Se você já leu este artigo aqui, então acredito que você deve estar por dentro do assunto quando falamos de Realidade Simulada. Mas você consegue lembrar de algum filme sobre o assunto? Consegue induzir pela sua imaginação boas histórias que possuem essa diversificada na realidade?

Pois bem, hoje lhe trarei 8 filmes sobre Realidade Simulada que você em algum momento da sua vida deve assistir:

1. Matrix

Começando por aquele que tenho quase certeza que foi o primeiro a vir em sua mente quando começou a ler este post. Matrix veio trazendo um novo conceito e estilo para o cinema que até hoje serve como base para muitos filmes.

Sinopse: Com efeitos e cenas incríveis, o filme nos conta a história de Neo que, ao fazer sua escolha perante Morpheus, acordou numa cidadela de máquinas e pela primeira vez estava vivendo a verdadeira realidade. Com dificuldades para entender o que era e o que não era real, o personagem passa por muitas transformações e aceitações até se tornar o escolhido e para enfim, permitir uma trégua entre homens e máquinas, fazendo com que aqueles que desejarem, possam se libertar de Matrix e viver o mundo real.

Matrix de fato foi um fenômeno mundial e trouxe muita credibilidade para a carreira de Keanu Reeves e Laurence Fishburne, mesmo que a sequência não tenha sido tão aclamada pela crítica como o primeiro filme foi.

Porem não podemos falar de Matrix sem mencionar seu rival que foi lançado um ano antes e que estes dois filmes geraram uma rixa boa pela comunidade telespectadora;

2. Cidade das Sombras

Você já deve ter ouvido falar desse filme, principalmente pela polemica que rolou no inicio do século quando fãs enlouquecedores espalhavam nos primórdios da internet que Matrix havia sido copiado ou inspirado neste filme, ainda mais se analisarmos a fotografia, mas isto é assunto pra outro dia.

Sinopse: Cidade das Sombras conta a história de uma jovem chamada Lina que mora em Ember. Por algum motivo desconhecido, Ember é uma cidade subterrânea que foi construída para durar 200 anos pelos ancestrais da garota, que queriam preservar a espécie humana de algum mal. Curiosa com o a aparência do mundo exterior e convencida com a existência de uma saída da cidade, o filme te levará para altas e baixas emoções, te dando no fim um plot twist inacreditável;

3. 13º Andar

Esse filme de certo modo me impressionou e superou muito as expectativas.

Sinopse: A história se trata de dois pesquisadores da área de informática, o visionário Douglas Hall e seu sócio Hannon Fuller, que estão desenvolvendo mundo simulado utilizando realidade virtual, onde os personagens reagem, pensam e interagem por contra própria.

Quando Fuller é misteriosamente assassinado, Douglas se torna o principal suspeito. Desorientado e em busca da verdade, Douglas decide entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller.Por mais que pareça uma premissa boba ou até mesmo simples, o desenrolar filme, a drama e mistério em cima desse assassinato torna a resposta no fim das contas muito surpreendente;

4. Vingador do Futuro

Aqui é uma recomendação dupla: Vingador do Futuro (1990) e seu reboot Vingador do Futuro (2012).

Admito que o primeiro filme com Arnold Schwarzenegger é um plot twist seguido do outro. O roteiro tão emaranhado que desenrola e enrola em vários momentos confundem sua cabeça e acabam deixando alguns furos, mas ainda assim vale a experiência de assisti-lo, além de ser um clássico da era de ouro do nosso ator ex-maromba.

Já o de 2012, com o talentosíssimo Colin Farrell, faz uma tentativa de simplificar o roteiro e diminuir essas reviravoltas, porém falha em entregar um filme ao nível da criatividade da história, mas mesmo assim deixo minha recomendação para você poder analisar e comparar ambos.

Sinopse: O ou os filmes nos mostram a vida de um operário, Douglas Quaid, que entediado de sua rotina monótona, recorre ao programa Recall, que implanta memórias na mente das pessoas. Lá, Quaid escolhe ser um agente secreto nesta memória fictícia, mas como de costume, algo dá errado;

5. Vanilla Sky

Aqui também é uma recomendação dupla: temos Abre Los Ojos (1997) e Vanilla Sky (2001).

É o mesmo filme, porém Vanilla Sky é a versão americana com Tom Cruise.

Sinopse: Vanilla Sky nos conta a história de um jovem empresário, David Aames (Tom Cruise) dono de uma das revistas mais populares do mundo, onde leva uma vida bem tranquila e sem responsabilidade. Durante uma festa em sua casa, um de seus amigos o apresenta Sofia Serrano (Penélope Cruz), o qual nosso protagonista vem a se apaixonar. Enciumada com a intrusão de Sofia, Julie Gianni (Cameron Diaz) que era uma “amiga colorida” de David acaba cometendo uma loucura trágica, que viria mudar passa a sempre a vida de David.

De verdade, este filme é muito bonito e reflexivo sobre amor, vida, relações, sendo considerado para mim o primeiro filme “desconhecido” que você deve assistir. Sem falar que é ótimo poder rever Tom Cruise num papel diferenciado dos seus atuais;

6. Sucker Punch – Mundo Surreal

Acho que esse é o filme mais oito ou oitenta que tem nesta lista – muitos amam, como muitos odeiam.

Apesar de uma premissa bem doida e com a direção de Zack Snyder, Sucker Punch de fato pega a nossa realidade e a eleva para outro patamar. Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, o senso critico e a reflexão no final geram uma filosofia abstrata muito bela.

Sinopse: Babydoll (Emily Browning) foi internada em um sanatório pelo padrasto inescrupuloso, que encomenda uma cirurgia para destruir o cérebro dela. Mas a jovem descobre que seu refúgio pode estar dentro de sua mente e só assim ela poderá se libertar para sempre. Agora, vivendo esse mundo paralelo, ela enfrentar dragões, samurais, robôs e nazistas sobrenaturais, que a farão viver uma perigosa e fantástica aventura na companhia das colegas de internação;

7. A Origem

Acredito que esse filme todo mundo já viu certo? Eu gosto de definir esse filme como “aquele que se você piscar em algum momento, já não entende mais nada”. O filme que trás Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page em papéis memoráveis.

Sinopse: O filme nos apresenta um grupo que possui uma tecnologia capaz de introduzir pessoas de fora para dentro de um sonho de um individuo. Nisso eles recebem uma proposta difícil de recusar assim como a tarefa;

8. Contra o Tempo

Eu em particular sou um grande fã de Jake Gyllenhaal, especialmente por ele ter feito Príncipe da Pérsia (sim, eu acho o filme bom) e novamente o ator desempenha uma atuação boa, emocional e profunda neste trama.

Sinopse: Contra o Tempo trás o Capitão Coller (Jake Gyllenhaal) que faz parte de um projeto ultrassecreto denominado Source Code capaz de transportar um homem para o corpo de outro, assumindo a sua identidade nos oito minutos de sua vida. Com isso, Coller tem seis horas para descobrir e identificar um criminoso, cujo explodiu um trem em Chicago e agora irá fazer outro atentado.

9. O Sexto Sentido

Menção honrosa: Esse sim é um plot twist e tanto hein? O Sexto Sentido apresenta Bruce Willis em um dos personagens mais místicos de sua carreira ao lado de Haley Joel Osment, que na época estava bombando nas telonas.

Sinopse: Bruce Willis faz um psicólogo infantil renomeado, e que após “falhar” em ajudar um paciente, ele se depara com o jovem Cole Sear (Haley Joel Osment). Determinado em dessa vez fazer a coisa certa e se redimir de seu erro, o psicólogo dedica todas suas forças em ajudar o garoto e acaba descobrindo segredos perturbadores sobre ele.

Bom galera, esta é minha lista de filmes de Realidade Simulada que você sem sombra de duvida algum dia ver, então anota ai, deixa separado pra você por em dia, porque são filmaços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here