter sido publicada em sua fase mensal por volta de 2006, A edição assim como mostra a imagem foi publicada como Deluxe pela Editora Panini. Durante um bom tempo a edição ficou esgotada, porém recentemente a editora republicou a versão com vendas em grandes Megastores.


11X-Men | Gênese Mortal

GUIA DE LEITURA MARVEL

Após os drásticos acontecimentos de Dinastia M, uma nova mudança aconteceu de forma desesperada e sem igual. Agora o momento não afeta mais os heróis em um todo, mas exclusivamente os mutantes ao redor do mundo. Reduzidos a 198 apenas, muitos deram graças a Deus por não ser mais mutante, outros se desesperaram e não conseguem aceitar o fato de não ser mais tão especial assim. Um lance de orgulho e aceitação é abordado ao final de Dinastia M, Dinastia M – O Herdeiro e o começo dessa saga. 

Os mutunas estão basicamente perdidos, agora são poucos para administrarem grandes problemas, Xavier continua ausente, Logan e Ciclope buscam respostas perante uma nova grande ameaça, mesmo não tendo ideia alguma do que de fato acontece, decidem lutar como podem para evitar o pior. A ameaça da vez elevou o nível a esferas místicas e impensáveis. A edição aborda muito os fantasmas do passado, visões, pressentimentos e busca abordar algo beirando o terror da extinção. Emma Frost tenta contactar uma força nunca vista antes, porém sofre de uma forma a perder a consciência. Tudo parece assombrar a resistência mutante colocando a prova seus valores mais íntimos. Todos serão levados a exaustão!

A Edição de X-Men: Genese Mortal

Infelizmente a saga nunca foi publicada em nenhuma coleção em capa dura, pelo menos não aqui no Brasil. Gênese Mortal foi publicada em meados dos anos 2007 em formato mensal, e é de suma importância que acompanhe esse arco, não apenas para se situar perante a ausência em Guerra Civil, mas intender os tantos porquês.


12Planeta Hulk

GUIA DE LEITURA MARVEL

Qualquer conhecedor do Dr. Bruce Banner sabe de seu poder e instabilidade emocional. Quantas e quantas histórias atravessaram décadas mostrando Hulk fora de controle e migrando de herói a vilão em questão de minutos. Acompanhando os últimos acontecimentos desse mundo Marvel, Um grupo conhecido como os Illuminati, decidiram tomar uma atitude radical em relação ao Gigante Esmeralda. Os Illuminatis compostos por: Charles Xavier (X-Men) Namor, Pantera Negra, Tony Stark (Homem de Ferro), Raio Negro (Rei dos Inumanos), Dr. Estranho e Reed Richards (Quarteto Fantastico) decidem mandar Hulk para um planeta pacato e tranquilo, sem ninguém a quem lutar, sem nada a destruir e nenhuma guerra a travar. O mundo não pode mais sofrer danos causados pelo descontrole de Hulk.

Não fosse o acaso do destino tudo estaria certo, porém por um erro, Hulk foi mandado a Sakaar, basicamente um planeta arena, onde os seres mais renegados do universo caem para lutar até a morte. Agora o Cicatriz Verde (Hulk) terá que lutar até a morte contra tudo e todos para tentar se livrar desse planeta escravizado e voltar a terra. Lembrando que o grandalhão não encarou muito bem essa ideia de ser enganado e enviado a Sakaar, ao seu ver, um ato de traição de seus amigos.

Greg Pak, autor da série ganhou vários prêmios por ter escrito tal saga, como Hulk e Thor (os personagens com grande peso dentro da equipe dos Vingadores) estão fora de ação na terra, o autor decidiu fazer uma história a altura do personagem. Planeta Hulk foi tão importante para o desenvolvimento do personagem, que a edição foi adaptada em uma animação apresentando parte da saga do personagem para o grande público. Hulk não é um dos personagens mais empáticos da Marvel, por mais que carregue uma legião de fãs, essa edição serviu para trazer os fãs pra mais perto ainda do Gigante Esmeralda. A grande jogada de Greg Pak foi usar como base os acontecimentos reais do grande coliseu romano, onde gladiadores lutavam até a morte para entreter o público, enquanto os governantes dominavam a grande massa, basicamente a boa e velha politica do Pão e Circo. Planeta Hulk terá continuação direta na edição HULK CONTRA O MUNDO (iremos apresentar mais pra frente nesse mesmo guia).

Lembrando que a promessa da Marvel Studios, é apresentar parte de Planeta Hulk no próximo filme de Thor (Thor Ragnarok). Teremos muita referencia dessa edição no filme, mais um motivo para ler antes de assistir o filme que será lançado em Outubro.

A Edição de Planeta Hulk

Planeta Hulk teve sua publicação Deluxe pela Editora Panini por volta de 2013/14, atualmente a própria editora está republicando, pois tem um grande apelo e é sempre procurada pelos fãs. A Editora Salvat também apresentou Planeta Hulk, a diferença é que a edição que foi apresentada pela Panini foi em volume único, pela Salvat foi apresentada em dois volumes, parte 1 e parte 2. Nesse caso também a Salvat publicou a edição em capa durar de Hulk Contra o Mundo.


13…por enquanto é só!

Fique por dentro do Mundo Hype e acompanhe nossas próximas postagens a qualquer momento viremos com: Guia de Leitura Marvel | Tragetória Pré e Pós Guerra Cívil – Parte 2.

E você gostou do nosso guia?

Não esqueça de comentar o que achou, será nosso termômetro para saber se devemos ou não elaborar a parte II.

GUIA DE LEITURA MARVEL

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here