Hoje é o dia mundial do Rock e para quem é amante de cinema e do bom e velho Rock and Roll, nada melhor que comemorar esse dia curtindo um filme que fale sobre esse tema. Essa lista com certeza é uma das mais difíceis que eu já fiz, queria colocar aqui muitos filmes, mas pra não ficar cansativo, escolhi 7 que são ótimos e que todo mundo deveria conferir.

1Escola de Rock (School of Rock)

Esse filme não dá pra ficar de fora dessa lista, apesar dele ter uma pegada mais infantil, o filme é recheado de referências as grandes bandas, além de ter tido o privilégio de ter uma música do Led Zeppelin na trilha sonora.

Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

2A Encruzilhada (Crossroads)

Lembram do Daniel San de Karatê Kid!? Sem duvida foi o papel mais significativo da carreria de Ralph Macchio. Mas ele protagoniza o filme A Encruzilhada de 1987 aonde ele interpreta um guitarrista. O Filme tem muito Blues e incríveis solos de guitarra e ainda conta com a participação do famoso guitarrista de Steve Vai.

Sinopse: Eugene Martone (Ralph Macchio) é um jovem e talentoso guitarrista que está buscando uma canção de sucesso para alcançar o estrelato. Ele pede ajuda a Willie Brown, um veterano músico de blues, e o segue até sua cidade de origem. Aprendendo a arte do blues, o jovem não sabe que está a caminho de uma encruzilhada, onde um dia o velho negociou com o demônio sua alma em troca de fama. O longa é inspirado no bluesman Robert Johnson, do Mississipi que, conforme a lenda, vendeu a sua alma ao diabo em uma encruzilhada para se tornar o mais talentoso tocador de blues que já existiu em toda sua região.

3Across the Universe

Se você é fã de Beatles precisa imediatamente conferir esse filme. Across the Universe é um musical, mas mesmo que você não seja fã desse estilo de filmes, com certeza vai gostar desse. O longa só toca música dos Beatles e a história se encaixa perfeitamente em cada uma das canções. Vale muito a pena conferir.

Sinopse: Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).

4 The Runaways: Garotas do Rock (The Runaways)

Apesar de eu ser fã de Joan Jett, confesso que levei um bom tempo pra tomar coragem e assistir esse filme. Mas não me arrependi. O longa é mais focado na vocalista da banda Cherrie Currie e mostra a decadência dela durante o período em que estava na banda por causa das drogas.

Sinopse: Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherrie.

5Quase Famosos (Almost Famous)

Esse é sem duvida um dos meus queridinhos. Me apaixonei por esse filme a primeira vista e não canso de assistir. Com uma trilha sonora que leva de The Who a Elton John, Quase Famosos é um filme que encanta de todas as maneiras e vai te fazer querer acompanhar uma turnê do Stillwater, também.

Sinopse: Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

6Johnny & June (Walk The Line)

Sou muito suspeita para falar de Johnny e June. Sou fã incondicional de Cash e apaixonada por esse filme que além de ser recheado de músicas tanto de Jonny Cash, quanto da June Carter, ainda aparecem outras importantes figuras do Rock, como o próprio Rei, sim ele mesmo, Elvis Presley. Eu particularmente não gosto de romances, mas Johnny e June vai muito além disso. Ver o quanto essas duas figuras importantíssimas para música se amaram e se apoiaram durante o tempo em que estiveram juntos é muito bonito. Vale muitíssimo a pena conferir.

Sinopse: A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

7Pink Floyd – The Wall

E é claro que não poderia faltar esse filme. Pink Floyd é sem duvida a minha banda preferida de todos os tempos e tudo o que a banda faz tem um significado importante pra mim e é claro que esse filme não poderia ficar de fora dessa lista. O personagem principal – Pink foi inspirado em Roger Waters, baixista e vocalista da banda que perdeu o pai para a Segunda Guerra mundial. O filme não possui muitos diálogos, sendo praticamente quase todo acompanhado pelas músicas do álbum de mesmo nome.

Sinopse: As fantasias delirantes do superstar do rock Pink, um homem que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles. Queimado no mundo da música, ele só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas. O filme acompanha o cantor desde sua juventude, mostrando como ele se escondeu do mundo exterior. Baseado no álbum “The Wall” do Pink Floyd.

Sinopses retiradas do site Adoro Cinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here