Hoje eu trago uma listinha de animes Baseados em fatos reais que todo mundo deveria conhecer. São animes históricos que falam sobre determinadas pessoas ou acontecimentos reais no Japão e no mundo. Vem comigo conferir essa lista…

6O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka – 1988)

Esse é um clássico do Studio Ghibli e um dos filmes mais assistidos no Japão. Retratado durante a Segunda Guerra Mundial conta a história de dois irmãos que vivem a dura vida daqueles que ficaram para trás, nas cidades atacadas pelos bombardeiros aéreos. (Prepare os lencinhos, esse filme vai te fazer chorar muito)

Sinopse: Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes, mas a situação não é boa entre eles, então os irmãos saem da cidade e acabam em um abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.

5O Diário de Anne Frank (Anne no Nikki -1995)

Esse anime tem como base o livro Homônimo de Anne Frank que é um dos mais lidos do mundo. Assim como no livro a animação reúne os relatos do diário de uma adolescente alemã de origem judaica, desde os anos passados às escondidas, fugindo da perseguição dos nazistas, até sua captura e morte em um campo de concentração.

Sinopse: Escondida com sua família e outros judeus, em Amsterdam, durante a ocupação nazista, Anne Frank, com treze anos de idade, conta, em seu diário, a vida deste grupo de pessoas. Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detiveram todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdam e levaram-nos para vários campos de concentração.

4Vidas ao Vento (Kaze Tachinu – 2013)

Studio Ghibli novamente… Essa animação é uma biografia ficcionalizada de Jiro Horikoshi, o designer do avião de caça Mitsubishi A6M Zero, que foi usado pelo Japão na Segunda Guerra Mundial também parcialmente baseado em uma história trágica de Tatsuo Hori, um escritor, poeta e tradutor do Período Shōwa.

Sinopse: Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

3A Rosa de Versalhes (Versailles no Bara/ Lady Oscar – 1979)

Esse é um mangá shoujo que foi adaptado para anime sobre a Revolução Francesa. Os principais acontecimentos, como Tomada da Bastilha estão na história. Além de mostrar um pouco sobre Maria Antonieta que originalmente deveria ter sido a protagonista da história, mas Oscar (que não é um homem e sim uma mulher) acabou roubando a cena. A animação contou com dois grandes artistas de Saint Seiya: Shingo Araki e Michi Himeno, que cuidaram do design dos personagens e dirigiram a animação.

Sinopse: A história tem como base o período da Revolução Francesa e se passa no final do século XVIII na França. Oscar é uma jovem garota criada como rapaz pelo seu pai. A educação militar que recebe permiu-lhe tornar-se capitã da guarda real, encarregada da proteção da jovem Maria Antonieta. Ao seu lado, Oscar tem André, seu amigo de infância, secretamente apaixonado por ela. Mais Tarde, devido a um amor não correspondido, Oscar decide sair da Guarda Real e Maria Antonieta coloca-a na Guarda Francesa. Juntos, terão de enfrentar os primeiros distúrbios que anunciam a Revolução Francesa.

2Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen – 1983/1986)

Se você assistiu o Túmulo dos Vagalumes que eu citei no inicio do post, sabe o quanto a história é triste e chocante, mas Gen pés descalços consegue chocar ainda mais. A animação também se passa durante a Segunda Guerra e mostra em detalhes (em detalhes, mesmo) o horror da bomba atômica. Baseado em um mangá lançado em 1973 a animação é dividido em dois longas no primeiro mostra o antes e o durante a bomba e no segundo as consequências pós-guerra e a lenta e dura reconstrução de Hiroshima. Gen Pés Descalços é uma obra Auto-biográfica de Keiji Nakazawa.

Sinopse: Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Grande Guerra. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército americano pretende lançar sobre o país.

1Samurai X (Rurouni Kenshin – 1996)

Samurai X é um dos meus animes/mangás preferidos da vida, então ele não poderia faltar por aqui. A série é ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, que realmente existiu, além de ter vários personagens baseados em pessoas que existiram na época, o próprio Kenshin foi inspirado em Kawakami Gensai, que foi um dos maiores hitokiri (“cortador” ou um assasino com espada) do período Bakumatsu, no século XIX, no Japão.

Sinopse: Kenshin Himura é um samurai que aos 14 anos integrou o exército monarquista para lutar contra o Xogunato em um dos períodos mais conturbados da História do Japão. Por causa de sua enorme habilidade com a espada e frieza no campo de batalha, ele ficou conhecido como “Battousai, o Retalhador”. Terminado o conflito, Kenshin jura nunca mais tirar uma vida e desaparece, tornando-se um andarilho. Dez anos depois, o ex-retalhador conhece Kaoru Kamiya, uma jovem donzela que é mestra substituta do dojo de sua família. A partir daí, Kenshin troca suas andanças pelo Japão da Era Meiji pela vida ao lado de seus novos amigos ­ que, além de Kaoru, também inclui Yahiko e Sanosuke.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here