7 Livros Memoráveis Lidos em 2018 | Por Leonardo Gois

O Ano de 2018 já está nas suas últimas horas. Pensando nisso resolvi montar uma listinha das 7 melhores leituras desse ano. Lembrando que não necessariamente são edições que foram lançadas em 2018, mas sim lidas esse ano. Foram leituras pontuais, algumas histórias fantásticas e outros livros que reforçaram alguns valores em mim e muitos outros que me fizeram perceber um mundo totalmente novo.

Caso tenha interesse em alguma dessas leituras, não deixe de pesquisar mais sobre o livro aqui mesmo no Mundo Hype em nossos links. Que em 2019 você possa apostar em novos gêneros e novos autores, que descubra novos personagens e histórias que mudem também sua percepção de mundo.


A Ilha do Dr Moreau | H.G. Wells

7 livros memoráveis lidos em 2018Clássico é clássico e qualidade é algo indiscutível. Em 2017 fiz uma singela lista de leituras para 2018 e calhou de aparecer novamente H.G. Wells. Já havia lido o maravilhoso A Máquina do Tempo. (O Cara é mestre em ficção cientifica). Nessa breve e curta estória, conhecemos a aventura dantesca de Edward Prendick que após seu barco naufragar, se viu perdido, resgatado por outro barco ainda mais suspeito e levado a salvo para a Ilha do Dr. Moreau.

Além de seu tom sombrio, o lugar emana uma energia estranha. Após vasculhar um pouco o que fazia esse Dr Moreau, descobriu que ele era uma especie de Deus da criação e praticava a vivissecção. Em resumo cruzava DNAs de animais com humanos, as vezes até mais de 2 espécimes, fazendo assim uma população bestial para essa ilha. O livro tem uma narrativa ótima, o tom de suspense, as referências, o clima da história, deixa o leitor tenso pela próxima página. Além da qualidade que já é usual de suas histórias, HG Wells cria através de suas metáforas, uma critica social e religiosa que nos põe a pensar sobre a sociedade doutrinada pela religião.


6
A História | Editora Sextante 

Vamos tirar o elefante da sala e afirmar aqui que A Bíblia para quem é cristão é um livro sagrado, um norte para uma vida melhor e o caminho para a vida eterna. Porém, se lido muito rápido ou de forma direta (o que não é o proposito) se torna um pouco massante e pouco apreciada como narrativa. Pensando nisso a Editora Sextante desenvolveu o livro A História, a bíblia contada de uma forma mais romanceada, mais direta, desenvolvida fato por fato. Acompanhamos do Gênesis ao Apocalipse de uma forma bem sucinta. A todo cristão, independente da doutrina, católico ou protestante irão apreciar e conhecer um pouco mais sobre o livro mais importante do mundo. Interessante e desenvolvido por editores que que lidam e conhecem bem a religião.
Leia mais clicando aqui!

5
Os Imortalistas | Chloe Benjamin 

Além dessa edição da editora Harper Collins ser um primor, a história desenvolvida por Chloe Benjamin mexe muito com o imaginário do ser humano. O plot apresenta 4 irmãos ainda crianças, que em uma de suas travessuras decidem visitar uma bruxa que está na cidade. Além de toda mistica que envolve a bruxa, e esse tom de lenda urbana, os pequenos desafiam seus medos e fazem a visita. Mas o que seria algo simples, muda a vida de cada um deles, pois a necromante revela a cada um deles a idade em que irão falecer.
A partir daí vivem com a sombra da data de suas mortes na mente, e a partir da primeira morte entre os irmãos, o clima esquenta trazendo uma história maravilhosa que convida o leitor a refletir mais sobre as escolhas da vida e também sobre o poder da crença em nossos dias.
Será que viveríamos melhor sabendo a data que deixaríamos esse plano? Será que conseguiríamos aproveitar melhor a presença das pessoas? Tudo isso é abordado nesse maravilhoso livro.
Leia mais clicando aqui!

4
As Últimas Testemunhas | Svetlana Aleksiévitch 

Em 2017 a Tag Livros, através do selo Tag Curadoria, apresentou ao seus assinantes, As Últimas Testemunhas. Um apanhado de relatos feitos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial residentes da Rússia. coletados pela própria autora Svetlana Aleksiévitch. Relatos absurdos sobre a crueldade dos soldados alemães, torturas, execuções e maus tratos gratuitos a muitos que nem faziam parte do grupo de resistência.
A tortura apresentada no livro não é apenas física, mas também psicológica, execuções de animais em frente as crianças da região, estupros, espancamentos e condições precárias. Além do espectro da guerra, a falta de recurso para sobreviver é algo no minimo emocionante. Pessoas que tiveram que sacrificar seus próprios animais de estimação para sobreviverem a fome, familiares que assistiram seus iguais serem executados a sangue frio apenas por diversão. No minimo um livro impactante. Svetlana merecidamente levou em 2015 o premio Nobel de Literatura e é uma das poucas escritoras que se especializou nos assuntos do gênero.
Leia mais clicando aqui!

3
Revivente | Ken Grimwood

Eis mais um livro que mexe com o imaginário humano. Se você tivesse uma segunda chance, quanto você aproveitaria?
Nessa edição acompanhamos a história de Jeff Winston, um homem de pouco mais de 42 anos que sofre um infarto e morre. Mas de repente acorda novamente com 18 anos e lembra de tudo de sua vida pregressa. Será que agora escolherá os mesmos caminhos, fará as mesmas escolhas, novamente os mesmos erros e acertos?
Nesse caso nosso protagonista tenta arquitetar ao máximo seus dias, e aproveitar cada segundo. Como definir o que ser e fazer, sabendo tudo que sabe, e tendo visto todo o caminho que o mundo já tomou. Ter uma segunda, terceira, quarta chance pode fazer com que você aprenda que o bom muitas vezes deve durar pouco. Um baita livro, que merece sua atenção.
Leia mais clicando aqui!

2
O Matuto | Zíbia Gasparetto 

Pra quem sabe e gosta de apreciar uma boa leitura, independente da crença ou credo vai gostar dessa. Sucesso escrito por Zíbia Gasparetto, esse romance espirita apresenta a vida de Geraldo Tavares, um homem que foi criado a partir dos 8 anos de idade nos confins de Mato Grosso para viver uma vida reclusa da sociedade em que vivia.
Junto a seu pai, Geraldo se torna um verdadeiro matuto, quando de repente eis que surgem dois homens a sua procura, pois o matuto agora tem uma herança milionária a sua espera em São Paulo deixada por sua mãe. Geraldo sofre um mix de arrependimento e ódio do pai (já falecido), que lhe escondeu a vida toda que sua mãe ainda era viva e morava em São Paulo. Dentre as várias lições de vida, ao ler a edição, aprendemos tanto com Geraldo que chega a ser assustador. Os ensinamentos do livro são tão simples, tão puros que causa constrangimento ao leitor por não pensar igual. Poucas obras conseguem despertar no leitor um sentimento tão puro quanto esse.
Leia mais clicando aqui!

1
O Deserto dos Tártaros | Dino Buzzati

Mais um livro da Tag Livros por aqui. Dessa vez apresentamos o clássico italiano, O Deserto dos Tártaros, escrito por Dino Buzzati. Nessa história acompanhamos a trajetória de Giovani Drogo, um militar que há muito tempo aguarda o dia em que será convocado a servir no Forte Bastiani. Como quase tudo na vida é apenas um questão de perspectiva e expectativa, nosso protagonista vive a sombra de seu sonho, em busca do dia glorioso que toda sua vida faria sentido. Como muitas vezes ficamos preços em algo que nos traz uma falsa esperança, como mudamos nossos valores e opiniões sobre tantas coisas durante a vida. Um verdadeiro drama disfarçado.
O dia em que toda luta, toda batalha, todo esforço valerá a pena. Um livro que trás ótimas metáforas, um romance digno de releitura. De tão simples se torna especial.
Leia mais clicando aqui!

Esperamos que tenha gostado de mais essas indicações!

Ano que vem teremos muitas outras indicações, por isso salve nosso link e fique por dentro de todas nossas noticias. Um próximo ano repleto de ótimas leituras, engrandecimento intelectual e espiritual pra você!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet